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Governador Jerônimo Rodrigues assina ordem de serviço para início das obras do VLT de Salvador

Por Sérgio Di Salles

Governador Jerônimo Rodrigues assina ordem de serviço para início das obras do VLT de Salvador
Foto: Sérgio Di Sales / Bahia Notícias

O governador Jerônimo Rodrigues assinou na manhã desta sexta (14), a ordem de serviço para o início das obras do VLT de Salvador. O documento autoriza o começo dos trabalhos do consórcio Expresso Mobilidade Salvador, responsável pela construção do trecho 1 do modal, que vai da Ilha de São João, em Simões Filho, na Região Metropolitana, até a Calçada, totalizando 16,6 km. 

 

Conforme adiantado ao Bahia Notícias pelo secretário da Casa Civil do Estado, Afonso Florence, na última terça (11), o equipamento tem uma previsão máxima de entrega de até três anos e meio. A partir de agora, os próximos passos serão a instalação dos canteiros de obras pelas contratadas, a terraplanagem , além de serviços preliminares, que devem acontecer a partir de julho.

 

O consórcio "Expresso Mobilidade Salvador", é formado pelas empresas Álya Construtora (antiga Queiroz Galvão), Metro Engenharia e Consultoria e MPE Engenharia e Serviços S.A. que venceu a licitação do primeiro lote do VLT. A fiscalização das obras deste trecho, ficará por conta da Engevix Engenharia e Projetos S.A. e da RK Engenharia e Consultoria Ltda, conforme anunciado pela Companhia de Transportes da Bahia (CTB). 

 

O VLT de Salvador, ao total, terá uma extensão de 36,4 km, com 34 paradas. As obras civis e o sistema de energia estão orçados em cerca de R$ 3,2 bilhões, incluindo a duplicação de 7,5km da rodovia estadual BA-528 (Estrada do DERBA), a implantação de via Alimentadora Parque de São Bartolomeu, com 7,1 Km, a recuperação de edifício da Antiga Fábrica São Brás, fechada em 1959, localizada no bairro de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário e a iluminação pública para o sistema viário e arredores da implantação do Veículo Leve sobre Trilho.

 

O VLT Salvador chega para substituir e modernizar parte do antigo sistema de trens que operava no  Subúrbio, e era composto por uma única linha, de 13,5 km, que ligava o bairro da Calçada ao bairro de Paripe. Segundo o Governo do Estado, era um sistema defasado, composto por locomotivas antigas, de difícil manutenção, tendo em vista que as peças que necessitavam ser trocadas não existiam mais no mercado. O modal  já não conseguia atender a demanda e tinha um período longo de intervalo entre as viagens, aproximadamente 7.000 passageiros eram transportados por dia.

 

O novo edital, lançado em 27 de dezembro de 2023, abrange os três trechos do VLT, confira como serão estruturados os três trechos:

 

1. Ilha de São João / Calçada: 16,6 km (trecho 01), 

 

2. Paripe / Águas Claras: 9,2 km (trecho 02) 

 

3. Águas Claras / Piatã: 10,5 km (trecho 03)