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Marca Bahia Notícias

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MinC lança ‘Manual de Exportação de Bens e Serviços Culturais’

MinC lança ‘Manual de Exportação de Bens e Serviços Culturais’
Foto: Divulgação

Com o objetivo de estimular empreendedores a levarem a produção brasileira para além das fronteiras do país, o Ministério da Cultura (MinC) lançou, nesta quinta-feira (1º), o “Manual de Exportação de Bens e Serviços Culturais”, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). "A economia criativa no Brasil já tem um peso econômico muito significativo, correspondente a 2,64% do PIB, cerca de 1 milhão de empregos diretos e R$ 2,5 bilhões em arrecadação de impostos. Mas nossa produção cultural e criativa ainda é muito voltada ao mercado interno, salvo honrosas exceções", afirmou o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão. "É uma obrigação da política cultural incentivar os nossos empreendedores culturais para que eles possam, cada vez mais, buscar a circulação de seus bens e serviços no exterior. Precisamos exportar mais e esse manual é para isso, para facilitar a vida do empreendedor cultural", destacou. O manual, que está disponível no site do MinC (clique aqui), abrange cinco segmentos da indústria criativa: TV e Mídias Digitais, Cinema, Música, Games e Publicidade. A ferramenta concentra informações necessárias para o empreendedor cultural disposto a exportar, como acesso a mercado, exigência de vistos, regimes tributários, cobrança de taxas, necessidade de documentos adicionais, procedimentos e prazos de tramitação, modelos de contratos, feiras de negócios, números e projeções do segmento, além de links de instituições públicas e privadas envolvidas no processo de exportação.