Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Fernanda Menezes
Bandeirolas e fogueiras: a festa junina como recurso de aprendizagem
Foto: Divulgação

Bandeirolas e fogueiras: a festa junina como recurso de aprendizagem

Quando pensamos em festa junina na escola, é comum que a primeira imagem seja a de bandeirolas coloridas, músicas típicas, danças e comidas tradicionais. Limitar esse momento apenas à comemoração é deixar de reconhecer um dos projetos pedagógicos mais ricos do calendário escolar brasileiro.

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

globo

Globo anuncia novidades da nova temporada do 'Estrelas da Casa'; confira
Foto: TV Globo

A nova temporada do reality show musical 'Estrelas da Casa' contará com mudanças e novidades no elenco. A Globo anunciou nesta quinta-feira (25), a chegada de Belo e Junior como mentores dos participantes.

 

Para a edição de 2026, o programa irá dividir os participantes em dois times: Pop e Pagode. E a disputa será entre os estilos. A cada semana, os cantores vão brigar para seguir na equipe e manter o grupo vivo na competição.

 

 

Belo, que no último ano estreou como ator em 'Três Graças', ficará responsável por orientar o time do Pagode, enquanto Junior assume a mentoria do Pop. Os dois vão treinar os participantes, organizar as equipes e colocar os cantores à prova ao longo da temporada.

 

O novo formato prevê que apenas um dos estilos chegue ao fim como vencedor da temporada. Ao final da competição, o grupo de um dos gêneros será escolhido pelo público como campeão.

 

A edição ainda conta com Anitta como conselheira, atuando ao lado dos mentores nos momentos decisivos. De acordo com a emissoa, a funkeira terá papel central na trajetória dos participantes e deve se unir a Belo e Junior nas etapas mais importantes da disputa.

 

O programa é um formato inédito da Globo e segue com a apresentação da ex-BBB Ana Clara, produção de Maiana Timoner e Rodrigo Tapias, direção geral de Aída Silva e Carlo Milani e direção de gênero de Rodrigo Dourado.

 

A atração tem previsão de estreia marcada para 25 de agosto de 2026.

Após passar mal ao vivo, Alex Escobar tranquiliza fãs: "Estou bem e falando direito"
Foto: Instagram / @alexescobar74

Horas após preocupar os telespectadores durante uma entrada ao vivo no programa Encontro com Patrícia Poeta, Alex Escobar usou as redes sociais para tranquilizar fãs e seguidores. O apresentador e repórter da TV Globo afirmou que está bem e minimizou o susto causado por sua participação na manhã desta segunda-feira (22).

 

Em publicação no Instagram, Escobar agradeceu as mensagens de apoio recebidas ao longo do dia e afirmou que já se sente recuperado.

 

"Gente boa, resolvi escrever para não postar aquele dramático vídeo com roupa de hospital. Estou bem, sem sintomas de nada. Sei que aparecer falando com aquela boca mole assusta, mas estou bem", escreveu.

 

 

O jornalista também destacou que a aparência durante a transmissão causou mais preocupação do que o seu estado real de saúde.

 

"O vídeo dá uma impressionada mesmo, mas acreditem, me sinto pronto desde aquele momento pra assistir a um jogo do America, fazer um Cafezinho, cantar um samba. Estou bem e falando direito", completou.

 

O episódio ocorreu durante uma participação de Escobar no Encontro, quando comentava a situação de Neymar na Copa do Mundo de 2026. Durante a transmissão, o apresentador apresentou dificuldades na fala, voz enfraquecida e precisou interromper o raciocínio em alguns momentos.

 

Pouco depois, ele foi encaminhado a um hospital nos Estados Unidos, onde realizou uma série de exames.

 

Segundo informações divulgadas pela TV Globo, o jornalista teve um pico de pressão provocado pelas altas temperaturas enfrentadas durante a cobertura da Copa do Mundo.

 

Por precaução, Escobar permanecerá em observação durante a noite e não acompanhará a viagem da Seleção Brasileira para Miami, onde o Brasil enfrenta a Escócia na quarta-feira (24), pela última rodada do Grupo C.

 

Ainda nesta segunda-feira, o apresentador Fred Bruno explicou a ausência do colega durante uma entrada ao vivo e afirmou que o quadro já estava controlado.

 

"Como vocês sabem, eu estou apresentando o Globo Esporte Brasil com o meu parceiro Escobar, mas hoje ele teve um pico de pressão", disse.

 

Até o momento, a TV Globo não divulgou boletim médico oficial sobre o estado de saúde do jornalista.

VÍDEO: Fred Bruno explica ausência de Alex Escobar em programa da Globo após incidente ao vivo
Foto: TV Globo

O jornalista Fred Bruno, ex-BBB e atual apresentador do 'Globo Esporte', surgiu sozinho no ao vivo desta segunda-feira (22) e preocupou os telespectadores. Isso porque, desde o início da temporada nos Estados Unidos, o apresentador tem como parceiro de tela Alex Escobar, que ficou de fora da transmissão da segunda.

 

De forma breve, Fred explicou o que tirou Escobar, de 51 anos, da transmissão: "Como vocês sabem, eu estou apresentando o 'Globo Esporte' Brasil com o meu parceiro Escobar, mas hoje ele teve um pico de pressão, acabou não se sentindo muito bem, mas está tudo certo agora com ele. Realmente o calor está brabo aqui nos Estados Unidos. Então hoje vou fazer o 'Globo Esporte sozinho'. Saudades de você já, Escobar. Um beijo, meu irmão".

 

A situação com Alex Escobar já tinha sido percebida pelo público na entrada ao vivo que o jornalista fez no 'Encontro com Patrícia Poeta'. Na ocasião, o jornalista comentava sobre a possível escalação de Neymar para o próximo jogo da Seleção Brasileira, mas se mostrou perdido nas informações e desorientado.

 

O episódio levantou questionamentos nas redes sociais que só foram explicados por Fred horas depois, também no ao vivo.

Alex Escobar passa mal durante entrada ao vivo no Encontro e é encaminhado ao hospital
Foto: Reprodução / TV Globo

A participação de Alex Escobar no Encontro com Patrícia Poeta preocupou os internautas nesta segunda-feira (22). O jornalista da Globo entrou ao vivo para comentar a situação de Neymar na Copa do Mundo, mas apresentou sinais de indisposição durante a transmissão e, de acordo com as informações do portal O Tempo, foi encaminhado ao hospital depois do programa.

 

Durante a entrada, Escobar apareceu com a voz mais fraca do que o habitual e fez pausas enquanto falava sobre a expectativa de retorno do camisa 10 à Seleção Brasileira. O comportamento chamou atenção de telespectadores, que rapidamente passaram a comentar o episódio nas redes sociais. Assista ao momento:

 

 

Até o momento, não há informação oficial sobre o estado de saúde do jornalista, que também não se pronunciou. 

 

Vale lembrar que em março deste ano, Escobar passou por uma cirurgia para retirada de pólipos nas cordas vocais. Na época, ele precisou se afastar temporariamente das atividades na Globo para cumprir o período de recuperação.

 

Após o procedimento, o apresentador iniciou acompanhamento fonoaudiológico e retomou gradualmente a rotina profissional na emissora.

Repórter da Globo Minas é surpreendida com pedido de casamento durante ao vivo
Foto: Reprodução / Instagram @brenoebertreis @luana.nunesj

Luana Nunes, repórter da Globo Minas, começou o Dia dos Namorados sendo surpreendida pelo seu cônjuge, Breno dos Reis, durante uma entrada ao vivo no "Bom dia Minas" nesta sexta-feira (12). No meio da transmissão, Breno surgiu diante das câmeras para pedir a jornalista em casamento.

 

 

A repórter estava realizando uma reportagem sobre a tradição de Santo Antônio, conhecido por ser o santo casamenteiro, em uma igreja no estado de Minas Gerais. Luana não percebeu a chegada do namorado até o meio da transmissão, em que ele apareceu com um buquê de flores, transformando a pauta em um momento pessoal e especial, fazendo o pedido de casamento na frente da equipe da TV e dos milhares de telespectadores que acompanhavam de casa.

 

O público acompanhou tudo por meio de uma câmera exclusiva para acompanhar a chegada de Breno.

 

Visivelmente emocionada, a jornalista primeiro teve uma crise de risos ao perceber o que estava acontecendo, em seguida, aceitou o pedido. "É claro que aceito. Não consigo nem falar", disse Luana depois de receber o anel.

 

O vídeo viralizou rapidamente nas redes sociais com muitos internautas mandando mensagens positivas para a jornalista. Além disso, um vídeo publicado pela emissora mostra a redação do Bom Dia Minas vibrando com o momento ao vivo.

 

Angélica tem programa no GNT renovado para a segunda temporada
Foto: Divulgação / Rede Globo

Mesmo depois de ter deixado a agência ViU, responsável pela gestão comercial dos talentos da Globo, Angélica teve seu programa "Angélica Ao Vivo" renovado para uma segunda temporada no GNT e no Globoplay e deve estrear ainda em 2026.

 

A informação foi divulgada pelo jornal O Globo e confirmada pela Revista Quem, nesta quarta-feira (10). Os novos episódios do programa serão exibidos no segundo semestre deste ano. "Voltar a fazer um programa ao vivo depois de tanto tempo foi uma das experiências mais gostosas que vivi nos últimos anos", afirmou a apresentadora, por meio de nota.

 

"O programa cumpriu exatamente o seu papel: mostrar que a conexão real, ao vivo, é algo que as pessoas querem e precisam. E a resposta do público foi muito maior do que eu imaginava, comprovando isso da forma mais bonita possível. Estou muito animada para essa nova temporada. Voltamos mais confiantes, mais à vontade e ainda mais conectados com o público", afirmou Angélica.

 

A primeira temporada foi exibida no final do ano de 2025 e contou com André Marques e Aline Wirley como presenças fixas no programa. A realização da segunda temporada era incerta, já que a apresentadora encerrou seu vínculo com a ViU, unidade de negócios e marketing de influência do Grupo Globo.

 

A apresentadora se manifestou e explicou como funciona seu regime contratual atual. “Só para esclarecer: eu não tenho contrato fixo com a Globo há alguns anos. Minha relação com a emissora acontece por obra, de acordo com cada projeto. Sempre gostei de conduzir minha carreira dessa forma, com liberdade para escolher os projetos dos quais quero fazer parte, construir novas parcerias e seguir caminhos que façam sentido para mim naquele momento”, afirmou a apresentadora.

VÍDEO: Repórter da Globo surge com arma em ao vivo durante cobertura da Copa do Mundo
Foto: TV Globo

Uma situação envolvendo a repórter Sofia Miranda, da GE TV, durante a cobertura da Copa do Mundo no México viralizou nas redes sociais. A profissional, que entrava em um ao vivo para o canal da Globo, foi surpreendida por uma arma dada por um integrante de um grupo de mariachis.

