Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias Holofote
Você está em:
/
/
Esporte

Notícia

A indústria dos eSports no Brasil

Por INFORME PUBLICITÁRIO

A indústria dos eSports no Brasil
Foto: BagoGames/CC BY 2.0

Mesmo quem não é apaixonado por jogos eletrônicos tem noção do crescimento dos eSports no mundo inteiro, notadamente nos anos mais recentes. Além de jogadores, também a quantidade de espectadores tem crescido em larga escala, em alguns casos chegando mesmo a ultrapassar a audiência de esportes conhecidos e tradicionais.

 

No Brasil, a indústria dos eSports vem se desenvolvendo rapidamente, muito por conta do crescimento acelerado da popularidade de jogos eletrônicos e do próprio acesso à internet em todo o país. Não é por acaso, portanto, que marcas e meios de comunicação conhecidos passem a dar atenção maior aos eSports.

 

Neste artigo, vamos falar sobre o mercado Brasileiro de eSports e as estratégias da indústria para solidificar suas marcas e expandir ainda mais a modalidade no país. Boa leitura!

 

A posição brasileira no ranking dos eSports

Se até há algum tempo era difícil imaginar algum país sul-americano com destaque no mercado de eSports, a verdade é que essa realidade mudou brusca e rapidamente. De acordo com uma pesquisa realizada em 2020, o Brasil já ocupa a terceira posição no segmento, ficando atrás somente da China e dos Estados Unidos, reconhecidamente dois gigantes do setor.

 

Esse crescimento se traduz em mais investimento, maior número de empresas e aficcionados e até mesmo na abertura para players de outros segmentos, como casas de apostas, que ajudam a divulgar e ampliar o alcance dos eSports no Brasil. Um bom exemplo deste último item é a Parimatch Brasil, uma empresa com muitos anos no mercado internacional e que agora também oferece mercados de eSports para os brasileiros  interessados em fazer seus palpites com total segurança, aliando diversão à possibilidade de ganhar algum dinheiro.

 

Torneios e principais equipes

Com o aumento da popularidade, é natural que cada vez mais eventos relacionados aos eSports sejam disputados no Brasil. E não estamos falando apenas de competições menos importantes e midiáticas, mas também importantes eventos têm usado o Brasil como sede para suas edições.

 

Um bom exemplo disso foi a final do Mundial de League of Legends (LOL) de 2019, realizada no Rio de Janeiro e com audiência recorde na modalidade. Mas o país também serviu de palco para outras competições no âmbito internacional, como o Intel Extreme Masters, que teve lugar na cidade de São Paulo também em 2019.

 

Quando passamos para a seara das equipes, dentre os times mais populares e conhecidos dos eSports no Brasil estão franquias de clubes tradicionais como Santos e-Sports e Flamengo Esports, além de outras equipes específicas da modalidade como paiN Gaming e INTZ.

 

Empresas que investem nos eSports no Brasil

Em um verdadeiro efeito bola-de-neve, o crescente interesse dos brasileiros pelos eSports está fazendo com que cada vez mais empresas demonstrem interesse e invistam neste segmento. Os exemplos são muitos, com empresas nacionais e também do exterior investindo boas somas em patrocínios ou até mesmo na forma de parcerias com equipes especializadas.

 

Algumas das marcas que já associam seu nome aos eSports do Brasil são Vivo, Red Bull e Coca-Cola, além de outras empresas menores, mas que ajudam no crescimento e fortalecimento deste mercado. Como é fácil supor, grandes investidores do porte destes citados não colocariam seu dinheiro se não tivessem uma estratégia sólida e uma garantia de retorno do valor investido, o que só comprova a força da indústria de esportes no Brasil.

 

Os eSports e a mídia brasileira

Como não poderia ser diferente, as empresas de comunicação do Brasil logo perceberam o potencial dos eSports e começaram a incluir jogos e competições em suas programações.

 

Veja algumas das formas pelas quais os eSports recebem destaque na mídia do país:

 

1. Transmissões ao vivo: 

Esta é a forma mais tradicional e está presente tanto em canais tradicionais de TV por assinatura quanto no streaming, que também cresce exponencialmente no Brasil. Canais do porte de SporTV e ESPN já têm em suas grades programas específicos sobre eSports;

 

2. Jornais e revistas: 

Também a mídia escrita não ficou de fora das ascensão dos eSports. Não é raro que veículos tradicionais como a revista Veja e os jornais Estado de São Paulo e Folha de São Paulo dediquem cada vez mais espaço para a cobertura de competições e equipes de eSports;

 

3. Redes sociais: 

Naturalmente associado à modernidade e agilidade, esse tipo de mídia não poderia ficar de fora da cobertura dos eSports no Brasil. É assim que, por exemplo, Instagram, Twitter e Facebook dão espaço para os perfis de canais, jogadores e grupos de interesse na modalidade;

 

4. Sites especializados: 

Também uma mídia naturalmente digital, são muitos os sites dedicados exclusivamente aos eSports no Brasil, como os conhecidos Mais Esports, MyCBN e ESPN Esports Brasil.

 

O futuro dos eSports no Brasil

Com tudo que vem acontecendo — e que descrevemos até aqui — é natural que se possa supor num futuro altamente promissor para os eSports no Brasil. A tendência, que deve ser confirmada, é que o mercado cresça ainda mais, porque existe bastante potencial para isso.

 

E, assim, que continue a atrair a atenção de mais investidores, jogadores e espectadores.

 

Dentre as previsões mais comuns entre os especialistas, estão o aumento da profissionalização; o incremento da quantidade de competições e eventos, tanto nacionais quanto internacionais; uma maior diversidade de jogos; e a expansão para outras plataformas.

 

Neste cenário, ainda que a indústria dos eSports ainds esteja em pleno desenvolvimento no país, é certo que o potencial de crescimento seja bastante alto para os próximos anos, com a ampliação das comunidades específicas e players envolvidos no segmento.

 

Conclusão

Neste artigo, falamos sobre a indústria dos eSports no Brasil e como o mercado têm se desenvolvido no país, em comparação com o universo mundial dos jogos eletrônicos.

 

Como é fácil perceber, já são muitas empresas que associam suas marcas aos eventos e equipes de eSports brasileiros, além de meios de comunicação globais que ampliam sua cobertura da modalidade.

 

Com isso, é possível prever que os eSports, que já têm lugar cativo na preferência do público brasileiro, crescerão ainda mais no país, ampliando seu alcance e atraindo cada vez mais investidores e praticantes.