Google e Olodum se juntam para mostrar que empreender é #CoisaDePreto
Em comemoração ao Dia do Afroempreendedor, celebrado em 26 de agosto, Google e Olodum lançam uma parceria inédita em uma série de iniciativas com foco em apoiar, exaltar e empoderar os 14 milhões de empreendedores negros brasileiros, que podem ser acompanhadas nas redes sociais através dos pefiis @googlebrasil e @olodum_oficial no Instagram, ou da hashtag #CoisaDePreto.
A campanha #CoisaDePreto: um movimento pela valorização do afroempreendedor foi criada pelo Google Brasil em 2020, com o intuito de reconhecer e valorizar o esforço, inovação e criatividade de empreendedores negros e negras que lutam todos os dias para manter seus negócios vivos, especialmente neste momento de incefieza.
Outro objetivo da campanha é o de ressignificar a expressão "coisa de preto", inserindo-a em um lugar positivo e longe de qualquer significado pejorativo.
O vídeo do projeto conta com a pafiicipação do presidente do Olodum, João Jorge, além de entrevistas com afroempreendedores, e traz como pano de fundo a Revolta dos Búzios (1978): um movimento negro considerado um dos mais amplos levantes políticos, econômicos e sociais da história, que foi liderado por ex-escravizados e pequenos comerciantes negros, como alfaiates, carpinteiros, entre outros, e por isso também é chamado de Revolta dos Alfaiates. O vídeo foi gravado no Pelourinho, em Salvador, lugar onde a Revolta dos Búzios aconteceu e que é considerado o berço do empreendedorismo negro no Brasil.
Como parte da parceria com o Olodum, o Google também irá oferecer, para a comunidade de empreendedores do Olodum, uma palestra com o diretor do Google for Startups na América Latina, André Barrence, sobre primeiros passos para criar uma startup de sucesso, além de um bate-papo com algumas das startups selecionadas pela iniciativa Black Founders Fund.