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Reality com tempero baiano, ‘Cozinhando no Supermercado’ estreia nesta quinta

Por Ailma Teixeira

Reality com tempero baiano,  ‘Cozinhando no Supermercado’ estreia nesta quinta
Foto: Divulgação
Gente para todo lado, carrinhos de compra, filas, caixas... Ambiente normal em qualquer grande supermercado se não fosse por uma cozinha, jurados e três competidores. É essa a cena habitual que poderá ser vista a partir desta quinta-feira (29), às 19h30, no canal Discovery Home and Health. Seguindo a onda de realities culinários, “Cozinhando no Supermercado”, da produtora baiana Movioca, estreia temporada com seis episódios prontos no canal.
 
Com direção e criação do publicitário baiano Amadeu Alban, que já dirigiu programas como "Na Carona", "Aprovado" e "Brasil Legal", o reality pouco segue o formato dos grandes programas do gênero, como MasterChef e Batalha dos Confeiteiros. Serão três competidores por episódio, a chef Carla Pernambucano – dona dos restaurantes Carlota e Las Chicas, além de pesquisadora e apresentadora –, um convidado e o apresentador, André Vasco. “Ele é a cara do programa, é produtor também. Foi sugestão do canal, levaram uma lista e chegamos a ele”, conta Alban.
 
Instalar uma cozinha, câmeras, cinegrafistas e toda uma equipe de produção dentro de um ponto comercial não foram tarefas fáceis para as gravações do programa, em julho. “Impossível de fazer sem a parceria com o supermercado”, ressalta o diretor. Alban explica que o projeto nasceu após a abertura de um escritório em São Paulo, no início de 2014, e reuniões com a Discovery. A emissora propôs que eles pensassem em um projeto aliado a um de seus patrocinadores, no caso, a rede de supermercados Pão de Açúcar. 



O apresentador André Vasco e a chef Carla Pernambucano | Foto: Divulgação

 Em meio a tantos programas de culinária no ar nos canais de televisão abertos e fechados, “Cozinhando no Supermercado” investe no cenário inusitado para criações de pratos e na simplicidade para provar seu diferencial. Quem espera por “gourmetização”, não vai encontrar na atração. “Quando começamos a filmar foi que a gente percebeu que o que a gente estava fazendo era muito diferente. A gente quer mostrar a memória afetiva da pessoa com aquele prato até porque a gente impõe aos competidores algumas limitações”, esclarece Alban.
 
Com competidores diferentes a cada episódio, Alban diz que a competição não é o foco do programa.  “A gente viu que quase todos os programas culinários são assim e nesse não era tão importante a competição, mas a relação do outro com a comida, atingir pessoas que gostam de cozinhar, contar a história dos participantes”, defende. Além da chef e do convidado da semana, os competidores vão ter que correr atrás das pessoas que tiveram fazendo compras no supermercado, pois os passantes serão o terceiro jurado.
 
Com o relógio contando, os cozinheiros vão ter 10 minutos para fazer suas “compras” e 15 minutos para completar o “Desafio do Consultor”, prova em que devem cozinhar um petisco frio, relacionado ao tema do episódio. Para a estreia, o tema, escolhido de acordo com o estilo dos participantes, foi carne. Com as avaliações do júri, um dos competidores será eliminado e os outros dois seguem para a próxima etapa: montar, em 1h15m, uma receita autoral com o tema da semana, dentro dos critérios técnica, organização e fidelidade. 



Os passantes degustam e avaliam os pratos dos candidatos | Foto: Divulgação

Assim como toda a estrutura do programa, os prêmios não seguem o padrão espetacular dos programas do gênero já consagrados. O vencedor do episódio leva para casa um carrinho de compras com produtos especiais, uma cafeteira da Três Corações e o equivalente a mil reais de compras na Pão de Açúcar. No primeiro episódio, o representante comercial Pedro Coppini, a gerente comercial Bianca Versolato e o advogado Oswaldo Ogihara se enfrentam.
 
A Movioca não confirmou segunda temporada. “A gente quer muito sentir como vai ser a resposta do público. Tendo um bom resultado, o caminho natural é que tenha uma nova temporada e queremos passar numa TV aberta também, numa grande rede nacional”. A produtora espera repetir o resultado de Batalha dos Confeiteiros, que é exibido apenas no Discovery e agora ganhou versão brasileira na TV Record.