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Sexta edição do NordesteLAB reúne setor audiovisual em ambiente de negócios

Sexta edição do NordesteLAB reúne setor audiovisual em ambiente de negócios
Foto: Divulgação

Teve início nesta terça-feira (3) a sexta edição do NordesteLAB. Consolidado como espaço de negócios para o mercado audiovisual das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, o evento funciona como uma plataforma de articulação e fomento do setor conecta agentes e promove atividades para profissionais, estudantes e público da área do audiovisual e terá edição totalmente virtual entre os dias 03 e 13 de novembro. 

 

Com o tema RE.EXISTIR, este ano, a plataforma busca se fortalecer enquanto espaço de trocas para criação de novas existências e práticas no audiovisual. “Queremos articular o desenvolvimento do setor audiovisual a partir de três dimensões: econômica, social e cultural, dialogando com as noções de diversidade e sustentabilidade”, explica André Araújo, coordenador geral do NordesteLAB junto com Gabriel Pires. Impacto social, sustentabilidade e diversidade são assuntos transversais a todas as atividades nesta edição. 

 

No período de inscrições para as atividades profissionais, 154 empresas produtoras e 239 profissionais das três regiões enviaram propostas: 698 projetos, maior número da história do evento, pleitearam reuniões com 42 players nacionais e internacionais, como Amazon, Netflix, HBO, Telecine e Rede Bahia, enquanto 66 obras foram inscritas no laboratório para desenvolvimento de seus projetos. 

 

“Num ambiente de instabilidade das políticas de fomento, em âmbito nacional, é muito bom ver o número de projetos que recebemos e mais ainda os daqui da Bahia. A produção e criação continuam pulsando por aqui e, mesmo com todos os entraves no financiamento para as obras, as empresas produtoras e todos os profissionais continuam acreditando nas forças de suas histórias”, comenta Gabriel Pires, coordenador geral do NordesteLAB. 

 

Ele ressalta o número de projetos baianos: dos inscritos nas rodadas de negócios, 462 projetos são do estado e 395 deles, de Salvador. “Vale também destacar duas empresas, uma de Vitória da Conquista, a Ato 3 Produções, e a Caboré Audiovisual, de Natal (RN), com 11 projetos cada uma, que já foram selecionados para se encontrarem com players, mostrando a força da produção do interior da Bahia e o crescimento de outros estados”, completa.