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Marca Bahia Notícias

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Coletivo baiano lança jogo online que dialoga com narrativas do espetáculo

Coletivo baiano lança jogo online que dialoga com narrativas do espetáculo
Foto: Divulgação

O Coato Coletivo, em parceria com o Game Dev Project (GDP-UFRJ), lança em 1º de abril o game "Inimigos". O jogo em realidade alternativa, que mescla a linguagem do espetáculo, será disponibilizado gratuitamente. Na próxima quarta-feira (10), às 19h, uma live sobre as Narrativas para Espetáculo Game, vai fazer uma introdução sobre o tema para o público.

 

O bate-papo, que será exibido pelo YouTube do coletivo, contará com a mediação de Mirian Fonseca e Marcus Lobo - diretores de Inimigos - e a participação do game designer Igor Carneiro (GDP), o roteirista do jogo Márcio Ventura, a artista do jogo Yasmin Barbosa e a atriz e coordenadora de acessibilidade Natielly Santos. Além  da equipe de criação e construção desse game, o público poderá entender a construção dramatúrgica de Inimigos, que parte de uma obra clássica do norueguês Henrik Ibsen, chamada “O inimigo do povo”.

 

Outro ponto a ser levantado pelos participantes da live são os desafios e os métodos de criação e como está sendo esse diálogo entre as linguagens - teatro, cinema e game - para compor um espetáculo game e o que estimulou o Cato a desenvolvê-lo. A atriz e mestra em estudos do teatro acessível irá trazer os caminhos para possibilitar que surdos, cegos e pessoas com baixa visão.

 

O coletivo que se dedica a investigar e desenvolver linguagens cênicas híbridas e vem se instrumentalizando em estudos de jogos de realidade alternativa (ARG). Para isso, convidou o GPD, centro multidisciplinar voltado ao desenvolvimento de jogos, com a missão de borrar as barreiras que diferenciam os aspectos reais e ficcionais encontrados no teatro, jogos e narrativas cinematográficas.

 

"Temos muitos exemplos de jogos educativos e outros que partem de uma literatura, mas ainda é algo novo para nós do campo das artes cênicas, com isso desenvolvemos essa live para mostrar os desafios e diferenças entre as construções narrativas para o teatro e para um game; e, como está sendo pensado e estudado a acessibilidade durante o processo de criação", comenda um dos diretores, Marcus Lobo.