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Dia dos Namorados: Produtos mais procurados sobem 8,7%, indica Fecomércio-BA

Por Redação

Foto: Divulgação/Agência Brasil
Foto: Divulgação/Agência Brasil

Os produtos mais procurados para o Dia dos Namorados este ano terão um aumento de 8,7% ante o mesmo período do ano passado, na região metropolitana de Salvador, de 4,73%, segundo indicou o levantamento realizado pelo Fecomércio-BA, com base nas informações do IPCA-15, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Em uma de lista de 24 itens selecionados pela Entidade, o que mais variou positivamente, em um ano, foi o sapato masculino, em 23,52%. E não somente esse, mas a inflação para o evento foi puxada pelos produtos ligados a vestuário e calçados, principal setor demandado para o Dia dos Namorados. Na sequência vem a blusa com alta anual de quase 20%, seguido de bermuda/short feminino, com incremento de 18,43%.

 

Segundo o consultor econômico da Fecomércio, Guilherme Dietze, o avanço “não é por conta do Dia dos Namorados que os preços nesse segmento estão subindo. É um processo que vem desde o ano passado, com o encarecimento das matérias primas e dos custos logísticos, além, evidentemente, da recuperação da demanda”, destacou.

 

Outros produtos que estão em alta são os de cosméticos e de higiene e beleza. Os artigos de maquiagem, por exemplo, registram aumento médio de 22,19%. Os produtos para pele sobem, em média, 16,39% e produtos para cabelo avança 14,43%.

 

“Da mesma forma como os vestuário e calçados, os insumos mais caros têm provocado uma elevação nos preços nas gôndolas aos consumidores.

 

O estudo também citou a bijuteria que em um ano, houve aumento médio de 14,64%.

 

Do outro lado, os itens eletrônicos estão com queda de preços. Quem puxa a lista negativa é o televisor, com recuo médio de 16,92%, seguido do computador pessoal, com -11,56% e aparelho telefônico, -9,56%.

 

“Assim, no campo da inflação, os consumidores terão um certo trabalho para encontrar um produto para presentear e que possa caber no bolso. A dica é a mesma de sempre, procure em vários estabelecimentos, pois esses setores, sobretudo o de vestuário e calçados, têm forte concorrência e podem ter grandes diferenças de preços. Além disso, vale a pena e pesquisa e até mesmo comprar pela internet”, aconselha o economista.

 

Sobre as vendas, a Fecomércio-BA não realiza projeções para o Dia dos Namorados, pois a data não interfere na dinâmica do varejo ao longo do mês de junho. Não é possível separar as compras do dia a dia das compras para o evento. No entanto, “as condições econômicas dos consumidores estão melhores do que há um ano, conforme aponta o índice de Intenção de Consumo das Famílias, da Entidade, que cresce 23% em relação a maio do ano passado. Desta forma, acredita-se que as vendas tendem a ter um resultado superior à de 2022”, informa Dietze.

 

Outro setor que também se beneficia do evento de junho é o de serviços, principalmente os bares e restaurantes, com aumento importante da demanda, havendo, em muitos casos, a necessidade de reservas antecipadas.

 

Sendo assim, para o economista, “o Dia dos Namorados de 2023 deve ser positivo de maneira geral, mas com consumidores arcando, em média, com um preço mais salgado do que há um ano quando for comprar os presentes”.