 

Na ocasião, a repórter entrevistava os músicos quando um deles sacou uma arma do bolso e a entregou na mão dela. Sofia segurou a arma e começou a brincar, enquanto um outro integrante da banda demonstrava apreensão ao vê-la com o objeto na mão.

 

Sofia chegou a falar sobre a arma, pontuando que ela era pesada e logo em seguida, apontou o objeto para um dos músicos de forma bem-humorada: "Toca, mané, toca!". Após o "comando", ela devolveu a pistola.

 

Nas redes sociais, o episódio se tornou meme. Uma colega de trabalho de Sofia, a jornalista esportiva chegou a comentar o caso: "Vcs precisam ver a cara dos chefes quando alguem soltou A SOFIA TA COM UMA ARMA kkkkkkkkkkkkkkkkkk doente".

Quadro de Virginia na Globo durante Copa do Mundo terá apoio de bet, diz colunista
Foto: Globo

A influenciadora Virginia Fonseca será uma das representantes do Domingão com Huck na Copa do Mundo. O cargo da ex-namorada de Vini Jr. foi mantido na atração, mas antes mesmo da estreia, já vem dando o que falar.

 

De acordo com a coluna de Gabriel Vaquer, do jornal 'Folha de S.Paulo', a atração terá ações de casa de apostas, da BetMGM. Vale lembrar que a blogueira foi convocada para esclarecer contratos e a divulgação de plataformas de apostas durante a CPI das Bets no Senado em maio de 2025.

 

Na época, Virgínia negou fazer contrato com a famosa "cláusula da desgraça", que dá aos influenciadores um percentual sobre as perdas dos apostadores, e que sempre seguiu a legislação e alertou aos seguidores sobre os riscos das bets.

 

Ao ser indagada pela senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), relatora da comissão, sobre os pedidos de ajuda de pessoas que perdiam tudo com as apostas, Virgínia foi direta: "Acho que eles pedem socorro para a senhora porque a senhora tem o poder de fazer alguma coisa. Eu não tenho poder de fazer nada. Eu não tenho", disse.

 

A empreendedora ainda reforçou que se as bets davam tantos prejuízos para as famílias, por qual motivo as casas de apostas estavam regulamentadas. 

 

"Se realmente faz tão mal para a população, proíbe tudo. Por que está regulamentando? Agora, eu nunca aceitei fazer publicidade para casas de apostas não regulamentadas. E eu recebo muita oportunidade, muitas propostas para fazer [...] Se for decidido por vocês que tem que acabar, eu concordo", disse Virginia.

 

A movimentação envolvendo Virgínia e a atração na Globo acontece em meio a um protesto de estrelas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Camila Pitanga, Chico Buarque, Anitta e mais nomes contra as casas de apostas.

 

Batizada de “Block no Tigrinho”, a campanha é liderada pelo movimento 342 Artes e reúne outros grandes nomes consagrados da cultura nacional para alertar a população sobre os impactos sociais, financeiros e psicológicos provocados pelas bets.

 

Em nota, a BetMGM informou que: "A BetMGM esclarece que não possui qualquer parceria, ativação ou vínculo com a influenciadora Virgínia Fonseca. As iniciativas da marca na programação da TV Globo são independentes e não possuem qualquer relação com a influenciadora". (Reportagem atualizada às 7h15 do dia 12 de junho para adição do posicionamento da empresa)

Olodum deixa Globo após 20 anos de tradição na Copa do Mundo e estreia no SBT ao lado de Galvão Bueno
Foto: Divulgação

O Olodum terá um novo "endereço" na Copa do Mundo de 2026. Após 20 anos de Globo, a banda percussiva baiana deixa a tela do 'Plim Plim' para acompanhar Galvão Bueno no SBT.

 

De acordo com o colunista Gabriel Vaquer, da Folha de S.Paulo, o narrador fechou um acordo com o grupo participações especiais no pré-jogo das partidas da Seleção Brasileira durante o Mundial, dando fim a tradição dos tambores do Olodum na emissora carioca.

 

Em Salvador, a Torcida do Olodum permanece no endereço de sempre, no Largo do Pelourinho. O primeiro encontro do grupo com o público acontece já na estreia da Seleção na Copa, dia 13 de junho, a partir das 18h.

 

Criada em 1990 durante a Copa do Mundo da Itália, a Torcida Brasil Olodum se consolidou como uma das principais manifestações populares ligadas ao futebol e à música em Salvador. O projeto nasceu de forma espontânea e ganhou projeção internacional na Copa de 1994, nos Estados Unidos, quando integrantes da banda passaram a animar as arquibancadas dos jogos da Seleção. 

 

Desde então, o Olodum esteve presente em diferentes edições da Copa do Mundo, dentro e fora do Brasil, levando a força da percussão baiana para eventos ligados ao futebol mundial. No ano do Penta, o Olodum ganhou o apelido de “torcida pé quente” de Galvão, que decidiu manter a tradição, agora em sua nova casa.

Angélica encerra contrato com agência comercial da Globo
Foto: Reprodução Instagram/ @angelicaksy

Contratada desde 1996, Angelica encerrou seu vínculo com a Rede Globo. A apresentadora manteve um contrato fixo com a emissora até 2020, quando o modelo de vínculo exclusivo foi encerrado, e agora não faz mais parte da ViU, agência da Globo responsável pela gestão comercial dos talentos da rede, onde ficou por apenas 7 meses.

 

Segundo informações da coluna Outro Canal, da Folha de São Paulo, o acordo entre Angélica e a Rede Globo foi encerrado em maio e não teve renovação. Até o momento, Angélica agora será responsável por gerir e negociar suas próprias campanhas publicitárias, por meio de uma representante própria.

 

O nome da esposa de Luciano Huck não consta mais no site da ViU, e o e-mail de contato que era usado em seus meios de comunicação também foi retirado. O programa "Angélica ao Vivo", exibido pela GNT no ano passado, não deve ter uma nova temporada. Um dos motivos do cancelamento seria a baixa audiência, mesmo alcançando números expressivos na internet.

Tino Marcos "pede emprego" nas redes e é anunciado pelo Porta dos Fundos para cobertura da Copa
Foto: Instagram / @tinomarcos

Tino Marcos surpreendeu os seguidores na manhã desta quarta-feira (27) ao publicar um vídeo nas redes sociais dizendo que estava em busca de trabalho. A declaração, no entanto, fazia parte de uma ação bem-humorada em parceria com o Porta dos Fundos, que anunciou o jornalista como reforço para a cobertura da Copa do Mundo.

 

 

No primeiro vídeo, o ex-repórter da Globo apareceu em tom de desabafo e relembrou a saída da emissora, há pouco mais de cinco anos. Tino afirmou que aproveitou o período longe da rotina jornalística, mas disse que sentia necessidade de voltar a trabalhar.

 

"Eu pensei bastante até fazer esse vídeo, mas acho que chegou a hora. Eu preciso abrir um pouco o meu coração. Há pouco mais de cinco anos eu saí da Globo feliz da vida, foi muito legal a maneira como eu saí. Foi bom demais, aproveitei demais a família da Virginia, minha mulher, a gente viajou... maravilhoso! Mas o tempo passou. Já são mais de cinco anos e eu estou precisando trabalhar", disse Tino.

 

Na sequência, o jornalista brincou com a própria trajetória e citou o momento favorável por causa da proximidade da Copa do Mundo.

 

"Então, aproveitando esse vídeo aqui, para que eventualmente alguém possa se interessar por aquele velho repórter que cobriu oito Copas do Mundo e tal. Eu tenho falado com amigos, tenho tentado falar pelo menos. Mas até agora nada concreto aconteceu. Estou tentando, acho que é uma época muito favorável para mim porque eu cobri oito Copas e agora é hora de Copa do Mundo, então quem sabe alguém se interessa em me contratar. Não é fácil para mim falar tudo isso, mas faz parte. Enfim, é o momento que eu estou vivendo e que compartilho com você. Alguém aí tem alguma sugestão, alguma oportunidade? Estamos aí, valeu", completou.

 

Horas depois, o Porta dos Fundos revelou a brincadeira e anunciou Tino Marcos como novo integrante do canal para a cobertura do Mundial. No vídeo de divulgação, o jornalista aparece simulando pedidos de emprego a amigos e colegas, incluindo ligações para Galvão Bueno e Cléber Machado.

 

 

O programa se chamará "Aquele campeonato" e estreia no dia 10 de junho. A atração será exibida no YouTube do Porta dos Fundos às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre ao meio-dia.

 

Tino Marcos cobriu oito Copas do Mundo pela Globo e acompanhou a Seleção Brasileira por mais de três décadas. Desde que deixou o grupo, há cinco anos, não voltou a atuar de forma fixa como repórter em um veículo de comunicação, mas participou de trabalhos pontuais, como a cobertura da Olimpíada de Paris 2024 em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro.

 

Recentemente, o jornalista também foi um dos apresentadores do evento da CBF em que Carlo Ancelotti anunciou a lista final da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo.

Ex-funcionária afirma que havia dinheiro espalhado em casa de Deolane Bezerra e relata ameaças
Foto: Reprodução

A diarista Denise Bastos afirmou que havia grandes quantias de dinheiro espalhadas na casa da advogada e influenciadora Deolane Bezerra e em imóveis da família.

 

Segundo ela, notas eram encontradas em estantes, gavetas e mesas. A ex-funcionária disse que chegou a desconfiar da situação por considerar que poderia se tratar de uma “armadilha” para funcionários.

 

Em entrevista ao jornal da Record, Denise também acusa Deolane de tê-la ameaçado após a suspeita de um suposto furto de R$ 80 mil. Ela afirma ter recebido mensagens e áudios com intimidações e que pessoas teriam ido até sua residência para pressioná-la.

 

Em um dos áudios atribuídos a um homem não identificado, ele menciona suposto envolvimento com crime organizado e sugere que o dinheiro seria de origem ilícita. A autenticidade do material não foi verificada de forma independente.

 

A diarista nega as acusações de roubo e afirma que processa a influenciadora por calúnia, ameaça e imputação falsa de crime.

 

Em outra frente, o ministro Flávio Dino negou pedido de liberdade apresentado pela defesa de Deolane Bezerra, ao entender que não havia “manifesta ilegalidade” na prisão preventiva.

Às vésperas de estreia na Globo, Chay Suede é criticado na web ao reagir a passado na Record: "Não tem humildade"
Foto: TV Globo

Uma atitude Chay Suede foi mal vista pelo público nas redes sociais. Convidado do 'Domingão com Huck' no último domingo (17), para divulgar a nova novela das 21h, 'Quem Ama Cuida', Chay foi chamado de ingrato na internet ao reagir a um registro do primeiro trabalho dele na TV.

