Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Leonardo Góes
El Niño de 2026: o país não pode enfrentar uma seca histórica de olhos vendados
Foto: Divulgação

El Niño de 2026: o país não pode enfrentar uma seca histórica de olhos vendados

Às vésperas de um possível Super El Niño, cortar o orçamento da agência que monitora a água do Brasil é apagar o painel de instrumentos no meio da tempestade

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

yan cloud

Baile Afropink, de Yan Cloud, retorna ao Pelourinho
Foto: Divulgação / Tercio Campelo

O Baile Afropink, comandado por Yan Cloud, retorna ao Pelourinho para a primeira edição de 2025. O evento ocorre nesta quarta-feira (12), às 19h, o Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, em Salvador. Com entrada gratuita, o evento reúne os DJ sets de Manigga e Zamba, e show de Yan Cloud.


Idealizado pelo próprio cantor e compositor Yan Cloud, o Baile Afropink se consolidou como um espaço de celebração da cultura negra, promovendo diversidade, música e representatividade. Com um repertório que mescla ritmos como afrobeat, pagodão baiano, rap e R&B, o evento reafirma seu compromisso com a valorização da identidade afro-brasileira e o fortalecimento da cena musical independente.


Nesta edição, Manigga e Zamba, prometem embalar o público com suas respectivas fusões de ritmos, enquanto Yan Cloud, anfitrião do evento, apresenta novidades de seu repertório com o novo disco, AFROSSA. 


SERVIÇO
Baile Afropink
Data: 12 de fevereiro de 2025
Horário: 19h
Local: Largo Quincas Berro D’Água, Pelourinho, Salvador
Entrada Gratuita

Yan Cloud participa de festival Som do Sabor nesta sexta
Foto: Divulgação

O cantor e compositor soteropolitano Yan Cloud é uma das atrações que agitará, na próxima sexta-feira (10), a programação da primeira noite do Festival Som do Sabor, que combina música, arte urbana e gastronomia. O artista, que encerrou no ano passado sua era Pinkboy contará com a participação especial da multiartista Nininha. 


O artista levará ao público um repertório que transita por ritmos como rap, afropop, amapiano, afrobeats e R&B, reafirmando sua versatilidade e a potência de sua música. Com o seu segundo álbum de estúdio, intitulado AFROSSA, recém-lançado, ele mergulha no afrobeats baiano para celebrar a identidade e conexão cultural com a essência de Salvador. “Estar no Som do Sabor é mais do que fazer um show, quero que as pessoas saiam de lá sentindo a potência da nossa arte e da nossa voz coletiva”, destaca Yan.


Com uma programação rolando até o domingo (12 de janeiro), o evento ainda traz shows de ÁUREA SEMISERIA, Zé Atunbí e Melly. No cardápio, o público poderá degustar diferentes opções da culinária baiana. Com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado, o evento reforça Salvador como um centro pulsante de criatividade e diversidade cultural.


SERVIÇO:

Festival Som do Sabor

Datas: 10 a 12 de janeiro de 2025 

Local: Santo Antônio Além do Carmo

4 anos após ‘Pinkboy’, Yan Cloud lança ‘AFROSSA’ com participações de Rachel Reis, Larissa Luz e Melly
Foto: Divulgação

O cantor Yan Cloud lançou, nesta quinta-feira (21), seu segundo álbum de trabalho ‘AFROSSA’. Com influências do afrobeat e celebrando a herança afro-brasileira, o disco reúne 10 canções inéditas e inclui participações especiais de artistas como Rachel Reis e Melly.


O nome é uma junção de “Afro”, em referência as raízes culturais da diáspora africana, com “SSA”, abreviação para Salvador que conecta diretamente o conceito ao berço cultural do artista. O termo foi criado por Yan e o produtor musical Zamba simboliza esta fusão cultura.

 

“Este é um álbum sobre ancestralidade, sobre origem, sobre um encontro geracional que ressignifica o afrobeats global, trazendo-o para o contexto cultural e sonoro de Salvador. É um projeto que bebe do samba-reggae, pagodão e muitos outros ritmos da diáspora africana com a potência criativa da Bahia”, resume Yan.


O álbum conta com a participação de Rachel Reis no single “Nêga”, Larissa Luz na canção “Tenta”, Melly em “Ofegante”, Ricon Sapiência e RDD em “Xiu!” e o cantor Lazzo Matumbi, na música “Desmonta”. 


AFROSSA coroa uma trajetória extensa, fonograficamente debutada pelo disco Pinkboy (2020) mas que já acumula mais de 10 anos de corre e arte. “Este novo projeto é resultado de uma série de trocas intensas entre produtores e músicos. É um álbum que carrega mais maturidade, tanto na voz quanto na composição”, finaliza o músico. 

 

Na última segunda-feira (18), o cantor encerrou de vez a era ‘Pinkboy’ com o lançamento do clipe de ‘Garota de Salvador’, um de seus principais sucessos lançados em 2020. 
 

