Desafio Ambiental: Kimberly-Clark impulsiona a jornada de compromissos socioambientais
O Brasil é uma prioridade na estratégia global de negócios da Kimberly-Clark. O País representa o quarto maior mercado dessa multinacional norte-americana, uma gigante no segmento de produtos para cuidados pessoais. A fábrica em Camaçari (BA) recebe novos investimentos para ampliar a sua capacidade de produção, alinhada a parâmetros que reforçam o compromisso da companhia com responsabilidade social e práticas sustentáveis.
Líder de vendas em lenços umedecidos com a marca Huggies e dona da maior participação de mercado em absorventes femininos, a Kimberly possui unidades no Brasil há 28 anos. Aposta na fábrica de Camaçari (BA), onde são produzidos absorventes e fraldas, não apenas para ampliar a produção, mas também com o propósito de conquistar os consumidores das regiões Norte e Nordeste.
Enquanto executa seu plano estratégico, a Kimberly-Clark reafirmou neste primeiro trimestre de 2024 o compromisso global de impactar 1 bilhão de pessoas em situação de vulnerabilidade até 2030. Na América Latina, a meta é beneficiar 150 milhões de vidas com a implementação de programas que atendem às comunidades necessitadas de apoio. Relatório aponta que desde 2020 as ações sociais beneficiaram 11,5 milhões de pessoas.
Nos três últimos anos, a empresa atuou com ênfase ainda maior na sustentabilidade, com critérios definidos em todas as etapas do processo produtivo. Isso inclui a otimização do uso de água e redução da emissão de gases do efeito estufa, inovação em produtos, uso de embalagens recicladas e soluções reutilizáveis. Essa agenda inclui temas, como acesso e educação em saneamento e higiene menstrual; uso de plásticos; consumo de energia; escassez de água; mudança climática e economia circular.
Novos investimentos são feitos em projetos para conservação de energia e combate ao desperdício, ações educativas à comunidade sobre o tema e medidas de reaproveitamento para reduzir a captação de água. Na fábrica de Camaçari, houve a redução de 9% no consumo de água em 2022, em relação ao ano anterior.
“A qualidade, a inovação dos produtos e a forte atuação social compõem o tripé da nossa estratégia de ação. São esses os diferenciais que fortalecem a relevância da marca e a mantém atrativa aos consumidores”, comenta Ronaldo Art, diretor de marketing e sustentabilidade da Kimberly-Clark no Brasil.
A integração da empresa com a comunidade possibilita, ainda, ações por meio de leis de incentivo em projetos culturais e esportivos; atividades sobre educação ambiental no Centro de Referência Socioambiental Mata Atlântica e a contribuição com o Projeto Pescar, de formação profissionalizante de jovens de baixa renda.
Com o programa “Mãos pro futuro”, coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), a Kimberly contribui com um trabalho que está presente nos 27 estados brasileiros e atende 182 cooperativas, envolvendo cerca de 6 mil cooperados. Viabiliza a reciclagem de embalagens pós-consumo e reduz os resíduos destinados aos aterros. Em 2022, 163 mil toneladas de materiais foram recolhidos para reciclagem.
Com estes resultados, a multinacional fundada em 1872 impulsiona o processo de transformação social e transição para um modelo de desenvolvimento mais sustentável. Reduz os impactos ambientais, fortalece o compromisso social e amplia a eficiência operacional, referências no mercado global que ajudam a enfrentar a concorrência e alavancar as relações comerciais.