 

Na ocasião, Luciano Huck exibiu para o público uma imagem dele no início da carreira, como participante do Ídolos na Record e logo em seguida na novela 'Rebeldes', que colocou Chay no radar da Globo.

 

"Beijo, gente, até a próxima. Eu não sei o que vem pela frente, então vou indo embora [...] Sempre a passagem de bastão foi uma coisa respeitosa aqui dentro. A gente vinha, era homenageado, teoricamente, via cenas da novela que a gente ia fazer... O que é que tá havendo hoje?", brincou o artista.

 

Chay foi questionado por Huck sobre sentir vergonha da trajetória na TV, e o ator tentou contornar a situação: "Eu tenho. Muito. É que eu não esperava isso hoje. Eu achava que isso seria no Arquivo Confidencial", justificou.

 

No entanto, na web, a cena de Chay não foi bem vista pelo público. "O show de ingratidão que Chay Suede deu quando Huck colocou foto dele em Rebelde, sendo que foi a novela que tornou ele ator. Por isso que só faz novela fracassada, não tem humildade", detonou uma internauta.

 

"Chay devia ter mais vergonhade Mania de Você do que Rebelde", analisou outra. "Cuspir no prato que comeu só porque hoje tá na Globo é paia mesmo", escreveu um terceiro.

Em contrato com a Globo, Edilson Capetinha grava no SBT sem avisar emissora, revela colunista
Foto: Divulgação

Edilson Capetinha voltou aos estúdios de televisão, mas não foi a que possui contrato ainda em vigência. Contratado pela Globo desde sua participação no BBB 26, o ex-jogador gravou, na última quarta-feira (13), uma participação no SBT. A informação é do jornalista Gabriel Vaquer, da Folha de S.Paulo.

 

O pentacampeão mundial participou do Torcida SBT, programa que será exibido antes das partidas da Copa do Mundo transmitidas pela emissora da família Abravanel. A atração será comandada por Tiago Leifert, que passou a tarde nas gravações ao lado do ex-atleta.

 

Além de Edilson, outro ex-BBB também participou da gravação: Gui Napolitano, integrante da edição de 2020 do reality show.

 

Ainda segundo as apurações da Folha, o impasse está no vínculo ainda ativo de Capetinha com a Globo. Por contrato, o ex-jogador precisaria pedir autorização para gravar em outra emissora. Segundo a coluna, ele não comunicou formalmente nenhum responsável da empresa da família Marinho antes de participar do programa no SBT.

 

Procurado, o SBT confirmou apenas a presença de Edilson na gravação. A Globo confirmou que o ex-jogador ainda tem contrato vigente. A assessoria de Capetinha não respondeu.

 

Apesar da quebra contratual, Edilson não deve ser punido. O programa do SBT só será exibido em junho, quando o vínculo dele com a Globo já terá terminado. Por isso, a emissora carioca não pretende tomar nenhuma medida.

 

A relação entre Globo e SBT também tem sido menos rígida nos últimos meses. Recentemente, nomes do elenco da Globo foram liberados para participar do Troféu Imprensa, exibido pela concorrente.

 

Edilson Capetinha participou do BBB 26, mas foi expulso do programa após agredir Leandro Boneco. O contrato dele com a Globo termina no fim deste mês e não será renovado. Como o ex-jogador já conta com equipe própria de representação comercial, o acordo com a emissora era apenas artístico e não incluía agenciamento.

Defesa de ex-BBB esclarece arquivamento de ação contra Globo após expulsão do reality
Foto: TV Globo

O ex-BBB Pedro Henrique Espíndola teve o processo movido contra a Globo arquivado pela Justiça. Informações iniciais divulgadas por alguns portais de notícia davam conta de que a ação teria sido "suspensa" pelo uso de inteligência artificial por parte da defesa do vendedor ambulante na montagem do documento.

 

No entanto, a advogada Niva Castro, responsável pelo processo de Pedro, esclareceu a situação em entrevista à coluna de Fábia Oliveira, do Metrópoles.

 

De acordo com a defesa do ex-BBB, o processo foi arquivado apenas no Paraná, e a ação segue em andamento no Rio de Janeiro.

 

"Quando o juiz de Colombo declinou competência para julgar o caso, pois o contrato foi assinado no Rio, o processo foi remetido para o estado do Rio e foi integralmente para a Justiça de lá. Quando a ação vai para o Rio de Janeiro, ele não pode mais tramitar aqui. E o que acontece? Se arquiva, pois não pode tramitar nos dois estados. O processo daqui está arquivado desde março", explicou.

 

Niva também negou a informação de que a defesa teria utilizado IA no processo, mas relevou o fato da nova tecnologia ser utilizada para auxiliar na montagem de ações: "Essa questão da IA acho que foi porque ficou faltando um número de jurisprudência. Mas, assim, se tivesse sido usada IA, tem muito magistrado que utiliza IA para fazer sentença, há muito tempo. Tem muito promotor que utiliza IA para fazer cota ministerial há muito tempo".
 

SOBRE O PROCESSO
Pedro entrou com uma ação contra a Globo na qual pede uma indenização de R$ 4,2 milhões por quebra de contrato, dano moral e material e a anulação da recisão de seu contrato com o reality. 

 

A defesa do ex-participante alega que Pedro já havia informado o reality sobre ter problemas psiquiátricos e que a família do homem avisou à Globo e pediu sua retirada do programa, o que não foi atendido. 

 

Conforme os advogados, a saída do BBB causou problemas para a imagem de Pedro e que seu contrato com o reality foi rescindido injustamente, tendo Pedro sido tratado como expulso, mesmo

Anitta ganha programa especial na Globo para falar sobre nova era
Foto: TV Globo

A era 'EQUILIBRIVM' de Anitta contará com um programa especial na Globo. A artista ganhou uma edição do 'Som Brasil', que será exibido no sábado (9), logo após o 'Altas Horas'.

 

Apresentado por Pedro Bial, a atração irá mostrar os bastidores da nova fase da Poderosa. O programa, que foi gravado sem plateia, em um set em meio à natureza, tem como proposta convidar o público para uma experiência sensorial.

 

“Quando cheguei ao set de gravação do ‘Som Brasil’, no Rio de Janeiro, eu sabia que esse seria um dos trabalhos audiovisuais televisivos mais especiais da minha carreira. E foi. Gente, que coisa linda. Os detalhes, a entrevista, a forma como o programa abraçou o meu novo álbum me deixou muito feliz. Estou ansiosa para ver a estreia!”, contou a artista à Globo.

 

No programa, a cantora reflete sobre amadurecimento, identidade, espiritualidade e os caminhos criativos que vêm moldando sua carreira. A atração conta com participações de Liniker, Marina Sena, Luedji Luna, King e Rincon Sapiência.

 

A edição especial do 'Som Brasil apresenta Anitta' tem direção artística de Gian Carlo Bellotti, produção de Kayque Carlos e produção executiva de Matheus Pereira. A direção de gênero é de Mônica Almeida.

Letícia Colin fala sobre primeira protagonista no horário das 21h
Foto: Divulgação Rede Globo

A nova novela do horário das 21h da Rede Globo, "Quem Ama Cuida", estreia no dia 18 de maio com muitas expectativas. Com assinatura de Walcyr Carrasco e direção artística de Amora Mautner, essa é a segunda trama escrita por Carrasco que é baseada na história do Conde de Monte Cristo, depois de "O Outro Lado do Paraíso". 

 

A história se inicia com uma enchente que coloca a vida da protagonista, vivida por Letícia Colin, de ponta cabeça. O autor mencionou que assim como em seus outros trabalhos, as experiências pessoais que viveu e observou serviram de inspiração para a nova trama. Em coletiva de imprensa na noite da quarta-feira (06) com presença do autor e de parte do elenco, Walcyr Carrasco falou um pouco sobre o processo de escrita dos personagens e suas histórias: "Os personagens passam a ser pessoas que eu conheço, é quase uma coisa espírita, mas não é, como se eu conversasse com essas pessoas e elas me contassem a história delas e as histórias que elas vão contando é que vão montando a novela". 

 

O autor destacou a escalação do elenco da obra: "Eu estou muito feliz com o elenco, a Letícia é uma atriz muito firme, e eu precisava de uma protagonista que fosse firme, mas sem ser antipática; Isso é difícil porque em geral, você tem protagonistas que são muito românticas mas não têm essa firmeza que ela tem. Estou muito feliz com esse conjunto de pessoas", afirmou o escritor levando Letícia às lágrimas.  

 

A personagem de Letícia Colin é uma fisioterapeuta batalhadora chamada Adriana, que após ser demitida da clínica em que trabalhava, tem sua casa completamente destruída por uma enchente, seguido ainda pela morte de seu marido. A atriz, que vive sua primeira protagonista nas telinhas, falou um pouco sobre essa experiência inédita em sua carreira: "Estou muito honrada, é uma responsabilidade imensa, e, sobretudo, é uma personagem deslumbrante que o Walcyr inventou. Eu tenho cenas sensacionais que toda atriz que se preze gostaria de fazer. Muito bem construída, personagem com complexidade, com objetivos na vida, que não é superficial, né? E eu acho que isso é bonito, que a gente vai retomar o assunto do amor e da bondade, que já foi tão gastado vulgarmente no mundo, na política, na publicidade. Uma novela que fala de injustiça tá falando do Brasil na essência". 

 

Letícia também comentou sobre como foi o processo de gravação das primeiras cenas de sua personagem, que são momentos tensos de ação que retratam a enchente que mudou a vida de Adriana, personagem da atriz: "Fizemos essa gravação inesquecível com uma estrutura inacreditável e muita segurança envolvida; foram muitas horas na água", relembrou a artista. 

 

A atriz finalizou comemorando o papel mencionando que lutou bastante para consegui-lo: "Que bom que eu lutei por essa personagem. A gente tá falando de luta, acho que faz sentido eu ter ido atrás e ter pedido um teste para fazer essa novela, para fazer a Adriana, porque eu sinto que meu coração tinha que estar dentro dessa personagem e ela tinha que estar dentro de mim". 

 

Luis Roberto celebra metade do tratamento contra neoplasia e agradece apoio: "Seguimos firmes"
Foto: Instagram / @luisrobertoreal

O narrador Luis Roberto atualizou o seu estado de saúde na última quarta-feira (6) e celebrou a chegada à metade do tratamento contra uma neoplasia cervical. Aos 64 anos, o narrador da Globo publicou uma mensagem nas redes sociais agradecendo o apoio recebido desde a divulgação do diagnóstico.

 

"Quarta semana! Vencemos metade do caminho! Seguimos firmes. E agradecendo a profusão de carinho, a dedicação dos profissionais e a fé de todos!", declarou.

 

 

 

O diagnóstico de Luis Roberto foi divulgado no dia 7 de abril. Desde então, o narrador iniciou tratamento e precisou se afastar das transmissões da Globo. A ausência também inclui a Copa do Mundo de 2026, que será disputada entre 11 de junho e 19 de julho, nos Estados Unidos, México e Canadá.

 

Na ocasião em que comunicou a doença, Luis Roberto afirmou estar amparado pela família, pela ciência e pela emissora.

 

"Depois do susto, está tudo sob controle. Tenho ao meu lado o que a ciência tem de melhor. Melhores médicos, hospitais. Tenho uma família amorosa seguindo ao meu lado. Em quase 40 anos na Globo, aprendi que essa casa jamais desampara os seus. Estou plenamente amparado por todo nosso time", afirmou o narrador no comunicado.

 

Ele também lamentou a ausência na cobertura do Mundial, mas disse que a prioridade neste momento é a recuperação.

 

"Ficar ausente por esse período que engloba a Copa é um desafio enorme, mas o maior de todos é vencer esta etapa. Esse é o meu foco. Com fé em Deus e na ciência, em breve estaremos de volta à vida normal. Obrigado a todos por tanto carinho e apoio", completou.

 

Luis Roberto está na Globo desde 1998 e construiu uma das vozes mais conhecidas das transmissões esportivas da emissora. Antes da televisão, iniciou a trajetória profissional em rádios paulistas. A última narração dele antes do afastamento foi no domingo (5), na vitória do Flamengo por 3 a 1 sobre o Santos, no Maracanã.

 

Neoplasia é o crescimento anormal e desordenado de células no organismo, resultando na formação de massas ou tumores. Esses tumores podem ser classificados como benignos e malignos, cada um com características e comportamentos distintos.

 

No caso da neoplasia cervical, o crescimento anormal de células ocorre na região do pescoço, que pode envolver áreas como garganta, boca, laringe ou glândulas salivares. Os tumores podem ser benignos ou malignos.

Último show da turnê de despedida de Gilberto Gil será exibido pela Globo; saiba mais
Foto: Pridia

O último show da turnê Tempo Rei, que marcou a despedida de Gilberto Gil dos palcos, será transmitido pela TV Globo. A emissora anunciou a exibição da apresentação, que aconteceu em março em São Paulo, para o dia 13 de maio, logo após a novela 'Três Graças'.

 

Lançada em março de 2025, a turnê Tempo Rei celebra a última grande turnê de Gilberto Gil em sua carreira.  Ao todo, o artista fez 30 apresentações da turnê, sendo duas delas em Salvador, em especial, o primeiro show da turnê.

 

"Para a 30e, foi uma honra imensa receber a confiança de Gilberto Gil e de Flora Gil para realizar a turnê TEMPO REI. Trabalhar ao lado deles foi um privilégio raro, daqueles que marcam uma trajetória inteira. 'TEMPO REI' foi uma turnê feita por brasileiros, para brasileiros. Uma celebração do que somos como país. E poucas vezes a música disse tanto sobre nós", afirma Pepeu Correa, CEO da 30e.

 

Em uma realização da 30e em parceria com a Gege Produções Artísticas, a turnê percorreu 10 capitais brasileiras, expandiu fronteiras com shows na Argentina e no Chile, além de uma experiência exclusiva a bordo de um navio.

 

De acordo com a produção da turnê, desde o início do projeto, a ideia era levar para o público um espetáculo que transitava entre passado, presente e futuro, abordando temas contemporâneos através dos grandes sucessos da carreira de Gil.

 

Em cada cidade que a turnê foi apresentada, o cantor recebeu uma estrela. Participaram dos shows Chico Buarque, Marisa Monte, Caetano Veloso, Margareth Menezes, Jorge Ben, Fafá de Belém, Lenine, João Gomes, Alceu Valença, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown e mais.

 

Com o fim do projeto, o artista se apresenta em eventos pontuais pelo Brasil e já tem um novo show confirmado para Salvador. Gil será uma das estrelas a se apresentar no Afropunk, que acontece em novembro, no Parque de Exposições.

Pedro Cardoso retorna à Globo como Agostinho Carrara após alto cachê; confira
Foto: Instagram

O ator Pedro Cardoso surpreendeu o público ao retornar ao papel que o tornou conhecido no Brasil, o de Agostinho Carrara de 'A Grande Família'. Após duras críticas à Globo, o artista aceitou reencarnar o personagem em uma publicidade bem paga após 12 anos afastado da emissora.

 

De acordo com a coluna Outro Canal, do F5, o veterano recebeu cerca de R$ 200 mil para uma publicidade no perfil do Instagram da Globo para a empresa Canva.  No vídeo, já divulgado pela emissora, Pedro revive Agostinho Carrara, que conta a história de como ele mudou a carreira e se tornou um empreendedor no ramo da moda.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por TV Globo (@tvglobo)

Segundo a publicação, ainda que a publicidade tenha sido feita no perfil da Globo, o valor recebido por Pedro Cardoso teria sido pago pela empresa que solicitou o trabalho. Além do vídeo principal, a emissora divulgou outros dois conteúdos com o personagem.

 

RELEMBRE A POLÊMICA
Pedro Cardoso adotou uma posição de crítico da antiga casa desde que deixou a emisssora. Em 2023, o artista chegou a afirmar que sua saída da Globo foi motivada por divergências políticas entre ele e executivos da empresa.

 

"Para comparecer aos programas da Globo, tem que ser ideologicamente submisso. Não vou lá na Globo ouvir que o golpe militar de 1964 não foi um golpe, foi um movimento. Se me dissessem isso, falaria que não, que foi golpe."

 

O ator chegou a afirmar que tinha uma mágoa com a emissora e lamentou o fato da Globo não conseguir dar espaço para os projetos dos artistas, além de ter afirmado que a antiga casa estava acabando.

 

"A Rede Globo está acabando, infelizmente, apesar de todos os problemas que a Rede Globo tem. Eu acho muito ruim que a gente perca uma emissora como a Rede Globo e comece a viver debaixo de empresas estadunidenses [exemplo] Netflix, Fox, porque a Rede Globo tinha um vínculo com o Brasil. É uma empresa brasileira, os donos da Rede Globo vivem no Brasil, querem ganhar dinheiro aqui, é importante para eles o Brasil", disse no Sem Censura.

TNT Sports renova direitos da Champions League até 2031 e supera Globo e CazéTV em concorrência
Foto: Divulgação

A TNT Sports assegurou a renovação dos direitos de transmissão da UEFA Champions League no Brasil. O novo contrato terá duração de quatro temporadas, com início em 2027/2028 e validade até maio de 2031. A informação é do colunista Gabriel Vaquer, da Folha de São Paulo. 

 

De acordo com as informações, a definição ocorreu nesta quarta-feira (29), após processo conduzido pela Relevant Sports, responsável pela comercialização dos torneios da UEFA. A negociação contou com duas rodadas de propostas.

 

No mercado brasileiro, além da TNT Sports, também participaram da disputa a Grupo Globo e a CazéTV. A Globo buscava retomar a competição, que exibiu entre 2009 e 2018, enquanto a CazéTV tentou ampliar seu portfólio de eventos esportivos, apoiada em parcerias recentes com a Uefa.

 

As propostas apresentadas envolveram modelos multiplataforma, com distribuição em TV aberta, TV por assinatura e streaming. O projeto da TNT Sports, aliado ao valor financeiro ofertado, foi considerado o mais vantajoso.

 

De acordo com fontes do mercado, o acordo representa o maior investimento já realizado por uma emissora brasileira pelos direitos da Champions League, embora os valores não tenham sido divulgados oficialmente.

 

Pelo novo contrato, a TNT Sports manterá partidas exclusivas na TV paga e na HBO Max. Como novidade, parte dos jogos será exibida gratuitamente no YouTube, estratégia que já será aplicada anteriormente com a Copa Sul-Americana.

 

A Champions League conta com 204 partidas por edição, e a TNT prevê transmitir 57 jogos de forma gratuita na plataforma de vídeos. A maior concentração dessas exibições deve ocorrer na fase inicial do torneio, conhecida como fase de liga.

 

O anúncio oficial do novo acordo entre TNT Sports e Uefa é esperado para esta quinta-feira (30), com a confirmação de exclusividade dos direitos no Brasil.

 

Até o fim da temporada 2026/2027, a Warner Bros. Discovery mantém um acordo de sublicenciamento com o SBT para a exibição de um jogo por rodada em TV aberta, às terças-feiras. A continuidade dessa parceria ainda será discutida, embora haja interesse das partes em mantê-la.

Estilista do Ilê Aiyê faz participação em novela da Globo com papel fundamental para trama; saiba mais
Foto: Globo/ Manoella Mello

A estilista Dete Lima, responsável pelos figurinos do Ilê Aiyê há mais de cinco décadas, fará a estreia nas novelas com uma participação especial em 'A Nobreza do Amor'. As cenas na trama de Duca Rachid, Júlio Fisher, e do baiano Elísio Lopes Jr., estão previstas para ir ao ar nesta quinta-feira (23).

 

Na história, Dete viverá a avó da princesa Alika, personagem vivida por Ludy Larger quando mais jovem e por Duda Santos mais velha, e passará em imagens de flashback. 

 

A cena em questão mostra Dete em um momento especial, e comum na vida pessoal da estrela baiana, na ocasião, a matriarca compartilha ensinamentos fundamentais com a jovem, mostrando como fazer uma saia de amarração e como criar sua coroa, representada pelo turbante.

 

 

Os ensinamentos são fundamentais para a princesa Alika, que passa a se dedicar a missão de fazer um vestido para uma das concorrentes do concurso “A Mais Formosa do Brasil”.

 

Em 2025, Dete foi homenageada pelo mais belo dos belos, e ao Bahia Notícias, a estilista exaltou a a importância e a contribuição do Ilê para a moda afro na Bahia e no Brasil.

 

"Toda essa evolução que fizemos durante esses anos, essa transformação e esse empoderamento das mulheres negras, que começou aqui no Curuzu e hoje está no mundo, e se espalhando cada vez mais. E que isso não se acabe. Que essa transformação, que essa moda nossa nunca fique no esquecimento. Que os mais jovens, os que estão chegando, que dê seguimento a todo esse trabalho que nós fazemos aqui no Ilê”, afirma. 

 

SOBRE A NOBREZA DO AMOR
A trama que estreou em março deste ano, aposta em uma narrativa que mistura romance, ancestralidade e identidade cultural.

 

A história se passa nos anos 1920 e conecta um reino africano a uma pacata cidade do interior do Nordeste do Brasil. 

 

No Brasil, princesa Alika assume uma nova identidade, mas sem desapegar do seu reino e da vontade de retomar o posto em Batanga, após ter sido expulsa do país por Jendal, e conduzi-lo a tempos de paz e prosperidade.

 

No elenco estão Duda Santos, que interpreta a protagonista em sua fase adulta, e Lázaro Ramos, um dos principais nomes da dramaturgia brasileira, que vive o papel de vilão pela 1ª vez. 

