Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Artigos

Leonardo Góes
El Niño de 2026: o país não pode enfrentar uma seca histórica de olhos vendados
Foto: Divulgação

El Niño de 2026: o país não pode enfrentar uma seca histórica de olhos vendados

Às vésperas de um possível Super El Niño, cortar o orçamento da agência que monitora a água do Brasil é apagar o painel de instrumentos no meio da tempestade

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

Últimas notícias

Sesab registra 591 resultados positivos para ISTs durante o São João 2026
Foto: Leonardo Rattes/Sesab

Exames feitos para detectar infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) identificaram  591 resultados positivos na Bahia, durante o São João 2026. Segundo levantamento da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), durante as festas juninas deste ano, até às 8h desta quarta-feira, foram realizados 53.987 testes rápidos nos postos de testagem 

 

Do total de testes realizados, foram identificados 537 testes positivos para sífilis, 27 para HIV, 15 para hepatite C e 12 para hepatite B. De acordo com o órgão,  foi garantido também o início imediato do tratamento para 175 pessoas diagnosticadas com sífilis, que optaram por começar no próprio posto o uso da penicilina benzatina (benzetacil).

 

As equipes ainda realizaram orientações sobre prevenção combinada, com 1.762 pessoas recebendo informações sobre a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), resultando em 19 dispensações do medicamento, enquanto 1.587 pessoas foram orientadas sobre a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), com 61 dispensações efetuadas. Além disso, 873 autotestes para HIV foram distribuídos.

 

Dos 16 postos montados pela Sesab para os festejos juninos, ainda funcionarão nesta quarta-feira (24) as unidades nos municípios de Amargosa, Cruz das Almas, Alagoinhas, Irecê, Conceição do Jacuípe e Cachoeira. Em Itabuna, os atendimentos irão do dia 25 ao dia 28, no Itapedro. Em Eunápolis o serviço será disponibilizado de 1º a 4 de julho durante o Pedrão 2026.

 

“Nosso objetivo é aproveitar a grande circulação de pessoas durante os festejos para ampliar o acesso ao diagnóstico, à prevenção e ao tratamento das ISTs. Os resultados demonstram a importância dessas ações e o compromisso do Governo do Estado com a promoção da saúde da população baiana”, destaca a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

 

ASSISTÊNCIA ÀS EMERGÊNCIAS 

A rede hospitalar estadual registrou 54 ocorrências relacionadas aos festejos juninos. O Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, concentrou o maior número de atendimentos, com 34 registros. O Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, registrou seis ocorrências, enquanto no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) foram cinco atendimentos. Os demais registros foram no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (3), Hospital Dr Mário Dourado Sobrinho (2), em Irecê, Hospital Regional de Juazeiro (1), Hospital Regional de Paulo Afonso (1), Hospital Geral Clériston Andrade (1), em Feira de Santana, e Hospital Estadual de Jaguaquara (1).

 

Entre os casos registrados nas unidades hospitalares, 17 foram relacionados a queimaduras, 34 a explosões de bombas e três a acidentes provocados por guerra de espadas. 

 

Na capital baiana, os dois postos de saúde instalados pela Sesab contabilizaram 158 atendimentos. O posto do Pelourinho registrou 131 ocorrências, enquanto a unidade de Paripe realizou 27 atendimentos durante os festejos realizados entre os dias 19 e 21 de junho. Entre as principais causas dos atendimentos estiveram dor abdominal, cefaléia e intoxicação alcoólica.

Vereador abriu portas de empresa para o PCC e comandava 'estrutura paralela', diz Polícia Civil

Por André Fleury Moraes | Folhapress

Vereador abriu portas de empresa para o PCC e comandava 'estrutura paralela', diz Polícia Civil
Foto: Divulgação / PC

O relatório final do inquérito que apura a participação do vereador Senival Moura (PT) num suposto esquema de lavagem de dinheiro para o PCC (Primeiro Comando da Capital) diz que o parlamentar foi responsável por abrir as portas da empresa de ônibus Transunião para a facção criminosa.
 

Segundo a Polícia Civil, foi o petista quem "instrumentalizou a Transunião para a operacionalização de um sistema financeiro clandestino", voltado ao suporte econômico de indivíduos ligados ao PCC.
 

Ele foi preso nesta quarta-feira (25) em operação do Ministério Público de São Paulo e da Polícia Civil.
 

Procurada, a assessoria do vereador afirmou que uma nota estava sendo preparada e seria divulgada em breve. Não foi informado o contato do advogado do parlamentar.
 

Senival, de acordo com as investigações, era uma espécie de "instância superior" dentro da empresa ainda que não ocupasse nenhum cargo formal. Na maioria das circunstâncias, diz a Polícia Civil, a palavra final sobre a decisão a ser tomada era dele.
 

Um relatório do Coaf constatou que o vereador movimentou R$ 2,4 milhões sem origem identificada, situação que, segundo a polícia, "não pode ser compreendida como mera inconsistência pontual ou evento financeiro de reduzida relevância", e viu também incompatibilidades no patrimônio do petista.
 

Investigadores descobriram que o parlamentar mantinha imóveis avaliados em mais de R$ 1,8 milhão e uma propriedade rural de alto padrão em Extrema (MG).
 

Os bens são incompatíveis com seus rendimentos como servidor público e titular de mandato. O salário do vereador em São Paulo é de R$ 26 mil.
 

Procurada por meio de mensagem e telefonemas, a liderança do PT na Câmara não se manifestou até o momento.
 

Além de Senival, foram presos Jair Ramos de Freitas, o Cachorrão, que seria um diretor informal da empresa de ônibus, e Devanil de Souza Nascimento, o Sapo, homem de confiança do vereador. Os dois são réus acusados do assassinato de Adauto Soares Jorge, então presidente da Transunião, em 2020
 

A reportagem busca a defesa dos presos e a da própria Transunião, que não atendeu aos telefonemas feitos pela reportagem nesta quarta.
 

A investigação que deu origem à operação Última Parada começou após o assassinato de Adauto Soares Jorge, então presidente da Transunião, em 2020.
 

Segundo o Ministério Público, foram coletadas provas sobre o uso da empresa, que teria obtido em 2025 R$ 300 milhões do sistema de transportes paulistano para a prática de lavagem de capitais.
 

A Justiça decretou o sequestro e bloqueio de R$ 194 milhões de contas bancárias ligadas aos investigados e à companhia. Também foram bloqueados 117 veículos, 21 imóveis e três embarcações.
 

O Poder Judiciário também determinou o afastamento dos diretores da Transunião e a comunicação à Prefeitura de São Paulo para adoção de providências administrativas, regulatórias e contratuais, incluindo intervenção administrativa.
 

O objetivo é garantir o atendimento aos usuários do transporte coletivo.
 

Segundo as investigações, há um núcleo paralelo que toma as decisões relativas à empresa de transporte, incluindo a transferência de valores para criminosos ligados ao PCC.
 

 

Quem fica com a taça da Copa? Presença de Trump na final relembra episódio polêmico no Mundial de Clubes; entenda
Foto: Divulgação / Casa Branca

A final da Copa do Mundo de 2026 deve ter a presença de Donald Trump na cerimônia de premiação. Segundo o presidente da Fifa, Gianni Infantino, o presidente dos Estados Unidos estará no estádio de Nova Jersey e participará da entrega da taça ao campeão do torneio.

 

A declaração foi dada na última terça-feira (23), em entrevista à emissora norte-americana Fox News. A decisão da Copa está marcada para o dia 19 de julho, no New York/New Jersey Stadium.

 

"Estaremos juntos com o presidente (Trump), aproveitando a final e entregando o troféu ao vencedor, claro, juntos. Estamos juntos o tempo todo", afirmou Infantino.

 

 

O trecho da entrevista foi publicado pelo perfil oficial da Casa Branca na rede social X. Trump ainda não se manifestou oficialmente sobre a declaração.

 

A fala do presidente da Fifa trouxe novamente atenção ao protocolo de entrega dos troféus da entidade. No caso da Copa do Mundo, a seleção campeã recebe a taça original durante a cerimônia, ergue o troféu no gramado e participa da celebração com o elenco. Depois, o objeto principal retorna aos cuidados da Fifa.

 

Desde 2005, a entidade não entrega mais a taça original de forma definitiva ao campeão. A seleção vencedora passa a receber uma réplica oficial, conhecida como Troféu dos Vencedores da Copa do Mundo da Fifa. A peça é banhada a ouro e fica com a federação campeã.

 

Ou seja, o campeão mundial levanta a taça original na cerimônia, mas não fica com ela. O troféu principal permanece sob responsabilidade da Fifa.

 

A situação é diferente do que ocorreu recentemente no Mundial de Clubes. Em 2025, Trump e Infantino participaram juntos da premiação da competição disputada nos Estados Unidos. Na final, o Chelsea venceu o Paris Saint-Germain por 3 a 0 e recebeu a taça das mãos do presidente norte-americano.

 

Durante a comemoração, Trump permaneceu no palco ao lado dos jogadores do Chelsea.

 

O tema ganhou outro desdobramento quando Trump afirmou, em entrevista à DAZN, que havia ficado com uma versão do troféu do Mundial de Clubes no Salão Oval da Casa Branca, em Washington. Segundo ele, a Fifa teria produzido outro exemplar para o Chelsea.

 

"Eles (a Fifa) disseram: ‘Vocês poderiam segurar este troféu por um tempinho?’. Nós o colocamos no Salão Oval e então eu disse: ‘Quando vocês vão pegar o troféu?’, e Gianni Infantino disse: ‘Nós nunca vamos pegá-lo, vocês podem ficar com ele para sempre no Salão Oval. Estamos fazendo um novo’. E eles realmente fizeram outro", revelou.

 

De acordo com a Fifa, o Mundial de Clubes conta com três versões do troféu: uma original e duas réplicas. A taça principal fica guardada junto aos demais troféus da entidade, em Zurique, na Suíça. Uma das cópias ficou com o Chelsea, campeão do torneio, e outra foi destinada ao país sede.

 

Na Copa do Mundo, o procedimento é tratado de forma mais restrita pela entidade. A taça original é usada nos principais eventos oficiais e na cerimônia de premiação, mas não permanece com o campeão.

 

A presença prevista de Trump na final de 2026 também ocorre em um contexto específico. A Copa será disputada em três países: Estados Unidos, México e Canadá. A decisão, no entanto, acontecerá em território norte-americano.

 

Com isso, a cerimônia de premiação deve reunir o presidente da Fifa, o presidente dos Estados Unidos e a seleção campeã no momento de entrega do troféu. A definição sobre o posicionamento das autoridades no palco e a condução da entrega seguirá o protocolo da entidade para a final.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A prévia da inflação oficial de junho ficou em 0,41%. Esse resultado representa que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) perdeu força pelo segundo mês seguido. Em abril, o IPCA-15 tinha marcado 0,89% e, em maio, 0,62%.

 

No acumulado de 12 meses, o índice soma 4,8%. Em maio, essa alta acumulada era de 4,64%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

 

O IPCA-15 é considerado uma prévia da inflação oficial, medida pelo IPCA.

 

De acordo com o Boletim Focus da última segunda-feira (22), sondagem feita pelo Banco Central (BC) com instituições financeiras, a mediana da expectativa para a inflação oficial de junho é de 0,32%. 

 

Para chegar à prévia da inflação, os pesquisadores coletam preços de nove grupos de produtos e serviços. Em junho, a alta média dos alimentos e bebidas e da habitação responderam por dois terços do IPCA-15.

 

Veja o comportamento dos grupos e os impactos em ponto percentual (p.p.):

Alimentação e bebidas: 0,74% (0,16 p.p.)

 

Habitação: 0,72% (0,11 p.p.)

 

Artigos de residência: 0,36% (0,01 p.p.)

 

Vestuário: 0,45% (0,02 p.p.)

 

Transportes: -0,03% (-0,01 p.p.)

 

Saúde e cuidados pessoais: 0,47% (0,06 p.p.)

 

Despesas pessoais: 0,34% (0,04 p.p.)

 

Educação: -0,02% (0,00 p.p.)

 

Comunicação: 0,34% (0,02 p.p.)

 

ALIMENTAÇÃO EM CASA SOBE MENOS

Dentro do grupo alimentação e bebida, a alimentação no domicílio variou 0,87%. Em maio, tinha subido 1,73%.

 

Os preços que mais subiram no grupo foram o da batata-inglesa (29,42%), do tomate (17,27%), do feijão-carioca (14,29%) e da cebola (9,54%).

 

O IBGE destacou que, no semestre, tomate (103,84%), cenoura (103,10%) e batata-inglesa (100,20%) mais que dobraram de preço. Alimentos são produtos que têm os custos muito relacionados a condições climáticas.

