Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
Notícia
/
Bahia

Notícia

Coleta seletiva, Camarote PCD e Campanha “Não é Não”: conheça as ações de sustentabilidade e inclusão do João São do Reencontro

Por Redação

Coleta seletiva, Camarote PCD e Campanha “Não é Não”: conheça as ações de sustentabilidade e inclusão do João São do Reencontro
Foto: Divulgação / Anderson Moreira

Com a proposta de realizar uma festa para todos de maneira respeitosa e acolhedora, além de ser sustentável, o São João do Reencontro contou com uma série de ações e ativações promovendo a conscientização entre o público presente nas festas das 35 cidades participantes do projeto.
 

“Recebemos feedbacks muito positivos das ativações que foram realizadas. Como por exemplo a construção de plataformas PCD. Em todas as nossas festividades construímos áreas PCDs ou fizemos áreas reservadas para pessoas com necessidades especiais. Em alguns municípios, foi a primeira vez que o São João contou com um espaço voltado para PCDs. Muitas cidades tiveram neste ano ações de sustentabilidade, acessibilidade e inclusão, que antes não estavam presentes nos festejos”, destaca Filipe Ratz, idealizador do São João do Reencontro.

 

A campanha “Não é não” foi uma das ações presentes no projeto. Foram realizadas a entrega de informativos visando combater o assédio e a importunação sexual, levando conscientização sobre respeito e proteção às mulheres. Outra ação realizada foi o Coreto da Diversidade, criado com a proposta de conscientizar a população da importância de respeitar e acolher as diferenças. As festas contaram, ainda, com uma Área PCD para acolher as pessoas com deficiência.
 

O cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade foi um dos pilares que norteou as ações do São João. E as cidades receberam em seus festejos pontos de coleta seletiva. O objetivo foi dar a destinação correta para latinhas, garrafas PET e embalagens em geral. Contribuindo, assim, para a geração de renda dos catadores de recicláveis das cidades.
 

O projeto firmou também uma parceria com o Instituto VOAR, onde todas as lonas usadas na comunicação visual do São João do Reencontro serão utilizadas para insumo na confecção de bolsas e acessórios comercializados no Centro Cultural do povoado de Baixio, em Esplanada, movimentando a economia quilombola na região por meio do reaproveitamento de materiais.
 
 

SÃO JOÃO DO REENCONTRO
 

Com o objetivo de “Reviver as tradicionais festas juninas no Estado da Bahia”, o evento apresentado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal e com patrocínio Petrobras, é realizado de 16 de junho a 07 de julho em 35 municípios baianos. A proposta é fortalecer os laços entre a cultura nordestina do São João com a população da capital baiana e cidades do interior. Apresentação de quadrilhas juninas, grupos folclóricos, coreografias, shows ao vivo, comidas e bebidas típicas são algumas das ações realizadas nas cidades que recebem a estrutura para a realização dos eventos.
  

O São João do Reencontro é uma realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, com patrocínio da Petrobras, correalização Pira e apoio das prefeituras locais.

 

SOBRE A PETROBRAS
 

Patrocinadora oficial do São João do Reencontro, a Petrobras oferece uma parceria essencial para a realização do São João em 35 cidades do Estado da Bahia. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do Programa Petrobras Cultural, apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.
 
 

SOBRE A PIRA
 

A Pira é uma empresa especializada na criação e realização full service de projetos com foco na construção e fortalecimento de comunidades. Idealizada e criada por Filipe Ratz, CEO e diretor executivo, com passagem por grandes empresas do segmento como Agência Califórnia e KondZilla, a empresa tem como principal objetivo de negócio promover e fortalecer a conexão entre marcas e comunidades digitais. Com sede nas cidades de São Paulo (SP) e Salvador (BA), a Pira reforça seu know-how regional com equipe operacional distribuída em todo o Nordeste. Mais informações no site.