Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias Holofote
Você está em:
/
/
Entretenimento

Notícia

Conheça banda Aespa, girl group que levou Léo Santana a misturar k-pop com pagodão

Por Bianca Andrade

Conheça banda Aespa, girl group que levou Léo Santana a misturar k-pop com pagodão
Foto: Eder Mota/ Aespa Divulgação

Léo Santana se tornou o "bias" das fãs de k-pop no Brasil. Não está entendendo? A expressão, utilizada pelos fãs da cultura coreana quer dizer "o favorito", e o pagodeiro conquistou a nação ao se aproximar dos fãs através de um feat inusitado com o girl group Aespa.

 

Mas afinal, que grupo é esse que colocou Léo Santana para amar o k-pop? A banda Aespa é um dos grupos que pertencem à SM Entertainment, uma das maiores agências do entretenimento coreano do mundo.

 

 

Criado em 2020, o grupo formado por Karina, Giselle, Winter e Ningning debutou com o hit 'Black Mamba' e chama atenção pela divisão do mundo real e virtual, sendo considerado pelos fãs uma fusão perfeita do metaverso com a moda e o k-pop.

 

Ao todo, são oito integrantes na banda, sendo as quatro primeiras do mundo real e æ-KARINA, æ-GISELLE, æ-WINTER e æ-NINGNING as versões virtuais das artistas.

 

Foto: Divulgação

 

Desde o debut, o grupo lançou diversos EPs, o formato intermediário entre um CD e um single. São eles: Savage (2021), Girls (2022), My World (2023) e Drama (2023). O Aespa também lançou 15 singles, sendo dois deles em inglês. No final de maio, dia 27, a banda irá lançar o primeiro álbum, 'Armageddon', que contará com 10 faixas.

 

Na Coreia do Sul o impacto do grupo foi tão grande que em 2022 a banda recebeu a Comenda do Ministro da Cultura, Esportes e Turismo.

 

A banda se apresentou no Brasil em um show único em 2023. A cidade de São Paulo recebeu a 'LIVE TOUR 2023 'SYNK: HYPER LINE', a primeira global do grupo e encheu o Espaço Unimed em plena segunda-feira, 11 de setembro.

 

 

A intimidade do GG com o k-pop foi tanta e em tão pouco tempo de contato que o artista aproveitou para criar uma playlist para os fãs com as músicas que estava conhecendo. O pagodeiro também aproveitou para divulgar as próprias canções e pediu ajuda ao novo fandom.

 

"Gente! Eu tô conhecendo tudo que vocês tão me mandando, mas quero pedir humildemente pra vocês conhecerem meu trabalho também", disse ele antes de divulgar a playlist.

 

Léo se dedicou a criar o remix e compartilhou nas redes sociais o processo da brincadeira feita com o produtor musical Rafinha RSQ, responsável por um dos maiores sucessos do baiano, 'Santinha'. O remix foi feito na varanda da casa de Léo, e estudado a melhor forma de encaixar o beat do pagodão no ritmo do pop coreano. 

 

 

Para se ter uma ideia do crescimento do k-pop no Brasil, em 2022 o Spotify divulgou um estudo sobre o gênero e informou que a playlist criada pela própria plataforma tinha tido um aumento de 36% em execuções por todo o mundo. 

 

O crescimento no consumo do gênero vem acontecendo desde 2018. O serviço de streaming apontou, na época, um aumento de 230% globalmente, resultando em quase 8 bilhões de streams por mês ao redor do mundo. 

 

Na época do estudo, a Bahia aparecia na 7ª posição entre os estados que mais consumiam o gênero. O primeiro lugar na lista era de São Paulo, seguido do Rio, Minas, Paraná, Rio Grande do Sul e Ceará.

 

No Spotify, Léo tem mais de 7 milhões de ouvintes mensais, pouco mais de um milhão a menos que o girlgroup Aespa, que bateu a marca de 8.797.001 ouvintes.