 

BANDEIRA AMARELA PESA

No grupo habitação, o custo que mais cresceu foi o da energia elétrica residencial (2,04%). De todos os 377 produtos e serviços pesquisados, a conta de luz teve o maior impacto de alta (0,08 p.p.).

 

A explicação, segundo o IBGE, está na bandeira tarifária amarela, com a cobrança adicional de R$ 1,885 para cada 100 quilowatt-hora (Kwh) consumidos. 

 

As bandeiras tarifárias são determinadas mês a mês pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo a agência, a previsão de chuva abaixo de média e a expectativa de aumento do consumo de energia justificam a tarifa extra.

 

A previsão de escassez de chuvas e as temperaturas mais altas no país aumentam os custos de operação do sistema de geração de energia das hidrelétricas. Dessa forma, é necessário acionar as usinas termelétricas, que têm custo maior.

 

Contribuíram também para a alta da conta de luz os reajustes tarifários em Belo Horizonte, no Recife, em Fortaleza e Salvador. Mesmo esses sendo impactos regionais, o IPCA, por ser uma média nacional, reflete os aumentos.

 

No grupo transportes, as passagens aéreas ficaram 7,24% mais caras (impacto de 0,05 p.p.).  No sentido inverso, os combustíveis recuaram 1,22% (impacto de -0,08 p.p.).

 

De todo o IPCA-15, o etanol (-5,30%) e a gasolina (-0,73%) foram os preços com o maior impacto negativo (-0,04 p.p. cada). O óleo diesel recuou 1,47% em junho.

 

IPCA-15
O IPCA-15 tem basicamente a mesma metodologia do IPCA, a chamada inflação oficial, que serve de base para a política de meta de inflação do governo: 3% no acumulado em 12 meses, com margem de tolerância de 1,5 p.p. para mais ou para menos.

 

A diferença entre os índices está no período de coleta de preços e na abrangência geográfica. Na prévia, a pesquisa é feita e divulgada antes mesmo de acabar o mês de referência. Em relação à divulgação atual, o período de coleta foi de 16 de maio a 16 de junho.

 

Ambos os índices levam em consideração uma cesta de produtos e serviços para famílias com rendimentos entre um e 40 salários mínimos. Atualmente o valor do mínimo é R$ 1.621.

 

O IPCA-15 coleta preços em 11 localidades do país (as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, de Porto Alegre, Belo Horizonte, do Recife, de São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia.); e o IPCA, 16 localidades (inclui Vitória, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju). O IPCA cheio de junho será divulgado em 10 de julho.

Haddad define França como vice na disputa pelo Governo de SP, com Tebet e Marina para o Senado
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ex-governador e ex-ministro Márcio França (PSB) será vice na chapa do ex-ministro Fernando Haddad (PT) para o Governo de São Paulo. A decisão foi tomada após conversa com o presidente Lula (PT) na quarta-feira (24), no Palácio da Alvorada. As também ex-ministras Marina Silva (Rede) e Simone Tebet (PSB) disputarão as vagas ao Senado no estado.

 

Segundo a Folha de S. Paulo, o acerto foi possível após França, que queria ser candidato a senador ou governador, ceder e aceitar a vice. Aliados de Haddad avaliam que ele soma à chapa votos em regiões de São Paulo onde o PT tem pouca força, como a Baixada Santista.

 

Interlocutores do presidente Lula afirmam que o petista acompanha de perto a aliança em São Paulo porque o estado tem o eleitorado mais numeroso do país, o que torna ainda mais importante a existência de um palanque forte para seu nome.

 

Na ala governista, há a avaliação de que França tem um perfil de confronto político que falta a Haddad. Devem ficar por conta do vice os principais ataques ao atual governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tentará a reeleição.

 

A NEGOCIAÇÃO 
Ainda conforme a Folha, na reunião com Lula, França ponderou que poderia ajudar o presidente sendo candidato a governador. Ele apresentou um raciocínio de que poderia tomar votos de Tarcísio e forçaria um segundo turno entre Haddad e o atual governador no Estado.

 

No entanto, a ideia que prevaleceu, porém, é a de que a possibilidade de Haddad ter mais votos neste primeiro turno do que em 2022, já é benéfica para Lula. Aliados do presidente da República também avaliam que, se for reeleito no primeiro turno, Tarcísio não se empenhará tanto no segundo para pedir votos para Flávio Bolsonaro (PL), principal adversário do presidente na eleição nacional.

 

Em 2022, Haddad obteve o melhor desempenho do PT na história das eleições paulistas. Ele conseguiu 36% dos votos no primeiro turno e 45% dos votos no segundo. O resultado foi considerado fundamental para a vitória de Lula naquele ano.

 

O pré-candidato a governador deverá anunciar oficialmente ainda nesta quinta-feira (25) as posições que seus aliados ocuparão na chapa.

Jogador argentino busca esposa e filhos após terremotos na Venezuela: "Nosso edifício caiu"
Foto: Instagram / @lucastrejo_lt

O jogador argentino Lucas Trejo fez um apelo nas redes sociais nesta quinta-feira (25) em busca de informações sobre a esposa e os dois filhos, que estão desaparecidos após os terremotos que atingiram a Venezuela na noite de quarta-feira (24).

 


Foto: Instagram / @lucastrejo_lt

 

Trejo atua no futebol venezuelano e afirmou que perdeu contato com a família depois do desabamento do prédio onde eles moravam, em Playa Grande, na região de La Guaira, próxima à capital Caracas. O jogador pediu ajuda para localizar a esposa, Yani, e os filhos Aarón e Ainhoa.

 

"Nosso edifício em Praia Grande caiu, não sei nada da minha família, por favor orem por eles e difundam esta mensagem para alguém que possa tê-los visto. Quero acreditar que não estavam lá. Orem pela minha família, por favor", afirmou Trejo.

 

A situação do atleta ocorre em meio ao cenário de destruição causado por dois fortes terremotos registrados em sequência na Venezuela. Os tremores, de magnitudes 7,2 e 7,5, atingiram o país com menos de um minuto de diferença e provocaram desabamentos em Caracas, La Guaira e outras regiões.

 

Segundo atualizações divulgadas nesta quinta-feira, ao menos 164 pessoas morreram e quase mil ficaram feridas. O número de vítimas ainda pode aumentar, já que equipes de emergência seguem trabalhando na retirada de pessoas presas sob os escombros.

 

O governo venezuelano declarou estado de emergência após os tremores. La Guaira aparece entre as áreas mais afetadas pelo desastre, com registros de prédios danificados, estruturas colapsadas e interrupções em serviços essenciais.

 

Além dos dois principais abalos, as autoridades também registraram réplicas nas horas seguintes. Réplicas são tremores menores que acontecem depois de um terremoto mais forte e podem aumentar o risco de novos desabamentos em áreas já atingidas.

 

Os terremotos foram sentidos em diferentes regiões da Venezuela e também em cidades do Norte do Brasil. Moradores deixaram prédios às pressas, enquanto equipes de resgate foram mobilizadas para procurar sobreviventes.

 

No caso de Lucas Trejo, a busca pela família mobilizou torcedores, clubes e perfis ligados ao futebol sul-americano nas redes sociais. O jogador compartilhou imagens dos familiares e pediu que a mensagem fosse divulgada para tentar obter informações sobre o paradeiro deles.

 

As buscas continuam nesta quinta-feira, enquanto autoridades venezuelanas atualizam os danos provocados pelos tremores e mantêm equipes de resgate em áreas com maior número de desabamentos.

STJ condena Bradesco a pagar mais de R$ 600 milhões em ação envolvendo construtora falida

Por Felipe Mendes | Folhapress

STJ condena Bradesco a pagar mais de R$ 600 milhões em ação envolvendo construtora falida
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

A Terceira Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) condenou o Bradesco a ressarcir a massa falida da Montreal Engenharia, incorporadora que teve a falência decretada em 2006 e atividades suspensas em 1998.
 

Em acórdão publicado nesta quarta-feira (24), a Justiça condena o banco a pagar R$ 20,4 milhões atualizados e corrigidos pela Selic desde 16 de abril de 1998, o que corresponde a quase R$ 650 milhões em valores atuais.
 

A sentença, assinada pelo ministro Humberto Martins, relator do caso, entende que o banco se beneficiou indevidamente de acordo com a construtora para se apropriar de bens que deveriam ter sido destinados ao pagamento de dívidas trabalhistas e, sobretudo, com o Fisco.
 