 

Yan Cloud encerra era 'Pinkboy' com lançamento do clipe de 'Garota de Salvador'
Foto: Maria Mango

O encerramento da era Pinkboy do cantor Yan Cloud ganhou um projeto especial, o lançamento do clipe de um dos principais sucessos do último trabalho do artista, a música 'Garota de Salvador'. 

 

A faixa, que teve produção de Zamba e Faustino e participação vocal de Nara Couto, faz parte do álbum lançado em 2020 pelo artista baiano e se tornou queridinha nas redes sociais. “É uma realização enorme fechar essa fase e explorar novas fases da minha arte e abordar outros assuntos, e estou muito animado em mostrar tudo o que tenho feito para o próximo disco”, afirma Yan.

 

Foto: Maria Mango

 

Contemplado pelo edital SalCine, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal, o clipe contou com a direção de Ana do Carmo. 

 

"O propósito seria enaltecer tanto a beleza física da mulher jovem preta quanto a admiração não romântica pela sua força diária, determinação e resiliência", conta a diretora.

 

 

Para retratar a beleza da 'Garota de Salvador', a diretora trabalhou na narrativa da história de quatro mulheres na capital baiana, que, em certo momento, se entrelaçam na narrativa da canção. "O lançamento de Garota de Salvador não é uma celebração apenas da minha arte, mas também da cultura rica e vibrante que essa cidade exala", afirma Yan.

 

Com a era Pinkboy encerrada, Yan foca no próximo disco, que promete flertar com outras facetas dele como artista, que se aproximam mais do afrobeats, amapiano e outros ritmos característicos do continente africano. Com título “AFROSSA”, o álbum está marcado para ser lançado nesta quinta-feira (21).

Afrobaile reúne Afrocidade, Jau, O Kanalha, Sued Nunes e Yan Cloud na Senzala do Barro Preto
Foto: Divulgação

Em uma edição especial, comemorando nove anos de Afrobaile, a Afrocidade, banda anfitriã da festa, convida grandes nomes da música da Bahia para um encontro histórico e potente no dia 8 de novembro (sexta-feira), às 21h. Juntos, Afrocidade, Jau, O Kanalha, Sued Nunes, Yan Cloud, além dos DJs Zamba e Black Daria, farão uma justa homenagem ao dono da casa, o Ilê Aiyê.


O Afrobaile começou como um movimento de valorização da cultura e da música diaspórica encabeçado pela Afrocidade, em 2015, em Camaçari. De lá pra cá, se consolidou, tornando-se o maior evento independente na cena local, atraindo público de toda a região metropolitana.  


Já foram realizadas 25 edições em Camaçari e também em Salvador para um público estimado de 50 mil pessoas. O palco do Afrobaile já recebeu em edições anteriores artistas como Liniker, Pablo Vittar, Russo Passapusso, Majur, Luedji Luna, Xênia França, Cronista do Morro, entre outros. 

 

"Quando a banda surgiu, percebemos que não havia na cena de camaçariense um espaço que acolhesse a proposta musical que trazíamos. E o Afrobaile surge como um palco para acolher o nosso trabalho e também o trabalho de artistas que bebem dessa mesma fonte, de diáspora, de cultura preta, de afro-baianidade. É uma festa que, desde o começo, se destaca por ser um espaço mais livre de experimentação, aberto para novos artistas, de música, de dança, e que atrai o público pela identificação, pela originalidade e pela atmosfera que se tem ali", explica Eric Mazzone, vocalista e diretor musical da Afrocidade. 


Oriki
A edição marcará também o lançamento de "Oriki", novo single da Afrocidade que chega em novembro nas plataformas digitais. Reverberando influências da "África atual e outras Áfricas possíveis", a banda constroi seu trabalho sonoro de forma coletiva e tem no encontro ao vivo com o público a sua potência maior.

 

Saudando os tambores de África, a banda reafirma em suas letras a força, importância e influência direta dos valores étnicos baianos e brasileiros. Além de Mazzone, a Afrocidade tem Fernanda Maia (vocal e percussão), Rafael Lima e Douglas Santos (Percussão) , Marley Lima (baixo), Sulivan Nunes (teclado) e Deivite Marcel e Guto Sobral (bailarinos). 

 

SERVIÇO:
Afrobaile - Afrocidade convida Jau, O Kanalha, Sued Nunes, Yan Cloud, DJ Zamba e DJ Black Daria
Data: 8 de novembro (sexta-feira)
Horário: 21h
Local: Senzala do Barro Preto (R. Direta do Curuzu, 228 - Curuzu)
Ingressos: R$ 60 (inteira - primeiro lote) e R$ 40 (meia - segundo lote)
Vendas: Sympla

Baile Afropink agita Pelourinho e promove oficinas para artistas independentes
Foto: Italo Freitas

O sábado será de agito na capital baiana com uma agenda cheia de eventos, entre eles está o projeto 'Baile Afropink', do cantor Yan Cloud. O show será realizado no sábado (17), no Largo Tereza Batista, no Pelourinho.