Pai de Ana Paula morre as vésperas de final do BBB 26; Tadeu quebra protocolo da Globo e revela morte de irmão
Foto: TV Globo

O pai da jornalista Ana Paula Renault, o ex-deputado federal Gerardo Henrique Machado Renault, de 96 anos, teve a morte confirmada na noite do último domingo (19), às vésperas da grande final do Big Brother Brasil.

 

Em vídeo compartilhado nas redes sociais, a família de Ana Paula afirmou que respeitariam o pedido de Gerardo de não comunicar a sister sobre a morte.

 

 

“Diante de um momento tão doloroso, a família decidiu respeitar a vontade que ele expressou em vida e não comunica-lá. Ana Paula permanecerá no programa”, escreveram os familiares.

 

No entanto, a participante, que foi classificada para a grande final, foi informada do falecimento e decidiu continuar no jogo.

 

 

O pai de Ana Paula foi internado no início de abril no Hospital Felício Rocho com um quadro de infecção urinária, acompanhado de confusão mental. Na ocasião, a família da sister afirmou que a internação era algo "comum" devido a idade avançada dele. 

 

A morte do pai de Ana Paula fez com que Tadeu Schmidt quebrasse o protocolo do programa e passasse aos confinados uma informação externa, o falecimento do irmão, Oscar Schmidt.

 

 

"Sabe quando a gente está sofrendo e a gente se dá as mãos para ficar mais forte? [...] Eu também estou vivendo um luto, meu irmão morreu anteontem. Então, é só para te dizer que eu respeito demais qualquer coisa que você fizer. Respeito demais esse momento que você está vivendo. E eu queria te dizer que a gente te admira demais e que é uma honra ter você aqui com a gente."

 

QUEM FOI GERARDO
Gerardo Renault, de 96 anos, foi vereador em Belo Horizonte entre 1951 e 1966, deputado estadual de 1967 a 1979 e deputado federal de 1979 a 1983. Desde 1991, preside o Instituto de Previdência do Legislativo do Estado de Minas Gerais.

Tadeu Schmidt se emociona ao homenagear Oscar Schmidt ao vivo no BBB 26: "Minha maior referência"
Foto: Reprodução / TV Globo

O apresentador Tadeu Schmidt iniciou a edição ao vivo do Big Brother Brasil 26, na última sexta-feira (17), com um pronunciamento emocionante sobre a morte do irmão, Oscar Schmidt. Mesmo abalado, ele optou por manter a apresentação do programa e explicou ao público que a decisão foi tomada como forma de respeitar a memória do ex-atleta.

 

Segundo Tadeu, a postura profissional de Oscar ao longo da carreira foi determinante para que ele escolhesse seguir trabalhando no dia da despedida.

 

"O meu irmão sempre foi minha maior referência. Principalmente no amor pela profissão", afirmou.

 

Durante o discurso, o apresentador ressaltou que a dedicação do ex-jogador à equipe e ao trabalho foi uma marca constante da trajetória dele — algo que influenciou diretamente sua decisão de permanecer à frente da atração.

 

"Ele foi o maior do mundo nesse quesito. Oscar nunca deixou os companheiros de time na mão, nunca desfalcou a equipe nem com a mão quebrada, sobretudo em dia de jogo importante. Por isso eu fiz questão de estar aqui hoje", frisou.

 

Visivelmente emocionado, Tadeu também pediu compreensão ao público pela dificuldade do momento e afirmou que buscaria conduzir o programa da melhor forma possível como uma homenagem ao irmão.

 

"Peço desculpas, mas eu vou me recuperar. Peço desculpas também se eu não tiver a energia de sempre, mas estou aqui para dar meu melhor. Em homenagem a você, meu irmão!."
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por TV Globo (@tvglobo)

 

Horas antes da transmissão, ele já havia publicado nas redes sociais uma mensagem de despedida acompanhada de fotos da infância dos dois, reforçando a admiração pessoal e profissional que sempre declarou pelo ex-cestinha da Seleção Brasileira.

 

 

Além da homenagem da última sexta, Tadeu já havia citado publicamente a importância do irmão em outras ocasiões dentro do próprio reality. Em uma edição anterior do programa, ao comentar a relação entre participantes irmãos, ele revelou que sempre enxergou Oscar como principal referência pessoal e profissional ao longo da vida.

 

OSCAR SCHMIDT
Considerado um dos maiores nomes da história do basquete nacional, Oscar Schmidt construiu uma carreira marcada por recordes e forte identificação com a Seleção Brasileira.

 

Apelidado de "Mão Santa", o ex-ala se destacou especialmente pela capacidade de pontuação e pela longevidade em alto nível. Ele disputou cinco Olimpíadas e quatro Copas do Mundo, Oscar Schmidt entrou para a história do esporte brasileiro. Com 1.093 pontos, é o recordista mundial de pontos em Jogos Olímpicos.

 

Com uma trajetória marcada pelo amor da à Seleção, Oscar nunca jogou na NBA, apesar de ter sido ser draftado pelo New Jersey Nets em 1984. Ele recusou a liga americana para manter seu vínculo com a Seleção Brasileira, pois na época atletas da NBA não podiam defender seus países. Apesar da negativa, Oscar foi homenageado pelo Hall da Fama da NBA.

 

Oscar Schmidt morreu aos 68 anos, após lutar 15 anos contra um tumor cerebral. Campeão dos Jogos Pan-Americanos e Sul-Americanos, além de um bronze na Copa do Mundo de Basquete, Oscar deixa a esposa Maria Cristina Victorino, com quem é casado desde 1981, e dois filhos Felipe e Stephanie Schmidt.

Everaldo Marques é escalado para narrar jogos da Seleção Brasileira pela Globo na Copa
Foto: João Cotta/TV Globo

A TV Globo definiu que Everaldo Marques será o narrador dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo deste ano. O profissional substitui Luis Roberto, afastado após diagnóstico de neoplasia na região cervical. A primeira participação confirmada de Everaldo na cobertura será na convocação do técnico Carlo Ancelotti, marcada para 18 de maio. A equipe de transmissões contará ainda com os comentaristas Ana Thaís Matos, Cristiane, Denilson e Junior.

 

Aos 47 anos, Everaldo tem trajetória consolidada na emissora, com passagens por diferentes modalidades esportivas, incluindo coberturas dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021 e Paris 2024. Atualmente, também narra a Fórmula 1. Esta será sua segunda participação em Copas do Mundo pela Globo. Em 2022, integrou a equipe do SporTV. Nos últimos anos, também esteve à frente das transmissões dos desfiles do Carnaval de São Paulo.

 

Ao comentar a oportunidade, o narrador destacou o significado pessoal do momento e a relação com o colega afastado:

 

"Narrar os jogos da seleção brasileira em uma Copa do Mundo é o sonho de criança, quando eu brincava de narrar partidas de futebol de botão. Então, esse é o topo da montanha e que vou poder realizar agora. Uma oportunidade que chega em circunstâncias que mexem muito comigo. O Luis Roberto é alguém que eu tenho a felicidade de chamar de amigo há mais de 20 anos. Uma pessoa sempre muito gentil, que me acolheu de uma maneira incrível quando eu cheguei na Globo. Nós conversamos praticamente todos os dias. Enquanto o Luis cuida da saúde eu vou abraçar essa missão e me preparar da melhor maneira possível para estar à altura dessa oportunidade que eu estou recebendo".

 

A estreia do Brasil na Copa do Mundo está marcada para o dia 13 de junho, contra o Marrocos, às 19h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey.

Galvão revela contato com Luis Roberto e faz apelo por recuperação: "Quero que volte o mais breve possível"
Foto: João Miguel Júnior / Divulgação / Globo

O narrador Galvão Bueno deu mais uma declaração sobre o estado de saúde de Luis Roberto, que se afastou das transmissões após ser diagnosticado com uma neoplasia na região cervical. Em entrevista à Quem, divulgada nesta sexta-feira (17), Galvão afirmou que tem mantido contato com o colega e pediu apoio do público.

 

"Tenho falado com ele. O Luis Roberto é um amigo querido há 30 anos. Ele herdou o meu lugar por mérito total dele. O que eu peço é que Deus o abençoe e ilumine os caminhos da recuperação dele, que ele volte o mais breve possível. Peço para que todo mundo faça uma prece ou um momento de pensamento positivo pelo Luis Roberto", disse.

 

Luis Roberto anunciou no início de abril que precisaria se afastar das atividades profissionais para iniciar o tratamento. O diagnóstico foi identificado em exames de rotina, e o narrador destacou que a condição tem possibilidade de cura.

 

"Está tudo sob controle, estou muito bem, cercado por uma equipe médica espetacular aqui em São Paulo, por um hospital nota 10. Tenho um diagnóstico, um diagnóstico na hora certa, tem cura, tem tratamento. Eu vou à luta", afirmou.

 

Com quase quatro décadas de atuação na TV Globo, Luis Roberto estava cotado para narrar sua sétima Copa do Mundo consecutiva. No entanto, ficará fora da cobertura para priorizar o tratamento.

 

"Claro que é um momento difícil. Profissionalmente, a gente tinha um projeto que ia culminar com a Copa do Mundo. Mas a Copa agora é estar vivo, é poder seguir a vida ao lado das pessoas que estão do meu lado e que não soltaram a minha mão", declarou.

 

Nesta semana, o narrador atualizou o público sobre o início do tratamento.

 

"Tratamento. Dia 01. Vencemos. Bora pro dia 02. Sigo agradecendo por essa avalanche de carinho", escreveu em publicação nas redes sociais.

 

Globo investe em plataforma para conteúdos verticais e convoca time de influenciadores para criação de vídeos
Foto: TV Globo

Se dá certo com o TikTok, o Kwaii e o próprio Instagram, por que não apostar no formato? Nessa linha, a Globo decidiu criar a própria plataforma para conteúdos verticais, o GloboPop.

 

A ideia é ter o universo Globo em uma plataforma exclusiva com conteúdos inéditos da emissora e de criadores parceiros, que foram convocados para a missão de movimentar os "palcos", como serão chamados os perfis na plataforma.

 

"A plataforma reúne produções originais, vídeos de todo o universo Globo e conteúdos editoriais desenvolvidos com parceiros convidados, mobilizando mais de 25 criadores de conteúdo externos e 30 nomes do elenco da Globo, além de recortes especiais de grandes histórias, personagens e acontecimentos que fazem parte da cultura brasileira", afirma a emissora.

 

De acordo com a Globo, o aplicativo nasce para oferecer uma experiência leve, imersiva e confiável. Na plataforma será possível encontrar as famosas "novelinhas" que fazem sucesso nas redes sociais, além de conteúdos de bastidores e curiosidades das gravações e vídeos do acervo da emissora.

 

"As redes trouxeram velocidade e novos formatos, mas enfrentam também questionamentos sobre segurança e moderação. As pessoas valorizam contexto e confiança. O app responde a esse movimento ao reunir o que já é relevante em um ambiente seguro, pensado para a descoberta mais rápida. É uma evolução natural do investimento da Globo em vídeos curtos verticais, já presente em diferentes frentes, como as novelinhas e a produção diária de vídeos verticais para os portais de notícias, como g1, ge e gshow”, afirma Rodolfo Bastos, diretor de Produtos Publishing da Globo.

 

Entre os criadores de conteúdo que já estão nos palcos da GloboPop estão Tet Trem, Sofia Santino, Bia Ben, João Almeida, Movimento Verde e Amarelo, Mari Kruger, Pedro Pedrissimo, Priscila Evellyn, Jessie Shen, Pitel, Maria Clara Garcia e mais.

 

O aplicativo está disponível para download nas lojas do Google e da Apple.

Globo inicia inscrições para o Big Brother Brasil 2027; saiba como participar
Foto: TV Globo

As inscrições para o Big Brother Brasil 2027 estão abertas. A menos de uma semana para o fim da edição atual, a Globo abriu as portas para os interessados em participar do programa no próximo ano.

 

Durante o programa ao vivo da última segunda (13), Tadeu Schmidt incentivou os candidatos a capricharem no material. Diferente de anos anteriores, a seleção para 2027 tem início com as pré-inscrições presenciais no "BBB Experience", em São Paulo.

 

De acordo com a produção, pelo menos um participante garante uma vaga direta na fase final das seletivas. 

 

Já para o público geral, o formulário oficial já está disponível no Gshow. Para participar, é necessário ter 18 anos, morar no Brasil e estar disponível para um confinamento mínimo de 100 dias no Rio de Janeiro. 

 

O contato para participar do programa é feito apenas pelos canais (e-mail e telefone) informados no cadastro. 

 

O BBB 26 chega ao fim no dia 21 de abril, pagando o maior prêmio da história, R$ 5,4 milhões.

Autor Manoel Carlos será nome de rua no Leblon
Foto: Globo/Estevam Avellar

O autor de novelas clássicas da TV Globo Manoel Carlos receberá uma homenagem póstuma na cidade do Rio de Janeiro. O escritor, famoso por transformar o Leblon em cenário de suas histórias, dará nome a uma das ruas do famoso bairro. 

 

Uma das ruas do bairro Leblon será nomeada ‘Rua Manoel Carlos Gonçalves de Almeida’ e uma praça, na Avenida Bartolomeu Mitre, também receberá o nome do dramaturgo. 

 

O escritor faleceu aos 92 anos, no dia 10 de janeiro de 2026. Manoel Carlos, ou Maneco, foi responsável por sucessos como “Por Amor” (1997), “Laços de Família” (2000) e “Páginas da Vida” (2006).
 

Foto antiga de Belo e Viviane Araújo aparece em “Três Graças”
Foto: Reprodução / TV Globo

A novela “Três Graças” aproveitou a oportunidade de utilizar a vida real em meio a ficção. A trama utilizou uma foto de Belo e Viviane Araújo jovens para remeter aos antigo namoro dos personagens Misael e Consuelo, interpretados pelo ex-casal. 

 

A cena será exibida na íntegra nesta sexta-feira (10). A foto é dos anos 2000, de quando Belo e Viviane vivam um relacionamento. Na cena, Misael, interpretado por Belo, confronta Consuelo sobre a foto entre seus pertences. 

 

Belo e Viviane foram namorados entre 1998 e 2007 e terminaram após rumores de infidelidade, envolvendo Gracyanne Barbosa. 
 

Globo avalia revezamento de narradores para substituir Luís Roberto na Copa do Mundo
Foto: Divulgação

A Globo avalia cenários para a cobertura da Copa do Mundo sem a presença do narrador Luís Roberto, diagnosticado com uma neoplasia na região cervical. A competição acontece em junho e julho e o narrador titular está afastado do trabalho. 

 

Segundo a coluna Outro Canal, do site F5, o canal estuda criar um sistema de revezamentos entre os narradores da casa para as partidas da seleção brasileira como o modelo adotado pelo SporTV, desde 2006. 

 

Conforme o site, Everaldo Marques e Gustavo Villani podem se dividir na primeira fase e no mata-mata do torneio. A decisão deverá ser tomada nas próximas semanas. 

 

O afastamento de Luís Roberto foi informado por meio de comunicado pela emissora na última terça-feira (7). Segundo a nota, o narrador está em fase final de avaliação para decidir qual será o tratamento adotado. 
 

Fora da Copa do Mundo: Luis Roberto é afastado das transmissões da Globo após diagnóstico
Foto: Reprodução/sportv

O narrador da TV Globo, Luis Roberto, foi afastado para tratar uma questão de saúde e está fora da cobertura da Copa do Mundo de 2026. Segundo informações divulgadas pelo ge nesta terça-feira (7), o profissional foi diagnosticado com uma neoplasia na região cervical.

 

Para tratar a condição, que está na fase final de avaliação para definir a melhor conduta médica, o narrador ficará fora das próximas transmissões da emissora, incluindo os jogos do Mundial. Luis Roberto já estava com tudo acertado para viajar aos Estados Unidos, México e Canadá, mas permanecerá no Brasil para o tratamento.

 

Ao ge, o narrador afirmou que, após o susto, está tudo sob controle: “Tenho ao meu lado o que a ciência tem de melhor. Melhores médicos, hospitais. Tenho uma família amorosa seguindo ao meu lado. Em quase 40 anos na Globo, aprendi que essa casa jamais desampara os seus. Estou plenamente amparado por todo nosso time. Ficar ausente por esse período que engloba a Copa é um desafio enorme, mas o maior de todos é vencer esta etapa. Esse é o meu foco. Com fé em Deus e na ciência, em breve estaremos de volta à vida normal. Obrigado a todos por tanto carinho e apoio”, declarou.

Influenciadores digitais são contratados pela Globo para cobrir Copa do Mundo
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Cerca de 26 influenciadores digitais foram contratados pela Globo, e agência Play9, para cobrir a Copa do Mundo através das redes sociais. O evento esportivo acontece em junho e julho, nos três principais países da América do Norte. 

 

Segundo a coluna Outro Canal, o projeto “2026 Convocados” contratou nomes como Daniel Braune, Matheus Costa e Bruna Ayra para alcançar uma audiência jovem através de plataformas como Instagram e TikTok. 

 

Cerca de cinco empresas, como Amazon, Localiza, Medley, Suvinil e BYD, compraram patrocínio para o projeto. Nomes da própria Globo e da GE TV também foram contratados. 
 

Globo fecha parcerias com influenciadores para cobertura digital da Copa do Mundo
Foto: Divulgação

 

A Grupo Globo anunciou nesta terça-feira (7) a contratação de 26 influenciadores digitais para atuar na cobertura da Copa do Mundo de 2026, que será realizada entre junho e julho nos Estados Unidos, México e Canadá. A informação foi veiculada inicialmente pela coluna f5, da Folha de S.Paulo.

 

A iniciativa integra o projeto “2026 Convocados”, desenvolvido em parceria com a Play9, com foco exclusivo na produção de conteúdo para redes sociais como Instagram e TikTok.

 

Entre os nomes confirmados estão Daniel Braune, Matheus Costa, Rafa Tuma, Ale Xavier, Andrey Raychtock, Bruna Ayra e Menzino. O grupo também inclui profissionais ligados à emissora, como Jorge Iggor e Denílson.

 

Além dos influenciadores principais, o projeto prevê a mobilização de cerca de dois mil criadores de conteúdo de pequeno e médio porte em diferentes regiões do país. A estratégia busca ampliar o alcance da cobertura e potencializar entregas publicitárias. A gestão dessa rede será feita por meio do PlayNest, plataforma da Play9.

 

Até o momento, cinco marcas já adquiriram cotas de patrocínio: Amazon, Localiza, Medley, Suvinil e BYD. Novas negociações seguem em andamento até o início do torneio.

 

A emissora aposta em sua capacidade de alcance para atrair anunciantes. Segundo a empresa, transmissões de jogos da seleção brasileira podem atingir mais de 100 milhões de pessoas. Com a estratégia digital, o objetivo é ampliar a presença entre o público jovem, que acompanha o Mundial majoritariamente pelas plataformas online.

 

Na televisão, empresas do grupo exibirão 55 das 104 partidas da competição. Além da TV Globo, SporTV e GE TV, outros veículos também terão direitos de transmissão, como a CazéTV e o SBT. A CazéTV será a única a disponibilizar todos os jogos do torneio.

 

Confira a lista dos influenciadores contratados pela Globo:

Rafaella Tuma
Matheus Costa
Fausto – O Menzinho
Daniel Braune
Ilan Kriger
Ale Xavier
Paulo Vita
Fabão
Xandi Barros
Treinador PP
Enzo Baracho
Greengo Dictionary
Flávia Bandoni
Lucas Veloso
Bri Fancy
Pedro Faria
Mike On
Jojoca
Franklin Medrado
Bianca Santos
Bruna Ayra
Andrey Raychtock
FutCerto
João Vittor Mello
Endrik Rafael
Marina Guaragn

Rodrigo Faro irá apresentar reality show inédito da Globo após deixar Record
Foto: TV Globo

Rodrigo Faro terá uma função na Globo. Após participar do 'Dança dos Famosos', o ex-Record foi anunciado como o apresentador de um reality show inédito da emissora, que será transmitido pelo Globoplay.

 

O programa original da plataforma de streaming, 'Herança em Jogo', terá gravações iniciadas em maio, e é a primeira adaptação do reality internacional 'The Inheritance'. 

 

A produção ficará a cargo da Formata, com distribuição do formato original pela All3Media International.

 

A atração tem foco em dinâmica psicológica, com participantes desafiados por estratégias e decisões. A função de Faro, além de apresentar o programa para o público, é de ser para os participantes o testamenteiro, responsável pelo cumprimento das regras estabelecidas.

 

“Estou muito feliz com a minha chegada ao Globoplay em um reality que vai mexer com a cabeça de todo mundo! Em Herança em Jogo, a manipulação e a estratégia ditam as regras", disse Faro.

TV Globo notifica ex-BBB por suposta quebra de sigilo e pede interrupção de entrevistas; defesa questiona contrato
Foto: Manoella Mello | Folhapress

A TV Globo enviou notificação extrajudicial ao ex-participante do BBB 26 Pedro Henrique Espíndola após identificar possível descumprimento de cláusulas de confidencialidade. O documento, segundo a Metrópoles, aponta que Pedro teria divulgado informações consideradas sigilosas após deixar o reality show.

