Chileno está entre os quatro finalistas do I Prêmio da Música Contemporânea da Bahia
Por Ailma Teixeira
Foto: Divulgação
O chileno Héctor Garcés, de 35 anos, é um dos quatro finalistas do I Prêmio da Música Contemporânea da Bahia, que acontece na próxima terça-feira (20), na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), às 18h. A premiação tem como grande homenageada a Axé Music e seus 30 anos, com o tema “Erudito com Axé”. Sob o pseudônimo de “Saudade”, Garcés participa da premiação com a obra “Pra que!”, inspirada nas melodias de “Balancê”, famosa na voz de Gal Costa nos final dos anos 1970 e “Fricote”, canção de Luiz Caldas que ele conheceu em versão chilena.
Em Salvador desde o ano passado, quando se mudou para fazer um mestrado em Composição na Ufba, Garcés conta que se inscreveu no prêmio pela proposta de união entre o erudito e o axé. “Eu cheguei aqui interessado na cultura, na essência afrodescendente, e eu já estava um pouco envolvido nesse ambiente da composição da música”, conta. Lá no Chile, Garcés já conhecia um pouco da música baiana, “mas nem sabia que isso era axé”. Já a música erudita fez parte da sua formação. “Minha formação como músico tem a ver com o erudito. Eu comecei na música popular com o rock, mas com o estudo, a composição, eu passei a ter essa influência com o mundo erudito”, explica. Autodidata, Garcés toca violão, piano - que considera “bem necessário pra quem faz composição”-, e baixo, que tocou em pequenas bandas de rock no Chile. A composição surgiu como experimentações, foram as primeiras criações do músico em meados dos anos 1990, que se desenvolveu quando ele iniciou seus estudos de poesia escrita.
Idealizada pelos músicos e especialistas em composição, Natan Ourives e Patrick Andrews, a premiação, que é aberta ao público, entregará três prêmios em dinheiro nos valores de R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 1,5 mil reais. Além disso, os finalistas, dentre eles Garcés, terão suas obras gravadas e distribuídas digital e gratuitamente e a categoria de voto popular premiará o compositor escolhido pelo público com a estreia de sua obra pela Orquestra Sinfônica da Bahia. Veja o vídeo do concerto "Instrucciones para Bordar una Arpillera" em que Garcés participou:
Em Salvador desde o ano passado, quando se mudou para fazer um mestrado em Composição na Ufba, Garcés conta que se inscreveu no prêmio pela proposta de união entre o erudito e o axé. “Eu cheguei aqui interessado na cultura, na essência afrodescendente, e eu já estava um pouco envolvido nesse ambiente da composição da música”, conta. Lá no Chile, Garcés já conhecia um pouco da música baiana, “mas nem sabia que isso era axé”. Já a música erudita fez parte da sua formação. “Minha formação como músico tem a ver com o erudito. Eu comecei na música popular com o rock, mas com o estudo, a composição, eu passei a ter essa influência com o mundo erudito”, explica. Autodidata, Garcés toca violão, piano - que considera “bem necessário pra quem faz composição”-, e baixo, que tocou em pequenas bandas de rock no Chile. A composição surgiu como experimentações, foram as primeiras criações do músico em meados dos anos 1990, que se desenvolveu quando ele iniciou seus estudos de poesia escrita.
Garcés com o maestro Cirilo Vila | Foto: Milena Bahamonde
Idealizada pelos músicos e especialistas em composição, Natan Ourives e Patrick Andrews, a premiação, que é aberta ao público, entregará três prêmios em dinheiro nos valores de R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 1,5 mil reais. Além disso, os finalistas, dentre eles Garcés, terão suas obras gravadas e distribuídas digital e gratuitamente e a categoria de voto popular premiará o compositor escolhido pelo público com a estreia de sua obra pela Orquestra Sinfônica da Bahia. Veja o vídeo do concerto "Instrucciones para Bordar una Arpillera" em que Garcés participou: