Bahia

Pesquisadores encontram pães mumificados datados da 2ª Guerra Mundial em sítio arqueológico na Bahia

Por Redação

Foto: Divulgação

Arqueólogos da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) encontraram pães mumificados, datados de 80 anos, durante escavação do sítio arqueológico Garimpo Prateado, realizado pela equipe do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia (LAP). O sítio arqueológico é localizado na Serra de São Francisco, no município de Campo Formoso. Os cientistas irão publicar os resultados do estudo nos próximos meses, em um livro.

Pães mumificados encontrados | Foto: Reprodução / Uneb

“Esses pães excepcionalmente preservados por 80 anos é um achado muito raro na arqueologia; um exemplo parecido é de um bolo de avelã e amêndoa que foi encontrado em escavação arqueológica na Alemanha, também datado do período da II Guerra Mundial, que foi preservado em solo argiloso”, disse a docente da Uneb e coordenadora da pesquisa, Cristiana Santana.

Segundo os arqueológos, o sítio é referente à mineração de cristal de quartzo, mineral estratégico sobretudo para a tecnologia de comunicação. O garimpo funcionou durante a II Guerra Mundial, vendendo toda a produção para os Estados Unidos, já que o Brasil era exportador de minerais estratégicos para os países aliados no conflito mundial.

Durante os estudos arqueológicos, a equipe da Uneb localizou a área que era destinada ao acampamento da mineração, contendo restos de garrafas, principalmente de bebidas alcoólicas e de medicamentos para gripes e tosses, juntamente com tralhas de uso doméstico.

Outra área consistiu na padaria do garimpo, única construção existente e hoje em ruínas, tendo sido justamente durante as escavações dessa área que a equipe de arqueologia encontrou os pães preservados em meio ao sedimento misturado a cinzas do antigo forno.

De acordo com os pesquisadores, a uma distância de aproximadamente 600 metros do sítio arqueológico, está localizado o cemitério do garimpo, com alguns enterramentos humanos, mas sem lápides ou identificações. Segundo eles, foi observado apenas ondulações na área, indicando as covas.