Pouco antes da decretação da falência da Montreal, o Bradesco firmou um acordo com a construtora, a qual lhe devia cerca de R$ 32 milhões em decorrência de empréstimos tomados para a compra de equipamentos, como guindastes e tratores. Os equipamentos foram entregues ao banco como forma de quitação da dívida, o que não poderia ter ocorrido na ocasião.
 

Posteriormente, o Bradesco repassou os equipamentos à Inepar, companhia de infraestrutura paranaense, em troca de ações da empresa.
 

O termo legal para a falência da Montreal ocorreu em abril de 1995. O acordo firmado com o banco para a entrega dos equipamentos veio após isso, o que suscitou um processo movido pela massa falida da construtora por meio do escritório Rücker & Longo Advogados, em 2018.
 

A Justiça ratificou, em três instâncias, que houve irregularidade no processo de entrega das máquinas e equipamentos e que o banco deve ressarcir a massa falida da Montreal.
 

O Bradesco disse à reportagem que não comenta assuntos sub judice. O banco é representado no caso pelo escritório Sergio Bermudes Advogados.
 

O parecer do STJ aponta que "a dação em pagamento é uma das formas mais comuns de burla à condição de paridade entre os credores".
 

"Embora não se saibam os exatos termos do contrato originário e mais ainda, como destacado, seja desnecessário comprovar a intenção de fraudar, em razão da subsunção do caso ao art. 129, é possível concluir que houve irregularidades", afirma trecho da peça obtida pela reportagem.
 

"Não resta dúvida de que as transações realizadas trouxeram prejuízo à massa falida e aos credores, posto que representavam parte do ativo da autora, negociados ao arrepio da lei, com pessoas que evidentemente tinham ciência da situação financeira e econômica da Montreal, pois já tinham com ela relações jurídicas anteriores."
 

O banco não tem o valor provisionado em balanços financeiros nem divulga a causa como um fator de risco em seu formulário de referência, documento disponibilizado aos acionistas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Foto: Antena 1 Salvador
Foto: Antena 1 Salvador

O secretário de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Sedur), Sosthenes Macedo, afirmou que o projeto executivo (reprojeto) da Ponte Salvador-Itaparica ainda não deu entrada nos sistemas da administração municipal. A declaração aconteceu durante entrevista ao programa Bahia Notícias no Ar,  na Rádio Antena 1.

 

De acordo com o titular da pasta, embora o Governo do Estado tenha divulgado o projeto para a imprensa, o órgão técnico municipal não registra o recebimento do material para a análise de viabilidade da obra.

 

Macedo esclareceu a distinção entre as etapas iniciais e a estrutura global. Segundo ele, as licenças concedidas pela Sedur restringem-se unicamente à implantação dos canteiros de obras e de plataformas provisórias para sondagens. "A Ponte Salvador-Itaparica não tem a licença do reprojeto. O material ainda não chegou à Sedur para que os técnicos da pasta façam as devidas análises. Até então, a solicitação era zero", enfatizou o secretário.

 

 

Durante a entrevista, o titular da Sedur buscou afastar qualquer narrativa de tensionamento ou tentativa de bloqueio institucional por parte da Prefeitura. Ele destacou que a orientação do prefeito Bruno Reis (União) é clara no sentido de cooperar com qualquer intervenção que traga benefícios à capital baiana, reiterando que nenhum ato de embargo foi cogitado. "Não há uma obra que seja boa para Salvador que ele tenha feito algum tipo de ato de embargo ou de cerceamento. Isso não houve, não há e não será agora que vai acontecer", assegurou.

 

Por fim, Sosthenes Macedo alertou sobre a complexidade da avaliação de um empreendimento dessa magnitude, sinalizando que as análises demandam tempo e rigor técnico. O secretário defendeu a autonomia dos servidores da Sedur, pedindo para que se evite politizar ou gerar pressões infundadas por celeridade sem a documentação em mãos. "Um projeto desse tamanho você não vai conseguir analisar em uma semana. É o técnico que lidera a discussão. O que nós fazemos é pautado estritamente na legalidade e na técnica", concluiu.
 

Lula e Flávio Bolsonaro
Foto: Montagem com fotos Agência Brasil e Agência Senado

Pesquisa PoderData divulgada nesta quinta-feira (25) mostra que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) teve uma pequena recuperação desde a última sondagem do instituto, em março, e diminuiu a distância para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na simulação de segundo turno. A recuperação do candidato do PL acontece na esteira da revelação de ligações suspeitas entre o então líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), com os sócios do Banco Master.

