Coelba contesta notificações da Sucom sobre reparos em postes e problemas no serviço
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) contestou as notificações da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), que apontou uma série de irregularidades na capital baiana. Em nota, a fornecedora informou que toda a rede elétrica segue os padrões determinados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Sobre a grande quantidade de fios nos postes, a Coelba alega que, enquanto concessionária de serviço público, “é regulada e obrigada pela Resolução 001/1999, da Aneel, Anatel e ANP, a compartilhar o uso dos postes da rede de distribuição de energia elétrica com outras empresas prestadoras de serviços públicos, a exemplo de telefonia, internet, dentre outras”. A companhia afirma que tem fiscalizado e notificado as empresas para evitar a sobrecarga nas estruturas. Quanto à solicitação de retirada das proteções de concreto, a empresa explicou que os equipamentos são necessários para segurança da população. A concessionária informou ainda que o recolhimento das travessias aéreas já foi iniciado nos bairros que fazem parte do circuito do Carnaval.