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Travelling

Davidson pelo Mundo: E se algo der errado?

Por Davidson Botelho - @davidsonpelomundo

Davidson pelo Mundo: E se algo der errado?
Fotos: Reprodução/Canva

Pois bem, uma viagem precisa ser muito bem planejada, revisada e pensar nos mínimos detalhes, afinal de contas, as viagens costumam ser um investimento financeiro alto, são oportunidades únicas geralmente com escasso tempo.

 

Mas tudo pode acontecer e as soluções também precisam ser pensadas com antecedência, não podemos buscar as saídas depois dos acontecimentos. Assim, vou listar alguns problemas e possíveis soluções:

 

RESERVA DO AÉREO - Cancelamento, adiamento ou até antecipação de voos é algo que acontece com certa frequência. Na véspera da viagem, certifique-se de que está tudo bem com seu voo: ligue para a empresa aérea, verifique no site ou solicite ao seu agente de viagens essa informação. Caso haja alguma alteração que possa impactar sua viagem, com essa antecedência é possível encontrar soluções. Imprima suas reservas e também as guarde em alguma pasta do seu celular.

 

RESERVAS DE HOTEL - Dificilmente ocorrem problemas com as reservas dos hotéis, mas os sistemas também podem falhar. Assim, a sugestão é ter a mesma prática das passagens aéreas: verifique tudo com 24 horas de antecedência.

 

CONEXÕES DOS VOOS - Quando uma passagem é emitida contemplando uma conexão, mesmo que seja com outra empresa, chamamos de BILHETE ÚNICO, e assim as transportadoras passam a ser responsáveis e solidárias pelo seu transporte e pela sua bagagem. Caso ocorra um atraso e você perca a conexão, a última transportadora tem a obrigação de buscar uma solução. Porém, isso não acontece quando as passagens são emitidas separadamente; um trecho passa a perder a conectividade com o próximo.

 

PERDA DE BAGAGENS - Apesar do número de ocorrências ser pequeno, é possível sim que ocorra. Por isso, leve consigo e jamais despache seus documentos, dinheiro, cartões, remédios de uso controlado, vouchers de hotel, passagens, etc.

 

DOCUMENTOS - Exceto no MERCOSUR, onde o RG é válido como documento, nos demais países o documento válido para um turista é o PASSAPORTE. Mas você não precisa estar com ele em mãos para circular nas ruas. Leve seu CNH, RG e deixe o passaporte no cofre do hotel. Leve uma cópia e, caso ocorra alguma situação, poderá buscá-la no hotel.

 

PERDA DO PASSAPORTE NO EXTERIOR - Sem dúvida alguma, perder o passaporte no exterior pode prejudicar a viagem de qualquer viajante. Mas caso ocorra, é importante manter a calma e saber o que fazer. Em primeiro lugar, você deve procurar a polícia local e emitir um documento similar ao Boletim de Ocorrência. Nesse momento, é importante ter em mãos uma cópia digital ou pelo menos o número do passaporte. Em seguida, procure o consulado brasileiro mais próximo e solicite a emissão de uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB). Dessa forma, você poderá voltar ao Brasil sem o passaporte. Entretanto, com o ARB você deverá voar diretamente para o Brasil. Se você ainda tem mais países em seu roteiro, então deve solicitar a emissão de um passaporte de urgência no consulado. Caso contrário, terá que ajustar os planos e retornar ao Brasil.

 

 

ACIDENTE E/OU MORTE NO EXTERIOR - Primeiramente, quero sugerir que jamais viaje sem um seguro de viagens; esse é um investimento que faz parte do planejamento da viagem. Caso ocorra algum acidente com o viajante, a primeira coisa a ser feita é acionar a polícia local e a central de atendimento da seguradora (tenha sempre em mãos e no celular os contatos). Feito isso, siga exatamente as orientações das autoridades e da seguradora, principalmente se você não conhece o país e não fala o idioma. Em seguida, caso haja necessidade, ligue para o consulado brasileiro mais próximo e solicite ajuda; os consulados mantêm sempre um plantão para essas ocorrências. Mas se, infelizmente, ocorrer um óbito, independentemente da causa, entre em contato imediatamente com o consulado brasileiro mais próximo, e alguém irá orientá-lo sobre as próximas providências.

 

PERDA OU ROUBO DE CELULAR - As ações são semelhantes às que você tomaria no Brasil. Faça um boletim de ocorrência em uma unidade policial, entre em contato com sua operadora pelo site ou através da central de atendimento no exterior, cancele a linha e desative o aparelho usando os mecanismos que cada aparelho possui.

 

PERDA OU ROUBO DE CARTÕES DE CRÉDITO - Primeiramente, tire cópias dos cartões ou guarde os dados em algum lugar do celular ou do seu email. Caso ocorra perda ou roubo, faça um registro em uma unidade policial e cancele os cartões através da central de relacionamento de cada bandeira de cartões. Outra dica importante é que, antes de cada viagem, comunique a central do seu cartão sobre sua viagem e os países que você visitará; isso é chamado AVISO DE VIAGEM.

 

O ideal e o que esperamos é que toda viagem seja prazerosa, mas temos que nos preparar para as ocorrências e assim minimizar os problemas.

 

Boa viagem!