Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias Hall

Travelling

Davidson pelo Mundo: O que esperar para o turismo em 2024?

Por Davidson Botelho - @davidsonpelomundo

Davidson pelo Mundo: O que esperar para o turismo em 2024?

A sustentabilidade aparece como uma das principais tendências do turismo para 2024. Isso se deve a uma série de fatores, como o aumento da conscientização ambiental, a demanda por viagens mais responsáveis e o desenvolvimento de novas tecnologias.

 

O futuro do turismo está repleto de promessas e desafios inéditos para os empreendedores do setor. A rápida integração da Inteligência Artificial está transformando a experiência do viajante, proporcionando atendimento personalizado e eficiente. Algumas ações governamentais precisam ser tomadas para incentivar as viagens pelo Brasil, especialmente as viagens a lazer, de forma responsável e segura, definir medidas para a retomada do turismo de negócios e eventos, como feiras e congressos e convenções, e adotar medidas para melhor distribuição de turistas pelo país, priorizando o turismo em áreas naturais.

 

 

O potencial do turismo no Brasil é imenso, mas limitado por diversos fatores, como insegurança, infraestrutura, qualificação na mão de obra, burocracia, investimento pífio em divulgação do país no exterior, falta de planejamento, pouca importância dada à pasta, interferência política e altos custos.

 

Mas nada disso parece ser empecilho para que o ano de 2024 seja um ano marcante para o setor do turismo. Especialistas apontam que após 2 anos de pandemia, 2024 acaba sendo o ano da maturação da consciência, da estabilidade das contas pessoais e assim as pessoas começam a priorizar o lazer. Abaixo estão as dez tendências globais do turismo para 2024.

 

 

Pesquisa realizada pelo Opinion Box em setembro de 2023 mostrou que 98% dos entrevistados pretendiam viajar a lazer nos 12 meses seguintes:

 

1. Flexibilidade
O relatório sobre tendências globais de viagens para 2024 da Visa aponta que 65% dos turistas brasileiros preferem viajar de forma independente, em vez de comprar pacotes, e 40% estão dispostos a pagar a mais pela flexibilidade de alterar os planos de viagem.

 

2. Viajantes digitais
A tecnologia está cada vez mais presente na vida dos viajantes. A pesquisa destaca o uso da inteligência artificial para planejar roteiros ou como concierge digital, e também menciona que 71% dos turistas brasileiros utilizam carteiras digitais.

 

3. Trabalho e lazer
O trabalho remoto para aqueles que ainda tiverem essa possibilidade em 2024 continuará motivando mudanças de ares e a procura por lazer em novos destinos.

 

4. Viagens para desacelerar
O relatório de tendências de viagens da rede de hotéis Hilton revela que muitos turistas estão investindo em viagens focadas em bem-estar, descanso e sono de qualidade, especialmente os consumidores da Geração Z.

 

5. Turismo esportivo
Em 2024, teremos os Jogos Olímpicos de Paris, a Copa América nos Estados Unidos, um novo formato de Mundial de Clubes e diversos outros torneios internacionais. Isso gerará uma grande movimentação de torcedores ao redor do globo. Várias modalidades de esporte perceberam que uma forma de globalizar mais ainda suas modalidades é justamente a parceria com o setor de turismo, principalmente para ganhar visibilidade internacional, atrair mais investimentos e aumentar seu ticket médio.

 

6. Turismo de shows e festivais
Os shows da Taylor Swift no Brasil mostraram como o turismo musical está forte, sendo capaz de atrair viajantes não só de diferentes partes do país, como de países vizinhos. Grandes estrelas internacionais já iniciaram ações de divulgação de suas turnês pelo mundo. Las Vegas, que já é um destino consolidado de jogo e lazer, lançou a mais nova e moderna casa de espetáculos do mundo com uma programação fixa com a banda U2 e tem atraído milhares de pessoas para viver essa experiência.

 

7. Consciência ambiental
Sustentabilidade é uma tendência importante também no turismo, como apontam os diversos relatórios de 2024. Segundo a Visa, 71% dos brasileiros estão muito interessados em opções ecológicas para viagens nacionais e internacionais.

 

8. Fuga do calor
No verão, os turistas costumam procurar destinos quentes, mas agora pode estar acontecendo o caminho inverso. Com ondas de calor e temperaturas extremas cada vez mais frequentes, destinos amenos tornam-se mais atrativos.

 

9. Curadoria
Como informa o relatório de tendências da Hilton, os viajantes procurarão experiências personalizadas para as necessidades deles. Aí entra um trabalho essencial de curadoria de viagens, viagens personalizadas de acordo com o que cada cliente busca.

 

10. O poder da mídia
Para completar, a Visa comenta a importância da mídia como fonte de inspiração para a descoberta de novos destinos. Inclusive, 22% dos brasileiros buscam experiências de viagem por sugestão de influenciadores. Não me considero um influenciador, mas percebo a verdade nessa afirmação da pesquisa pela quantidade de solicitações e opiniões que amigos e leitores me solicitam para suas viagens.

 

Tenho o maior prazer em sugerir roteiros e dicas daquilo que conheço. Fiquem à vontade, 2024 será um ano importante para o turismo!