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Hotelaria de Salvador aponta aumento de 11,4% na receita média de abril em relação ao ano anterior

Por Redação

Hotelaria de Salvador aponta aumento de 11,4% na receita média de abril em relação ao ano anterior
Foto: Divulgação

Salvador registrou um aumento na taxa de ocupação da rede hoteleira na receita de abril. Com média de 54% em abril, valor semelhante ao do mesmo período de 2023, que foi de 54,06%, a diária média no mês foi de R$ 561,56, resultando em um RevPAR de R$ 303,23, que é o indicador que mede a geração de receita diária por quarto disponível. A receita média cresceu cerca de 11,4% em relação ao ano passado, mantendo a tendência de valorização das diárias, fato que vem ocorrendo ao longo dos últimos meses na rede hoteleira da cidade.

 

Em abril, a ocupação verificada nos dias de semana (54,14%) foi um pouco maior que a dos finais de semana (53,62%). A dinamização do setor de eventos e congressos foi um fator que resultou nesses dados. Ainda devido a esse motivo, a ocupação média nos quatro Polos hoteleiros da cidade foi semelhante: Barra Ondina (59,87%), Centro Histórico (49,85%), Pituba-Tancredo Neves (50,51%) e Itapuã- Stella Maris (57,52%).

 

O segundo trimestre do ano é o de menor demanda para o turismo na cidade, e historicamente abril, maio e junho têm as médias mais baixas de ocupação. Em 2024 abril teve ainda um calendário sem feriados prolongados, ao contrário do que ocorre normalmente no mês, trazendo maiores desafios para a atividade. 

 

Comparando a ocupação hoteleira do primeiro quadrimestre deste ano (62,99%) com a do ano anterior (61,62%) é possível notar uma tendência de gradual crescimento, apesar de que esses números ainda não tenham atingido as médias observadas nos períodos pré pandemia, a exemplo do primeiro quadrimestre de 2018 (68,40%) ou 2019 (66,56%).

 

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Seção Bahia - ABIH-BA, Wilson Spagnol, o turismo corporativo é importante para a cidade no período pós verão. 

 

“Com o fim do verão e da alta estação, torna-se claro que a cidade depende do turismo corporativo e de uma agenda de grandes eventos e congressos capazes de trazer fluxo de viajantes, crucial para a manutenção da demanda na rede hoteleira ao longo dos próximos meses. A melhoria da malha aérea e ações de divulgação do destino se tornam todavia mais estratégicos nestes meses de grandes desafios”, afirmou o gestor da ABIH-BA.

 

Os números do desempenho hoteleiro de Salvador foram divulgados são da Pesquisa Conjuntural de Desempenho (Taxinfo), realizada pela ABIH seções Bahia e Brasil. 
 

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