Reality com tempero baiano, ‘Cozinhando no Supermercado’ estreia nesta quinta
Por Ailma Teixeira
Foto: Divulgação
Gente para todo lado, carrinhos de compra, filas, caixas... Ambiente normal em qualquer grande supermercado se não fosse por uma cozinha, jurados e três competidores. É essa a cena habitual que poderá ser vista a partir desta quinta-feira (29), às 19h30, no canal Discovery Home and Health. Seguindo a onda de realities culinários, “Cozinhando no Supermercado”, da produtora baiana Movioca, estreia temporada com seis episódios prontos no canal.
Com direção e criação do publicitário baiano Amadeu Alban, que já dirigiu programas como "Na Carona", "Aprovado" e "Brasil Legal", o reality pouco segue o formato dos grandes programas do gênero, como MasterChef e Batalha dos Confeiteiros. Serão três competidores por episódio, a chef Carla Pernambucano – dona dos restaurantes Carlota e Las Chicas, além de pesquisadora e apresentadora –, um convidado e o apresentador, André Vasco. “Ele é a cara do programa, é produtor também. Foi sugestão do canal, levaram uma lista e chegamos a ele”, conta Alban.
Instalar uma cozinha, câmeras, cinegrafistas e toda uma equipe de produção dentro de um ponto comercial não foram tarefas fáceis para as gravações do programa, em julho. “Impossível de fazer sem a parceria com o supermercado”, ressalta o diretor. Alban explica que o projeto nasceu após a abertura de um escritório em São Paulo, no início de 2014, e reuniões com a Discovery. A emissora propôs que eles pensassem em um projeto aliado a um de seus patrocinadores, no caso, a rede de supermercados Pão de Açúcar.
Com competidores diferentes a cada episódio, Alban diz que a competição não é o foco do programa. “A gente viu que quase todos os programas culinários são assim e nesse não era tão importante a competição, mas a relação do outro com a comida, atingir pessoas que gostam de cozinhar, contar a história dos participantes”, defende. Além da chef e do convidado da semana, os competidores vão ter que correr atrás das pessoas que tiveram fazendo compras no supermercado, pois os passantes serão o terceiro jurado.
Com o relógio contando, os cozinheiros vão ter 10 minutos para fazer suas “compras” e 15 minutos para completar o “Desafio do Consultor”, prova em que devem cozinhar um petisco frio, relacionado ao tema do episódio. Para a estreia, o tema, escolhido de acordo com o estilo dos participantes, foi carne. Com as avaliações do júri, um dos competidores será eliminado e os outros dois seguem para a próxima etapa: montar, em 1h15m, uma receita autoral com o tema da semana, dentro dos critérios técnica, organização e fidelidade.
A Movioca não confirmou segunda temporada. “A gente quer muito sentir como vai ser a resposta do público. Tendo um bom resultado, o caminho natural é que tenha uma nova temporada e queremos passar numa TV aberta também, numa grande rede nacional”. A produtora espera repetir o resultado de Batalha dos Confeiteiros, que é exibido apenas no Discovery e agora ganhou versão brasileira na TV Record.
Com direção e criação do publicitário baiano Amadeu Alban, que já dirigiu programas como "Na Carona", "Aprovado" e "Brasil Legal", o reality pouco segue o formato dos grandes programas do gênero, como MasterChef e Batalha dos Confeiteiros. Serão três competidores por episódio, a chef Carla Pernambucano – dona dos restaurantes Carlota e Las Chicas, além de pesquisadora e apresentadora –, um convidado e o apresentador, André Vasco. “Ele é a cara do programa, é produtor também. Foi sugestão do canal, levaram uma lista e chegamos a ele”, conta Alban.
Instalar uma cozinha, câmeras, cinegrafistas e toda uma equipe de produção dentro de um ponto comercial não foram tarefas fáceis para as gravações do programa, em julho. “Impossível de fazer sem a parceria com o supermercado”, ressalta o diretor. Alban explica que o projeto nasceu após a abertura de um escritório em São Paulo, no início de 2014, e reuniões com a Discovery. A emissora propôs que eles pensassem em um projeto aliado a um de seus patrocinadores, no caso, a rede de supermercados Pão de Açúcar.
O apresentador André Vasco e a chef Carla Pernambucano | Foto: Divulgação
Com competidores diferentes a cada episódio, Alban diz que a competição não é o foco do programa. “A gente viu que quase todos os programas culinários são assim e nesse não era tão importante a competição, mas a relação do outro com a comida, atingir pessoas que gostam de cozinhar, contar a história dos participantes”, defende. Além da chef e do convidado da semana, os competidores vão ter que correr atrás das pessoas que tiveram fazendo compras no supermercado, pois os passantes serão o terceiro jurado.
Com o relógio contando, os cozinheiros vão ter 10 minutos para fazer suas “compras” e 15 minutos para completar o “Desafio do Consultor”, prova em que devem cozinhar um petisco frio, relacionado ao tema do episódio. Para a estreia, o tema, escolhido de acordo com o estilo dos participantes, foi carne. Com as avaliações do júri, um dos competidores será eliminado e os outros dois seguem para a próxima etapa: montar, em 1h15m, uma receita autoral com o tema da semana, dentro dos critérios técnica, organização e fidelidade.
Os passantes degustam e avaliam os pratos dos candidatos | Foto: Divulgação
A Movioca não confirmou segunda temporada. “A gente quer muito sentir como vai ser a resposta do público. Tendo um bom resultado, o caminho natural é que tenha uma nova temporada e queremos passar numa TV aberta também, numa grande rede nacional”. A produtora espera repetir o resultado de Batalha dos Confeiteiros, que é exibido apenas no Discovery e agora ganhou versão brasileira na TV Record.