 

Os contratos firmados em 6 de janeiro de 2026, incluindo termo de participação, acordo de confidencialidade e contrato de agenciamento, preveem sigilo permanente e multa de até R$ 1,5 milhão em caso de violação, além da possibilidade de medidas judiciais.

 

A emissora afirma que os contratos permanecem válidos até 31 de julho de 2026 e que Pedro, por meio de seus representantes e advogados, teria concedido entrevistas com informações confidenciais, segredos comerciais e documentos ligados à produção. A Globo determinou a imediata interrupção de qualquer divulgação ou manifestação sobre os temas protegidos.

 

A defesa de Pedro Henrique Espíndola contestou a notificação. Segundo os advogados, se a Globo identificar falhas na proteção dessas informações, a contestação deveria ser direcionada à 2ª Vara Cível de Colombo, ao Tribunal de Justiça do Paraná ou ao cartório responsável, e não ao participante.

 

A defesa também questiona a validade de cláusulas contratuais, afirmando que a emissora tenta impedir a análise judicial de disposições potencialmente abusivas. “A ausência de cláusula que impeça a revisão judicial do contrato permite que o conteúdo do acordo seja analisado pela Justiça”, sustentam os advogados, o que, segundo eles, abre caminho para eventual revisão das condições estabelecidas.

 

Na contranotificação, a defesa exige que a TV Globo garanta espaço para Pedro exercer direito de resposta em seus programas de maior audiência. O documento pede que a emissora informe quais são esses programas, além de indicar datas e horários disponíveis para a participação do ex-BBB.

 

A defesa também solicita que seja assegurado espaço para entrevistas nas quais Pedro possa se manifestar acompanhado de sua equipe, incluindo advogados, psicólogo e psiquiatra.

BBB 26: Samira conquista liderança, ganha carro 0 km e mira em Leandro Boneco para paredão
Foto: TV Globo

A pipoca Samira Sagr venceu a prova do líder disputada na última quarta-feira (1º) e conquistou mais alguns dias no Big Brother Brasil 26, se aproximando do prêmio milionário pago pelo programa.

 

Em disputa de sorte, a participante se saiu melhor na prova da patrocinadora, que consistia em escolher um carro com um cartão que tivesse mais pontos. Quem completasse a barra de energia primeiro vencia a liderança.

 

A gaúcha conquistou a segunda liderança na temporada e um carro 0 km (Geely EX2). Como parte do VIP, Samira escolheu Milena e Ana Paula.

 

Em conversa com as aliadas, Samira afirmou que tem o baiano Leandro Boneco como uma das possibilidades de voto.

 

"Eu sempre fui muito realista para as meninas, e a Jordana e a Marciele falam: 'a gente não joga junto, mas agora a gente tem pensamentos em comum em certos votos'. Tipo Boneco, entendeu? Para mim é arriscado. Está entre ele e uma outra pessoa", disse.

Globo é notificada após denúncia de homofobia contra Jonas, ex-BBB 26
Foto: Reprodução / TV Globo

A Globo recebeu uma notificação judicial, na última segunda-feira (30), para prestar esclarecimentos e ceder imagens sobre uma acusação de homofobia contra Jonas Sulzbach, durante sua participação no BBB 26

 

Segundo a coluna Outro Canal, do site F5, a notificação veio da Secretaria da 2ª Promotoria de Justiça de Investigação, ligada ao Ministério Público Federal. A denúncia contra Jonas foi feita pelo deputado federal suplente de São Paulo, Agripino Magalhães, presidente da Associação do Orgulho LGBTQIAP+. 

 

O ex-BBB foi denunciado após chamar Juliano Floss de “afetadinho” durante uma discussão, no início de fevereiro. Ainda conforme o site, o caso é investigado pelo MP-RJ, a Globo já foi notificada e Jonas será chamado para prestar esclarecimentos. 

 

Na notificação para a Globo, o MPF pede imagens para análise do mérito da denúncia. Caso se confirme as acusações, o promotor pode ajuizar uma ação penal para responsabilizar Jonas pelos crimes de homofobia e transfobia. A Globo e Jonas ainda não se pronunciaram sobre o assunto. 
 

Internautas pedem expulsão de Samira do BBB 26 após situação com Milena no Quarto do Líder; entenda
Foto: TV Globo

Nova expulsão no BBB 26? A participante Samira Sagr está sendo acusada de agressão nas redes sociais e o público do reality show pede a expulsão da Pipoca por uma situação com Milena.

 

A cena aconteceu dentro do Quarto do Líder, de Ana Paula Renault. Na ocasião, a gaúcha empurrou o rosto da mineira após ela assoprar um apito na direção dela.

 

Dentro do jogo, a cena não teve grande repercussão e Milena foi alertada pela produção a guardar o objeto na despensa.

 

No entanto, nas redes sociais, Samira foi acusada de ter agredido 'Tia Milena', e o público pediu a expulsão da sister, comparando a cena com o episódio que motivou a expulsão de Ana Paula no BBB 16.

 

"Wanessa saiu por menos, Ana Paula saiu por menos… olha o barulho que fez, gente! No mínimo, quebraram uns dois dentes da Milena", disse um internauta. "Se fosse o contrário, era expulsão sem pensar duas vezes, agora isso... Teve gente expulso por muito menos", comentou outro.

 

Samira se tornou persona non grata no jogo desde a briga com Juliano Floss. A participante perdeu seguidores no Instagram e vem sendo chamada de falsa por internautas. 

 

A Globo não se pronunciou sobre o ocorrido.

Ivete Sangalo alfineta Leo Dias e Sonia Abrão em premiação da Globo: "Quem tá sabendo da minha vida são eles"
Foto: TV Globo

Os jornalistas Leo Dias e Sonia Abrão não escaparam das garras de Ivete Sangalo durante a cerimônia do 'Melhores do Ano', premiação do Domingão com Huck.

 

A baiana, que concorria na premiação, aproveitou a presença da dupla para alfinetar o trabalho feito por eles. Em interação com Paulo Vieira, a artista afirmou que Leo e Sonia sabiam mais da vida dela do que ela mesma.

 

 

"Um pessoal que sabe mais sobre a gente do que a gente mesmo. É uma loucura. São verdadeiros videntes da vida alheia. Gosto assim. Quando eu não sei a respeito da minha vida, onde eu vou buscar fonte? Neles. Não pergunto a um parente. Vou saber nos sites. É quem tá sabendo da minha vida ali são eles", disparou a cantora.

 

Recentemente, a artista teve a vida "investigada" por Leo Dias após o jornalista revelar um novo affair da cantora.

 

De acordo com o Dias, Ivete fez a fila andar após o fim do relacionamento com Daniel Cady e estaria vivendo um romance com o empresário Tiago Maia, proprietário da Super Sounds, que é responsável pela turnê 'Ivete Clareou'.

 

Ivete também provocou Sonia Abrão, que acompanhava a cerimônia da plateia: "Quando eu quero saber como é que eu vou me apresentar durante o dia emocionalmente, eu espero Sonia falar. O que ela dizer eu me comporto como tal".

 

A artista não comentou sobre a vida pessoal desde que o suposto romance se tornou público. 

Filme com MC Cabelinho é finalista em premiação internacional
Foto: Divulgação

O filme “Confia: Sonho de cria”, estrelado pelo MC Cabelinho, foi uma das produções da Globo finalistas do New York Festivals TV & Filmes Awards 2026. Outras oito produções da rede são finalistas na premiação, cuja cerimônia de vencedores acontece no dia 21 de maio. 

 

Na categoria “Filmes” foram indicados da Globo os longas “90 Decibéis”, “Vítimas do dia” e “Confia: Sonho de cria”. Na categoria “Documentário” está a produção “Amazônidas” e em “Programa de Notícias” está “Tempo rei”. 

 

As produções de cariedade “Nos trilhos do mundo” foi indicado na categoria “Viagem e Turismo”, enquanto “O labirinto do Ártico” aparece entre os indicados na categoria “Mudanças Climáticas e Sustentabilidade”. 

 

Nas categorias “Documentário Esportivo” e “Cobertura Esportiva sobre Justiça Social” estão um episódio da série “Planeta extremo” e a resportagem “Saltos e sonhos e Lielson”, do repórter André Gallindo. 
 

Música de Thiaguinho será trilha sonora de Copa do Mundo na Globo
Foto: Divulgação

A trilha sonora da campanha institucional da Globo para a Copa do Mundo já foi escolhida. A música “Vencedor”, cantada por Thiaguinho, será a responsável por participar da chamada da emissora. 

 

Segundo a coluna de Mônica Bergamo, no jornal Folha de S. Paulo, a campanha passará a ser exibida a partir da próxima quinta-feira (26), mesmo dia em que ocorrerá o amistoso entre Brasil e França, em Boston, nos Estados Unidos. 

 

“É uma horna ver uma música minha em uma chamada de Copa do Mundo na Globo. O torneio tem um significado especial para mim, que sou apaixonado por futebol, assim como todo brasileiro”, afirmou o cantor, segundo o jornal. 
 

 

Rodrigo Faro fecha contrato com a Globo e ganha programa na Globoplay
Foto: Globo/ Leo Rosario

Rodrigo Faro fechou, nesta terça-feira (24), contrato com a Globo para comandar um novo projeto no Globoplay. A estreia do projeto está prevista para 2026.

 

Segundo a revista Quem, o novo projeto do apresentador deve misturar elementos de reality show e entretenimento. 

 

Faro anunciou a sua saída da Record TV em dezembro de 2024, após cerca de 16 anos na emissora. O artista já comandou na emissora “O Melhor do Brasil”, “Hora do Faro” e “Ídolos”. 
 

Chefe de produção da Globo expõe cortes e abusos após pedir demissão da emissora
Foto: Divulgação

Um exposed envolvendo a TV Globo movimentou as redes sociais na última segunda-feira (23). Fabricio Marta, que foi promovido à Chefia de Produção de Rede da Globo no início do ano, pediu demissão do cargo após conflitos com a emisosra por problemas nos bastidores.

 

Na denúncia feita nas redes sociais, Marta expôs detalhes dos bastidores, entre eles a exigência de um atestado médico enquanto estava internado no CTI após sofrer dois infartos.

 

"Estava eu, no CTI, com eletrodos enfiados até no 'hubble', quando pisca uma mensagem da firma, no WhatsApp. Era a mocinha do Departamento de Cuidados à Pessoa da Globo, que, muito gentilmente, pediu que eu anexasse meu atestado médico ao sistema da empresa: lá mesmo do hospital. Expliquei que ainda não havia previsão de alta, mas a moça insistia. E não era inteligência artificial."

 

Segundo o profissional, a promoção dele foi feita a contragosto. "Eu não curti o que me foi proposto (sem sequer ser consultado!) e catei meus panos de bunda. Os que já trabalharam e/ou conviveram comigo profissionalmente sabem quem sou: movimento, seriedade, lealdade, verdade e alegria."

