Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias

Notícia

Com debate sobre 'surdos que ouvem', projeto baiano rompe paradigmas no ambiente escolar

Por Jamile Amine

Com debate sobre 'surdos que ouvem', projeto baiano rompe paradigmas no ambiente escolar
Foto: Divulgação

Único representante baiano entre 15 ideias de todo país selecionadas pelo desafio “Inovadores Surdos Que Ouvem” - lançado pela comunidade de mesmo nome no Facebook -, o projeto “Surdos que Ouvem e Tecnologias Auditivas” tem movimentado o Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), escola da rede estadual situada no Colégio Central, em Salvador. Realizado com o objetivo de dar visibilidade e conscientizar a sociedade a respeito dos diferentes níveis da surdez e suas implicações, o projeto foi idealizado pela professora e mestre em Educação Vânia Barros e culmina em um evento que inclui roda de conversa, experiências sensoriais e exposições artísticas, no dia 6 de dezembro, das 10h às 12h, com participação de professores, alunos, familiares, além de profissionais de saúde e educação. 


“Essa comunidade ‘Surdos Que Ouvem’, na verdade, nasceu de um grupo chamado ‘Crônicas da Surdez’, que é liderado por uma pessoa chamada Paula Pfeifer. Ela participou do Community Leadership Program, do Facebook, ganhou como residente pela América Latina e através disso teve acesso a um fundo financeiro para ter oportunidade de criar projetos que pudessem beneficiar a comunidade surda, dos surdos que ouvem, e essa causa. Isso foi no ano passado, e desde então ela vem fazendo algumas ações”, conta a professora, que atualmente tem 43 anos, mas desde criança sofre com problemas auditivos e hoje se reconhece como “surda que ouve”, grupo formado por pessoas com alguma perda auditiva, mas usa dispositivos eletrônicos para ouvir melhor. 


Uma das ações encabeçadas por Pfeifer é o projeto “Engajamento da comunidade e treinamento de liderança”, que incluiu a ideia de Vânia Barros entre as iniciativas apoiadas. “Dentro disso ela lançou o ‘Desafio Surdos Que Ouvem’, no qual provocou os membros, as pessoas que se declaram como surdos que ouvem lá, ou pais, famílias, para resolver um problema real da comunidade. E aí eu tive essa ideia de fazer alguma coisa aqui na Bahia. Quando a gente fala em surdez, associa logo ao surdo não oralizado, a libras, só que existe uma gama muito extensa aí, existem níveis de surdez, ela tem graus, e nem todo mundo precisa de libras. Às vezes a gente precisa de um outro tipo de acessibilidade, como aparelho auditivo e legenda. Então, eu me senti provocada e aí que eu chego no 'Inovadores Surdos Que Ouvem'”, conta a professora.

 


Projeto levou para o ambiente escolar a discussão sobre "surdos que ouvem" | Foto: Divulgação / CJCC


O apoio dado a quem participa do desafio, no entanto, não aporta qualquer ajuda financeira. “Eles enviam apenas um kit com uma blusa, dois livros, boneco da campanha e folders”, destaca Vânia, explicando que o intuito do projeto é identificar novas lideranças e, consequentemente, treiná-las para que tenham ferramentas necessárias para engajarem outras pessoas na causa. “Os proponentes dos projetos melhor executados, que gerarem mais engajamento, vão ser apenas premiados com um curso de liderança no Facebook aqui mesmo no Brasil. Fora isso não ganhamos nenhum tostão. Estou fazendo o evento com custos mínimos, com apoio da gestão da escola”, revela a educadora.


Este engajamento pôde ser percebido pouco a pouco, desde novembro, a partir das provocações suscitadas por ela, a exemplo de uma experiência sensorial que simulava, no ambiente escolar, a realidade e as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência, a partir da redução de 30 decibéis da audição de pessoas não surdas. “Eu trabalho em uma escola que tem uma metodologia de oficinas, aí tentei engajar outros professores e alunos dentro desse projeto, que termina com exposição de tudo que foi produzido e uma grande roda de conversa aberta à comunidade”, conta. “A gente vai ter uma exposição de poesia, os alunos de uma determinada oficina se inspiraram nas histórias da iniciativa 1, que é a campanha dos Surdos Que Ouvem. Eles foram lá, ouviram as histórias de 12 pessoas e estão criando poemas para dedicar a essas pessoas. Uma oficina que é mais voltada para papietagem está criando produtos artesanais, aparelhos auditivos artesanais, para serem distribuídos no dia do evento; a gente tem envolvido a oficina de fotografia para cobrir tudo que vem acontecendo”, detalha a educadora, destacando que a ideia é, além de motivar o debate na escola, também engajá-la na tomada de decisões e na percepção sobre quem é o surdo que ouve. “Muitas vezes um surdo que ouve precisa que alguém fale mais alto com ele, fale de frente pra ele, às vezes é alguém que lê lábios também. Eu escolhi o desafio de dar visibilidade a quem são esses sujeitos, os surdos que ouvem, e falar um pouquinho de tecnologias auditivas”, diz Barros. 

 


Alunos participaram de oficinas interdisciplinares e desenvolveram trabalhos voltados para o projeto “Surdos que Ouvem e Tecnologias Auditivas” | Foto: Divulgação / CJCC


Convivendo por quase toda a vida com problemas auditivos e com experiência de décadas no ambiente escolar, Vânia avalia que a escola ainda se dedica pouco a tais questões. “Não só discute pouco, mas vivencia pouco. A gente fala muito em acessibilidade, mas uma vez tendo um aluno surdo na escola, ela precisa garantir essas formas de acessibilidade. Para além dos alunos surdos que existem na escola, existem os não surdos que precisam lidar com isso, que às vezes estão imbuídos de preconceitos, que às vezes cometem bullying com seus colegas. Então, a minha ideia em fazer o evento na escola é dar visibilidade a esse tema na comunidade escolar pra que a gente engaje outras pessoas e crie empatia com esses sujeitos”, explica a educadora, que nem sempre conviveu bem com sua surdez e diz ter relutado muito antes de aceitá-la.