 

Esta é a oitava edição da festa, que já foi realizada em Aracaju. De acordo com Cloud, a nova edição chega com uma roupagem mais robusta e acontecerá até novembro de 2024. 

 

Ao longo das edições, o cantor irá receber nomes da música baiana, entre eles: Melly, RDD, Murilo Chester, Nêssa, Nininha, Maya, Di Cerqueira, Hiran, Gibi. Os DJs Manigga e Pivoman são residentes da festa.

 

“Estou muito animado em trazer a banda completa para os próximos shows, vai ser um marco para fechar a fase de Pinkboy e iniciar a nova que vem muito em breve. Fora que vai colar com a gente uma galera muito massa que eu ouço e admiro dentro da cena.”, disse o artista.

 

Além do show, nesta edição do Baile Afropink que tem patrocínio da Budweiser e do Governo da Bahia, acontecerão oficinas de capacitação voltada à artistas independentes e pessoas da cadeia produtiva da música da nossa cidade. 

 

Os temas permeiam produção musical, planejamento estratégico de carreira, marketing para lançamentos musicais e assessoria de imprensa para lançamentos musicais. As oficinas também são gratuitas para o total de 120 pessoas e vão ocorrer na Casa do Hip-Hop, conforme inscrição prévia para participar.

Tiganá, Josyara, Hiran, Jadsa e Ian Lasserre integram programação do projeto 'Toca!'
Foto: Patricia Almeida / Divulgação

Em sua versão virtual, o festival “Toca!” contará com uma vasta programação musical entre 22 e 25 de julho, incluindo a participação de Tiganá Santana, Josyara, Hiran, Yan Cloud, Jadsa, Vírus, Neila Kadhí, Ian Lasserre, Fatel, Mirceia Jordana, Juli e Andrezza Santos. 

 

Neste período, o projeto exibirá no Youtube três videocasts chamados de “TOCA! na Mão”, com lançamento às 18h. A iniciativa, que tem direção de Larissa Lacerda, mistura shows com entrevistas.

 

O evento prevê ainda o lançamento de um episódio do podcast “TOCA! na Escuta” nas plataformas de streaming, publicado diariamente às 9h da manhã.

 

PROGRAMAÇÃO
22 a 25 de julho
9h: TOCA! na Escuta [podcast]

Nas plataformas de streaming

Ep. 1 – 22 de julho: “Inovação nos formatos de festivais e eventos de música”
Com Ana Garcia e Joilson Santos

Ep. 2 – 23 de julho: “Tendências da produção musical e o audiovisual”
Com Jonathan Ferr e Nic Dias

Ep. 3 – 24 de julho: “Sustentabilidade e monetização com a música”
Com Átila Santana e Enio

Ep. 4 – 25 de julho: “Experiência do consumo de música e multimídias”
Com Bruno Zambelli e Naila Agostinho


18h: TOCA! na Mão [videocasts: shows com entrevistas]
www.youtube.com/tocasalvador

Dia 1 – 22 de julho: Josyara + Vírus + Juli
Dia 2 – 23 de julho: Hiran + Ian Lasserre + Andrezza Santos
Dia 3 – 24 de julho: Tiganá Santana + Jadsa + Fatel
Dia 4 – 25 de julho: Yan Cloud + Neila Kadhí + Mirceia Jordana

Yan Cloud lança 'PinkBoy' e diz representar a subversão do que se espera de um jovem negro
Foto: Divulgação

O rapper baiano Yan Cloud vai lançar, nesta sexta-feira (2), o seu novo álbum álbum, "PinkBoy". O trabalho traz 7 faixas e será disponibilizado nas principais plataformas de streaming.

 

Para o artista, o lançamento representa "a subversão do que se espera de um jovem negro. É nadar contra a maré, desafiar estatísticas, quebrar regras impostas pela vida sobre a arte e sobre o que se pode e deve ou não fazer.

 

"É sair da caixinha. É quebrar o que se espera de um jovem/homem negro, imagem essa que foi construída com base no estereótipo do “macho” viril, agressivo, bandido, sem sentimentos e hipersexualizado", comenta.

 

Segundo Yan Cloud, sua intenção é subverter os esteriótipos e "mostrar uma nova perspectiva de um jovem sonhador, frágil, que não vê problemas em demonstrar sentimentos e afeto para qualquer gênero e, acima de tudo, aberto para diálogo".

 

"PinkBoy" tem participações de Nara Couto, Issa e Saibot. A produção artística é assinada por Faustino e a produção musical por Zamba, Faustino, DJ MHC, Manigga e Conflito. Carregando tons em rosa, o visual ficou por conta de Mariana Ayumi e Bruno Zambelli.

 

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Vamos ver quem vai poder cantar "Amigo estou aqui". Porque às vezes é homenagem, às vezes é premonição. Mas preocupado mesmo eu estou com Gargamel. Enquanto isso, o São João chega com os clássicos: amendoim cozido, político dançando mal e Bruno de Wagner com uma combinação questionável. Mas decidiram cantar dessa vez, e aí foi uma surpresa - negativa - atrás da outra. Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas