Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias Holofote
Você está em:
/
/
Entretenimento

Notícia

Influenciadores de direita associam perfil Choquei e agência Mynd a morte de jovem; entenda

Por Ana Clara Pires

Influenciadores de direita associam perfil Choquei e agência Mynd a morte de jovem; entenda
Foto: Divulgação

Após o “cancelamento” da página Choquei e o linxamento de Raphael Souza, dono da página, o influenciador Daniel Penin compartilhou uma tese associando a morte da jovem Jéssica Canedo, que tirou sua própria vida após ser alvo de fake news, à Agência Mynd8, responsável pelo agenciamento de influenciadores digitais e páginas de fofoca, e o Governo Lula. Segundo as suposições, o proprietário da Choquei não teria interesse em denunciar os "verdadeiros culpados" por medo. A Mynd8 nega influência sobre a produção de conteúdos dos agenciados.

 

Daniel Penin produziu vídeo que começou a circular nos grupos de direita | Foto: Reprodução/ YouTube

 

Penin argumenta que os internautas estão atribuindo a culpa para quem está na “base da pirâmide”, e que Raphael, o dono da Choquei, só fez aquilo que foi ordenado a fazer. Em seguida, ele apontou que, além da Choquei, outras 30 páginas de fofoca que reproduziram o conteúdo similar sobre a garota também são agenciadas pela Mynd8. O influenciador sugere ainda que o próprio Whindersson Nunes, alvo da notícia falsa junto com a jovem Jéssica Canedo, teria dado pistas sobre o "topo da pirâmide", numa referência indireta à Mynd8.

 

Outra questão questionada na teoria foi o serviço prestado pela Mynd8. Em seu site oficial, a produtora afirma que faz “criação, roteiro e direção em diferentes formatos”. Para Daniel, essa informação sugere que a empresa “ganha para criar as coisas”. No entanto, a empresa se apresenta como responsável pelo agenciamento comercial de personalidades, influenciadores e páginas no Instagram, incluídas no que a agência chama de "Banca Digital". Todavia, essa lista teria sido apagada do site da Mynd8, que ficou fora do ar após a divulgação do vídeo de Penin.

 

Por conseguinte, Penin associa a Mynd8 ao Governo Lula. De acordo com ele, alguns detalhes mostram que a relação entre a produtora e o governo tem objetivos financeiros e políticos. Um dos argumentos apresentados foi que, segundo ele, todos os agenciados pela empresa são “esquerdistas”.

 

Além disso, ele apresentou uma matéria que afirmava que a agência já recebeu mais de R$ 1 milhão em contratos com o governo, incluindo os governos Michel Temer e Dilma Rousseff. Para finalizar, ele aponta uma relação pessoal entre a CEO do grupo, Fátima Pissarra, e membros do governo. A “prova” que afirma essa relação são os perfis do Instagram. Fátima segue Janja (esposa de Lula), que segue ela de volta. Pissarra também segue Lula, que não segue ela. A condição de sócia da cantora Preta Gil, filha do ex-ministro da Cultura no governo Lula, o baiano Gilberto Gil, também passou a ser associada à ligação da Mynd8 com a esquerda.

 

Fátima Pissarra é CEO da Mynd8 | Foto: Divulgação

 

Após a repercussão do vídeo de Daniel Penin, influenciadores de direita e figuras ligadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro passaram a disseminar teorias de conspiração que sugerem que a Mynd8 seria equivalente da esquerda ao chamado "gabinete do ódio", grupo responsável por disseminação de informações falsas contra adversários do bolsonarismo. 

 

Por meio de nota, a agência listou que tem sofrido "inúmeros ataques organizados e sistemáticos de ódio, mentiras e divulgação de Fake News". "O alvo é a nossa empresa, o time de pessoas sérias que trabalham aqui e, acima de tudo, as pessoas que agenciamos pela relevância que conquistaram no debate público na sociedade brasileira. Além disto, incitando envios de xingamentos e ameaças para executivos e colaboradores. Ações estas que podem gerar danos irreparáveis", completa a Mynd8 em publicação no perfil do instagram. 

 

"Somos uma agência de marketing de influência. Cuidamos exclusivamente da intermediação de venda de publicidade em perfis nas redes sociais e não participamos em nenhum momento da definição do conteúdo pessoal postado nos perfis dos criadores que atendemos", assegura a agência. (Atualizada às 17h29 para adicionar o posicionamento da Mynd8)