“Eu fui uma criança que cresceu com problemas auditivos, mas eles não eram tão graves. Muito criança eu tive os dois tímpanos perfurados”, lembra a professora, contando que até a adolescência pôde conviver com o problema físico, mas aos poucos viu o quadro se agravar. “À medida que o tempo foi passando eu fui perdendo um pouco da audição, até que quando eu tinha 21 anos eu precisei me submeter a uma cirurgia, uma timpanoplastia, reconstituição de tímpano, e depois disso eu perdi muita audição, ao ponto de ficar com uma perda severa em um dos ouvidos. Eu tenho uma perda de moderada a severa em um dos ouvidos e uma severa no outro”, revela Vânia, que notou aos poucos a deficiência e por um largo período tentou esconder esta realidade. “Eu percebia que eu não conseguia escutar a TV no mesmo tom que as pessoas que estavam no meu lado. Eu percebi que se as pessoas falassem mais de um lado, no meu ouvindo esquerdo, por exemplo, eu escutava. No direito, menos. Porque eu não sabia que eu já tinha uma perda severa naquele ouvido. E quando você começa a se deparar com isso, acho que é um movimento natural de quem sempre ouviu ter medo e negar isso. Então eu acho que inicialmente eu neguei. E quando a gente nega a gente acaba se colocando ‘no armário’ mesmo”, diz a professora.

 


A iniciativa da professora Vânia Barros foi selecionada entre 15 projetos de todo país | Foto: Divulgação / CJCC


Ainda nesse “armário”, ela usou de estratégias para disfarçar a surdez. “Você fica se esforçando pra ouvir e acaba ouvindo. Você se coloca mais perto das pessoas, se você vai a um evento, você senta lá na frente, então você vai ouvir e acaba escondido em seu próprio mundo e não revelando aquilo para as pessoas que estão ao seu redor”, explica Vânia, ressaltando, no entanto, que apesar dos esforços é impossível esconder, pois todos ao redor percebem. “Não tem como você esconder algo que já está visível. Pra mim isso é uma coisa bem básica. Se você não escuta, não consegue se comunicar, as pessoas percebem naturalmente”, avalia.


Junto com a negação veio a angústia, agravada ainda mais quando há cerca de oito anos a médica que a acompanha indicou o uso dos aparelhos auditivos. “Eles funcionariam como remédio, e pra mim foi muito difícil. Eu saí do consultório arrasada, porque, pra mim, querendo ou não, com todo conhecimento que eu tinha, aparelho auditivo estava associado a alguns estereótipos. Eu sabia que eu ia sofrer preconceito e usar o aparelho era justamente dar visibilidade ao que eu nunca quis dar”, conta Barros. Mesmo diante da necessidade, ela resistiu por quase cinco anos, até que a situação ficou insustentável, pois já prejudicava o exercício de sua profissão. Junto a isso, um incidente foi marcante na decisão de aceitar sua condição e o tratamento. “Nesse período teve uma situação que foi meio gota d’água. Eu fui ao teatro, sentei no meio e não consegui ouvir nada da peça. Eu lembro que eu chorei muito e aquela foi a gota d’água pra eu me dizer naquele dia que eu não precisava passar por isso. Eu saí do teatro determinada a usar aparelhos e comecei a pesquisar. Foi nesse período que eu encontrei o site Crônicas da Surdez”, lembra Vânia Barros, que após estudar as várias possibilidades encontrou o dispositivo ideal. “Eu decidi comprar um aparelho que não escondesse a minha surdez, um pouco maior, mas com um pouco mais tecnologia, com bluetooth, que atendesse à minha necessidade nesse mundo de hoje, contemporâneo”, conta a educadora.


A partir da própria experiência, Vânia dedica parte de sua vida e seu ofício para desmistificar alguns preconceitos e desnudar uma realidade ainda pouco discutida no país. “Eu passei por essa fase da revolta, da negação, da aceitação, e eu acho que hoje eu tenho uma obrigação social de falar para outras pessoas que usar um aparelho auditivo não é nenhum bicho de sete cabeças, de dizer que a surdez tem graus, de falar para as pessoas que elas precisam ter uma atitude preventiva em relação a sua audição. Muitas vezes a gente elege o sentido da audição como algo que não é tão importante, nunca faz uma audiometria, nunca vai a um otorrino, só faz isso quando sente alguma dor de ouvido ou garganta. E eu acho que hoje é muito bom dizer que eu uso aparelho auditivo e que ele ajuda a minha vida. Se eu não usasse talvez eu não desse mais aula”, diz a professora, que chegou a perder a capacidade de desfrutar de pequenos prazeres, mas voltou a contemplá-los. “Eu não escutava mais o som de pássaros, e hoje eu escuto. Eu moro do lado de uma reserva, e a primeira coisa que eu faço quando eu acordo é colocar os meus aparelhos. E eles são como óculos, por exemplo. Se você é míope você só enxerga de óculos, então a gente tem que começar a ver o aparelho como essa peça”, defende a professora, que sonha que em um futuro próximo os dispositivos auditivos percam a marca negativa e passem a ser incorporados até como assessórios, como hoje são os óculos.