 

Um dos maiores conflitos para Marta foi ter que comunicar aos colegas de trabalho que a emissora cortaria o pagamento de horas extras. 

 

“Um dos pedidos mais perversos, data do fim do ano passado, quando ‘fui convidado’ a convocar produtores que ganhavam horas-extras e avisá-los sobre o corte, no facão, já no mês corrente. Esse mal ajambrado foi lavrado e validado pela antiga direção regional de Jornalismo, mas coube a mim anunciar a nova condição salarial da garotada”, escreveu.

 

Outro corte citado foi a mudança no programa de estágio da emissora, reduzindo o acesso de estudantes de outras universidades após fazer uma parceria com a PUC.

 

O produtor também citou a revolta ao ver um colega Helton Setta, produtor da emissora há 25 anos, não ter sido creditado na reportagem especial feita pelo Fantástico sobre a polialilamina, assunto do qual o jornalista acompanhou as pesquisas durante sete anos.

 

"Setta fala inglês, espanhol, alemão e italiano. Nunca fora convidado para qualquer função nos escritórios internacionais da Globo e, agora, a cereja: está há 10 anos sem uma promoção. Repetindo: 10 anos. Eu, como chefe de produção, jamais assinaria esse recibo."

Morre Gerson Brenner, galã da TV Globo nos anos 90, aos 66 anos
Foto: Divulgação

O ator Gerson Brenner teve a morte confirmada na noite da última segunda-feira (23), aos 66 anos, em decorrência da falência múltipla dos órgãos.

 

Brenner, que foi um dos galãs da Globo, estava internado no Hospital São Luiz, em São Paulo. A morte foi confirmada pela família do ator.

 

O artista lidava com as sequelas de um tiro durante um assalto em 1998, e estava afastado da vida pública há décadas.

 

Gerson Brenner foi um dos destaques da TV na década de 90. O ator estourou como Gerson, um dos filhos de Dona Armênia em Rainha da Sucata (1990), e fez ainda trabalhos como Deus nos Acuda (1992) e Olho no Olho (1993).

 

O assalto que debilitou o ator aconteceu enquanto ele estava no ar com a novela 'Corpo Dourado'. Brenner foi vítima de um assalto perto do acesso 60 da Rodovia Ayrton Senna, enquanto viajava de São Paulo para o Rio para gravar a última cena da novela.

 

O ator foi cercado por bandidos enquanto tentava trocar o pneu do carro. Gerson estava com a companheira, Denize, grávida de oito meses, e foi baleado na cabeça. O artista ficou 23 dias na UTI e o ator teve sequelas, já que o tiro atingiu áreas do cérebro responsáveis pela locomoção e pela fala.

Globo assina contrato vitalício com estrela veterana da casa; saiba quem
Foto: Divulgação

A atriz Suely Franco, de 86 anos, conquistou um contrato vitalício com a Globo.

 

Destaque na novela 'Dona de Mim', na qual ela interpretou a matriarca Rosa Boaz, a atriz entrou para um time seleto na emissora, que há alguns anos vem dispensando os artistas e optando pelo contrato por obra. A informação foi confirmada pela coluna Play, do jornal 'O Globo'.

 

 

De acordo com a publicação, a decisão da emissora teve como motivação o reconhecimento da mídia especializada no papel desempenhado por Suely na novela das 19h.

 

A veterana venceu na catagoria de Melhor Atriz de 2025 no Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e está entre as indicadas a Melhor Atriz Coadjuvante no Melhores do Ano, premiação realizada pela TV Globo.

 

Outros dois nomes que estão nesse grupo de contrato vitalício são Laura Cardoso e Susana Vieira.

Ticiane Pinheiro é anunciada como apresentadora na Globo três meses após deixar Record
Foto: Divulgação

Ticiane Pinheiro está de casa nova. Meses após deixar a Record, onde trabalhou por vinte anos, a apresentadora de 49 anos foi anunciada como nova funcionária do Grupo Globo.

 

A modelo se junta à emissora como contratada da Globoplay para apresentar um novo reality show da emissora.

 

Durante a participação no Domingão, Ticiane celebrou o retorno para a emissora. A modelo integrou o time da Globo entre as décadas de 80 e 90, quando participava do 'Balão Mágico' e do 'Angel Road'.

 

“Eu estou muito feliz, primeiro porque eu queria muito. Estou me mudando para o Rio, voltando para essa emissora, que sempre me acolheu tão bem”, afirmou.

 

O projeto, que ainda está em desenvolvimento, não teve detalhes revelados pela Globo.

Alex Escobar comunica afastamento da Globo para tratamento de saúde nas cordas vocais
Foto: Reprodução / TV Globo

O jornalista e apresentador Alex Escobar, de 51 anos, anunciou a interrupção temporária de suas atividades profissionais na Rede Globo para realizar um procedimento médico. Através de um comunicado em vídeo publicado em seu Instagram, na última quarta-feira (4), o profissional detalhou que o afastamento ocorre em função da necessidade de uma cirurgia para a retirada de pólipos localizados em suas cordas vocais. A condição física vinha sendo monitorada desde o encerramento do último ano.


O apresentador relatou que enfrentou dificuldades para manter o desempenho vocal durante as transmissões recentes do Carnaval. De acordo com o relato do jornalista, o suporte especializado foi determinante para o cumprimento de sua agenda na Sapucaí. 

 

"Eu estou desde o final do ano passado numa luta com pólipos nas cordas vocais. Para trabalhar no Carnaval, tive que contar com o apoio precioso da Débora, nossa fonoaudióloga da Globo, que conseguiu colocar minha voz no lugar, fiz três madrugadas bem, mas eu preciso operar", comentou o apresentador.

 

 


O cronograma inicial previa a realização da intervenção cirúrgica para esta quinta-feira (5). No entanto, o surgimento de um quadro gripal nas últimas horas impediu a ida ao centro cirúrgico, forçando a equipe médica a reprogramar o procedimento para uma data próxima. Alex Escobar confirmou que permanecerá em repouso e fora do ar até que sua plena recuperação seja atingida. "Assim que eu conseguir resolver essa questão, estarei de volta", emendou o jornalista no encerramento de sua mensagem.


A recuperação da saúde vocal de Escobar é acompanhada com atenção pela emissora, visto que o apresentador compõe o núcleo central da cobertura da Copa do Mundo de 2026. O evento, que terá como sedes os Estados Unidos, o México e o Canadá, contará com a presença do jornalista em solo norte-americano. Ele integra um grupo de pouco mais de 100 profissionais designados para atuar diretamente nos locais das partidas e centros de treinamento das seleções.


O planejamento da Rede Globo insere Escobar na equipe de transmissões ao vivo ao lado de nomes como Karine Alves, Duda Dalponte e Felipe Ruiz. O grupo também conta com a participação de Leandro Pacheco, Cesar Culiche, Franciane Dahm, Giovanna Biotto e Luana Montone. 

Globo prepara documentário e série sobre Preta Gil após morte
Foto: Instagram / @pretagil

A artista baiana Preta Gil (1974-2025) deve ser homenageada em dois projetos originais desenvolvidos pela Rede Globo este ano. Segundo informações divulgadas pelo Uol, nesta quarta-feira (4), serão desenvolvidos um documentário para a televisão aberta, desenvolvido pelos Estúdios Globo, e uma série documental original do Globoplay, produzida pela Conspiração.

 

O documentário possui uma produção destinada à TV aberta e foi idealizado pela própria artista antes de sua morte em julho de 2025. A ideia seria reunir registros pessoais e bastidores de sua carreira. A direção é assinada por Sandra Kogut e Mônica Almeida, com roteiro de Renato Terra. O longa ainda não tem data definida para a estreia.

 

Já a série do Globoplay terá quatro episódios e pretende revisitar a trajetória de Preta Gil desde a infância até a consolidação como cantora, empresária e figura ligada a pautas sociais. As gravações começaram em Salvador, durante as homenagens recebidas pela artista em blocos e trios elétricos. A produção contará com imagens de arquivo e depoimentos de familiares e amigos.

 

A direção é de Mini Kerti, com produção de Carolina Jabor, Renata Brandão e Luísa Barbosa. O roteiro é de Victor Nascimento, e a produção associada, de Flora Gil. A estreia está prevista para julho de 2026 na plataforma.

 

Preta morreu no dia 20 de julho de 2025, aos 50 anos, em Nova York, Estados Unidos, em decorrência de complicações de um câncer colorretal. A cantora recebeu o diagnóstico em janeiro de 2023 e lutava contra a doença desde então. Ainda em 2023, em dezembro, ela anunciou a remissão após um tratamento bem-sucedido. Em agosto de 2024, porém, a artista contou que o câncer havia voltado, um processo conhecido como recidiva.

Cowboy, Breno e Jordana enfrentam paredão falso no BBB 26; escolhido irá para Quarto Secreto
Foto: TV Globo

O Big Brother Brasil 26 retomou a dinâmica do paredão falso e colocou Alberto Cowboy, Breno e Jordana para disputar a dinâmica e o favoritismo do público.

 

O veterano Alberto foi parar na berlinda por uma decisão de Breno, que ficou Exilado na última semana. 

 

Com Jonas imune, a líder Samira decidiu indicar Jordana para enfrentar o paredão, contra Marciele, que foi a mais votada pela casa com 6 indicações.

 

Marciele conseguiu vencer a prova Bate e Volta e escapou do paredão, que daria à sister o direito de voltar para a casa em grande estilo por se tratar de uma dinâmica falsa.

 

O mais votado pelo público no paredão entre Alberto, Breno e Jordana, será enviado ao Quarto Secreto, onde permanecerá isolado, acompanhando em tempo real tudo o que acontece na casa. Em seguida, volta ao jogo com imunidade.

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Vamos ver quem vai poder cantar "Amigo estou aqui". Porque às vezes é homenagem, às vezes é premonição. Mas preocupado mesmo eu estou com Gargamel. Enquanto isso, o São João chega com os clássicos: amendoim cozido, político dançando mal e Bruno de Wagner com uma combinação questionável. Mas decidiram cantar dessa vez, e aí foi uma surpresa - negativa - atrás da outra. Saiba mais!

Pérolas do Dia

Jaques Wagner

Jaques Wagner
Foto: Lula Marques / Agência Brasil

"A pergunta que cabe é a seguinte: por que você pediria para reservar um apartamento num prédio em construção se fosse para corrupção? Por que eu não ia pegar um apartamento novo pronto?”


Disse o senador Jaques Wagner (PT) ao classificar como “nebulosa” a situação envolvendo a suposta doação de um apartamento em Salvador que é investigada pela Polícia Federal (PF). O parlamentar, alvo da Operação Compliance Zero, afirmou que a negociação envolvendo o imóvel em construção tinha como objetivo presentear a filha e negou qualquer relação com corrupção.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas