Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias Holofote
Você está em:
/
/
Esporte

Notícia

Governo da Bahia corre contra o tempo para construir pista olímpica e receber Pan-Americano de BMX

Por Leandro Aragão

Governo da Bahia corre contra o tempo para construir pista olímpica e receber Pan-Americano de BMX
Foto: Divulgação / ASBMX

Com a mutilação da pista do Corsário, Salvador vive um momento de carência de uma pista de nível de BMX. Mesmo assim, a Bahia está no radar da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) para receber o Pan-Americano da modalidade. Segundo o diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Vicente Neto, o governo do estado corre contra o tempo para iniciar as obras do equipamento olímpico e poder sediar a competição internacional.

 

"Nós fomos procurados pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) para trazermos em 2024 o Pan-Americano. Acabamos de fazer uma etapa do Brasileiro na Praia do Corsário e a Prefeitura de Salvador, em função da obra do calçadão na região, vai utilizar um pedaço da pista. Então, temos dois problemas que são trazer o Pan-Americano para cá e perder um pedaço da pista por conta da obra da prefeitura", afirmou em entrevista ao Bahia Notícias.

 

De acordo com o presidente da Federação Baiana de Ciclismo (FBC), Oscar Sobrinho, o Brasil ganhou o direito de sediar o Pan de BMX. No entanto, a Bahia assumiu a ponta para receber a competição continental devido ao ótimo desempenho da baiana Paôla Reis, primeira ciclista do país a garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

 

"Como nós temos a primeira atleta do ciclismo brasileiro nas Olimpíadas, eu pedi a [Jorge Luiz] Vasconcellos, que é o presidente da Confederação, que pudesse segurar para a Bahia sediar esse evento. O governo quer muito fazer a instalação desse equipamento, o que seria maravilhoso para a gente", contou o dirigente ao BN.

 

Apesar da moral recebida pela entidade nacional, a Bahia tem um prazo para definir os detalhes da pista e iniciar as obras de construção. O Pan-Americano de BMX está programado para acontecer em setembro de 2024. No entanto, a sede precisa ser escolhida até o final deste ano.

 

"Não podemos dormir no ponto. Estamos na luta, porque em dezembro o presidente da Confederação tem que bater o martelo onde será a disputa. Se já começar a construir, ele consegue segurar, porque são muitos estados interessados em sediar também", ressaltou. 

 

Segundo Vicente Neto, o governo avalia dois terrenos que pertencem ao poder público. Um deles fica localizado na avenida Gal Costa, na proximidade entre os bairros de São Marcos e Sussuarana. O outro é na Avenida 29 de Março, que liga a Avenida Paralela à Avenida Aliomar Baleeiro, mais conhecida como Estrada Velha do Aeroporto. Além de evitar custos com desapropriações, os locais são bem vistos pela FBC.

 

"São lugares que seriam interessantes para a gente. Porque para evento internacional, a pista precisa estar a 'x' metros do aeroporto, de hotel. Temos que atender algumas normas específicas", destacou Sobrinho.

 

Vicente Neto é o diretor-geral da Sudesb | Foto: Igor Barreto / Bahia Notícias

 

HOMOLOGAÇÃO DE PISTA OLÍMPICA

A nova pista não precisa estar construída para ser homologada como olímpica e poder receber competições internacionais. Oscar Sobrinho explicou o que é necessário para definir o nível do equipamento, que abriria o caminho para Salvador ser confirmada como palco do Pan.  

 

"Para uma pista ser homologada como olímpica, tem que fazer a contratação de uma pessoa de nível internacional para fazer essa pista. Uma vez fazer o contrato com essa pessoa, a gente tem a chancela que essa pista será nos moldes olímpicos, então aí a gente consegue. Não precisa nem meter mão na pista, só ter o lugar e contratar o cara, pronto. Damos a dimensão para ele, que faz o projeto e pronto, a gente consegue", detalhou.

