Brasil

VÍDEO: Pesquisadores encontram fóssil de dinossauro parcialmente exposto após fortes chuvas nas enchentes do RS

Por Redação

Foto: Divulgação/Cappa - Rodrigo Temp Müller / Reprodução G1

Um fóssil de dinossauro parcialmente exposto foi encontrado por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em um sítio fossilífero no interior de São João do Polêsine, na Região Central do Rio Grande do Sul. Segundo publicação do G1, o achado foi associado a ação das fortes chuvas de maio, que ocasionaram enchentes no estado.

Os pesquisadores explicaram que o espécime tem cerca de 233 milhões de anos, sendo um dos dinossauros mais antigos do mundo.

"Vão ser justamente esses fósseis que ajudarão a gente a entender a origem dos dinossauros. E esse aí é um deles, ele vai ajudar, certamente, a gente a entender um pouco mais sobre esse momento, porque ele está entre os dinossauros mais antigos do mundo", explica o paleontólogo Rodrigo Temp Müller, que coordenou as buscas.

O trabalho de pesquisa e as escavações aconteceram durante quatro dias e aconteceram até o final de maio. Os estudiosos perceberam que era um dinossauro quase completo, com cerca de 2,5 metros, após extraírem a rocha com o fóssil.

De acordo com a reportagem, a região onde foi encontrado o fóssil está relacionada ao período Triássico, que é o primeiro da Era Mesozoica. No começo desse período, o ecossistema se recuperava de uma extinção massiva e remonta à origem dos primeiros dinossauros.

Após realizarem o trabalho no laboratório, os pesquisadores vão apurar se a espécie encontrada já é conhecida ou se um novo dinossauro foi descoberto. A etapa deve ser concluída ainda em 2024.  Foram localizados também fósseis de animais anteriores aos mamíferos, mais fragmentados, em outros municípios da região, como Faxinal do Soturno, Agudo, Dona Francisca e Paraíso do Sul.