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Ainda sem nova licitação do VLT, governo contrata manutenção de trecho dos antigos trens do Subúrbio

Por Mauricio Leiro

Ainda sem nova licitação do VLT, governo contrata manutenção de trecho dos antigos trens do Subúrbio
Projeto do VLT em Salvador | Foto: Divulgação / Skyrail Bahia

O espaço onde funcionavam os antigos trens do Subúrbio e deve alocar o novo VLT já tem uma empresa para realizar a preservação, limpeza e manutenção do lugar. Em publicação feita pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), o resultado do pregão foi confirmado pela Companhia. 

 

A atividade será executada na faixa de domínio do Sistema Ferroviário de Salvador/Simões Filho, no trecho do bairro da Calçada, em Salvador, até Mapele, na cidade de Simões Filho. Recentemente, o governo da Bahia e o consórcio Skyrail Bahia, composto pelas empresas Build Your Dreams (BYD Brasil) e Metrogreen chegaram a um entendimento e decidiram rescindir o contrato para a construção do VLT do Subúrbio de Salvador.

 

 A informação foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (11). Em agosto, a gestão estadual já havia anunciado a decisão pelo distrato após avaliação de propostas de reequilíbrio contratual apresentadas pela Skyrail, e aguardava um posicionamento do consórcio.

 

De acordo com o site AratuOn, o projeto para o lançamento da licitação teria o custo estimado de aproximadamente R$ 3,3 milhões, por 12 meses. Apesar disso, o valor da intervenção licitada pela CTB foi confirmada no valor de R$ 1.398.987,90, valor menor que o divulgado no projeto referencial. 

 

A escolha pela rescisão contratual também ocorreu após a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) apontar que esta seria a melhor saída diante da urgência para a continuidade da implantação do sistema de transporte.

 

Um dos movimentos aguardados, foi o divulgado pelo titular da Casa Civil da Bahia, Afonso Florence, que disse que será instalada uma Comissão de Solução de Controvérsia para discutir os novos preços do VLT e também da ponte Salvador-Itaparica. De acordo com Florence, a comissão é necessária porque o preço estaria defasado, já que está de acordo com o estabelecido em 2020 e sofreu impactos da pandemia e da guerra.

 

COMPRA DE VAGÕES

Em meio ao imbróglio, o Governo da Bahia iniciou negociações com o estado do Mato Grosso para a compra de vagões e locomotivas do VLT que foram adquiridos para a implantação do modal que previa interligar a capital Cuiabá e Várzea Grande, na Região Metropolitana matogrossense.

 

As informações foram inicialmente publicadas pelo site Gazeta Digital e confirmadas pela reportagem do Bahia Notícias junto a Casa Civil, que participa das tratativas.

 

Em nota, a pasta informou que o Tribunal de Contas da União (TCU) criou um Grupo de Trabalho (GT) com objetivo de facilitar as negociações. O GT é coordenado pelo TCU e formado por representantes dos dois governos estaduais, além dos Tribunais de Contas da Bahia e do Mato Grosso, que teriam 30 dias para apresentar uma solução, prazo que já foi superado. O órgão já divulgou a prorrogação do prazo para análise (relembre aqui).