 

PISTA DO CORSÁRIO

Por causa da requalificação da orla de Salvador, a Prefeitura da capital precisou fazer modificações na pista Tertuliano Torres de Bicicross, localizada na Praia do Corsário. Com isso, o equipamento não é sequer cogitado como um plano B na candidatura como sede do Pan-Americano.

 

"A pista de bicicross do Corsário hoje já não atenderia um evento internacional", declarou Sobrinho. "A Prefeitura precisou fazer algumas modificações. Por exemplo, para fazer um evento precisamos dar um espaço para as equipes fazerem os boxes, isso a gente perde com a construção da nova orla. A arquibancada que sempre colocamos móvel, perdemos esse espaço também. Mas quando tivermos evento, a gente consegue colocar a arquibancada na parte do calçadão, pedindo liberação da Prefeitura. Os boxes também vão para outra área que é de estacionamento. A gente perde o estacionamento de ônibus das equipes e agora temos que procurar outro lugar. Por isso não atende", explicou.

 

Foto: Divulgação / Sudesb

 

Porém a pista não será demolida. Sobrinho indicou que a FBC assumirá o equipamento, que deverá passar por reforma.

 

"Já batemos o martelo que vamos ficar com a pista. Isso já foi uma vitória. Ela vai ter as mesmas dimensões. Vai ser toda reformada e melhorar bastante. É mais um espaço de iniciação esportiva, mas não para competições", falou.

 

OUTRA PISTA OLÍMPICA NA BAHIA

Além da novidade em Salvador, a Bahia está perto ganhar outra pista olímpica no interior do estado. Um novo equipamento já está sendo construído em Castro Alves, município localizado a 190 km da capital baiana. No entanto, de acordo com o mandatário da FBC, ela também não seria cogitada para abrigar o Pan-Americano de BMX.

 

"É como falei, tem a necessidade de aeroporto e hotelaria. Com isso, Castro Alves não consegue atender", pontuou. "É uma pista que pode atender a nível nacional, como um Campeonato Brasileiro. Mas uma competição de nível internacional com atleta de ponta, tem que ter hotel cinco estrelas, tem todo um aparato contratual que temos que seguir", completou.

 

Além de poder receber competições nacionais, Sobrinho destacou outro importante papel da nova pista de Castro Alves para a modalidade.

 

"A pista de Castro Alves está sendo construída nos moldes olímpicos também. Nós não contratamos ninguém, estamos fazendo com recursos próprios e nossos próprios técnicos. Mas vai ser uma pista muito boa para atender a nível nacional", disse. "É uma pista que não vai faltar espaço, por exemplo, para Paôla treinar. Hoje ela não tem espaço de treinamento de qualidade e a gente precisa dar, não só a ela, mas também para outros atletas, a oportunidade. Então assim, o governo acaba gastando muito levando ela para outros lugares para treinar", continuou.

 

Paôla Reis | Foto: Reprodução / Navada Photography

 

A pista do interior tem como função revelar novos talentos. 

 

"Em Castro Alves não vai faltar talento. Eu conheço o potencial de atletas que tem naquele lugar. É um berço do mountain bike. O mountain bike não se faz com crianças de oito anos, mas o bicicross, você faz, né? Os grandes ciclista de mountain bike vieram do bicicross, aí de repente, acabam tomando outro rumo, outros gostam e ficam. Mas ali é o início de tudo, a base", falou o dirigente.

 

Sobrinho prevê que a pista deverá ficar pronta para receber os atletas em 90 dias. Após o trabalho de terraplanagem, as rampas começarão a ser moldadas.

 

"Já está na fase de corte, ou seja, está fazendo toda a terraplanagem para que depois a gente possa fazer as rampas. Nós estamos com a previsão de daqui a 15 dias fazer iniciar o processo das rampas", informou. "São 60 dias de construção de rampas, aí a gente inaugura. Porque o resto, vestiário, cercamento, isso aí fazemos depois. Mas essa parte de rampa, para os meninos começarem a treinar, é 90 dias para estamos com essa pista pronta", finalizou.