 

Segundo o PoderData, o presidente Lula marcou 46% na simulação de segundo turno, contra 43% de Flávio Bolsonaro. Brancos e nulos são 8% e não sabe em quem votar, 3%. 

 

Na pesquisa passada, o senador do PL obteve 42%, e com a recuperação agora em junho, a diferença de três pontos percentuais permite dizer que ele e Lula estão em situação de empate técnico, já que a margem de erro do levantamento é de dois pontos. A sondagem do PoderData não teve influência, entretanto, das críticas feitas pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro ao seu enteado, nesta quarta (24). 

 

A estratificação da intenção de votos apurada pelo PoderData mostra que o presidente Lula é o nome escolhido por 50% das mulheres entrevistadas, contra 38% que escolherem o nome do PL. Entre os homens, o cenário se inverte: Lula 41% X 48% Flávio. 

 

O líder petista tem vantagem também no Nordeste (53% das intenções de voto) e entre os que cursaram até o ensino fundamental (49%). Flávio Bolsonaro vai melhor no Centro-Oeste (52%) e entre os que têm o ensino médio (50%).

 

Outras simulações de disputas em segundo turno também foram feitas pela pesquisa PoderData. Confira abaixo os resultados: 

 

Lula 43% x 41% Joaquim Barbosa (DC)

Lula 45% x 38% Renan Santos (Missão)

Lula 45% x 42% Romeu Zema (Novo)

Lula 45% x 42% Ronaldo Caiado (PSD)

 

Os dados da pesquisa PoderData foram coletados de 21 a 24 de junho de 2026, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.400 entrevistas em 617 municípios das 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o nº BR-05722/2026.
 

Servidores públicos terão turno reduzido em jogos no Brasil na Copa do Mundo; veja calendário 
Foto: Divulgação / Fifa

O expediente dos servidores públicos na próxima segunda-feira (29), dia de jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2026, se encerrará às 11h da manhã. A partida tem início previsto para às 14h. A medida faz parte de uma orientação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). 

 

No caso dos jogos da copa, a portaria do MGI indica que as horas não trabalhadas deverão ser compensadas no período de 3 de agosto a 30 de setembro de 2026. 

 

As orientações e normativas emitidas pelo Ministério não são válidas para todas as instâncias do serviço público. Elas aplicam-se exclusivamente à Administração Pública Federal do Poder Executivo.

 

Segundo informações do jornal Metrópoles, para os que atuam presencialmente e não participam do Programa de Gestão, a compensação deverá ocorrer por meio da antecipação do início da jornada diária ou de sua postergação.

 

Pela portaria, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, os agentes públicos poderão se ausentar nos seguintes horários, sempre considerando o horário de Brasília:


- Jogos às 14h: ausência a partir das 11h
- Jogos às 16h: ausência a partir das 13h
- Jogos às 17h: ausência a partir das 14h
- Jogos às 18h: ausência a partir das 15h
- Jogos às 19h: ausência a partir das 16h

 

Para partidas em horários noturnos:
- Jogos às 21h30: agentes públicos cujo expediente regular se encerre após as 18h30 poderão se ausentar a partir das 18h30
- Jogos às 22h: agentes públicos cujo expediente regular se encerre após as 19h poderão se ausentar a partir das 19h.

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Vamos ver quem vai poder cantar "Amigo estou aqui". Porque às vezes é homenagem, às vezes é premonição. Mas preocupado mesmo eu estou com Gargamel. Enquanto isso, o São João chega com os clássicos: amendoim cozido, político dançando mal e Bruno de Wagner com uma combinação questionável. Mas decidiram cantar dessa vez, e aí foi uma surpresa - negativa - atrás da outra. Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

AjorProjor

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas

Antena1

Rota Bahia

Acorda Cidade
Rede GN
Blog do Anderson
Marcos Frahm
Achei Sudoeste
Blog do Valente
Calila Notícias
Radar 64
Políticos do Sul
Mais Região
Alagonews
Augusto Urgente
Bom Jesus da Lapa Notícias
Caboranga Notícias
Camaçari Notícias
Catu Notícias
Euclides da Cunha
Giro em Ipiaú
Portal Alerta
PA4/ Portal Ozildo Alves
Velho Chico News