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ACB celebra 213 anos com balanço de gestão do presidente Paulo Cavalcanti

Por Redação

A Associação Comercial da Bahia (ACB) celebrou 213 anos na última quarta-feira (17) com uma plenária especial que destacou o primeiro ano de gestão do presidente Paulo Cavalcanti. A entidade, que tem sido um pilar do empreendedorismo e desenvolvimento econômico na Bahia, apresentou um balanço de suas ações e metas futuras.

 

 

 

Em seu primeiro ano à frente da ACB, Cavalcanti destacou a expansão da representatividade da associação, tendo passado por mais de 10 cidades para abordar sobre o empreendedorismo no estado. A gestão realizou 20 palestras, lançou a coluna “ACB em Foco”, e um podcast em  junho, citando temas relevantes, tendo como apresentadores o próprio Paulo Cavalcanti, a jornalista Fernanda Dourado e o advogado Zilan Costa e Silva.

 

A ACB também tem cuidado da participação das mulheres, com cinco vice-presidentes mulheres entre os seus líderes. Projetos como o "Programa Marsupio", que visa a formalização de mulheres empresárias, e a parceria com a Secretaria de Reparação do município de Salvador, são exemplos de iniciativas voltadas para inclusão e capacitação, tendo a entidade recebido o Selo da Diversidade da Prefeitura de Salvador, e o Selo Lilás, concedido pelo Governo da Bahia, por promover a equidade de gênero e raça. 

 

Durante o evento, foi apresentado a Universidade Aberta ACB (UniACB) e o Instituto Êxito para a promoção da educação empreendedora, oferecendo 45 trilhas educacionais e 115 cursos, com a meta de conseguir mil bolsas com a UNIFTC. Ney Campelo, responsável pela iniciativa, acredita que a educação é fundamental para transformar a realidade dos empresários. Neste um ano de gestão,  foram feitas melhorias no circuito de segurança e na comunicação interna para garantir um ambiente mais seguro e eficiente para os associados.

 

Entre as ações futuras, a ACB pretende valorizar ainda mais o empresário, com projetos como o "Impostômetro" e um projeto de lei de iniciativa popular, chamado Via Cidadã, que visa a dedução no imposto de renda para doações a entidades beneficentes certificadas pelo CEBAS. Além disso, há planos para a criação de um hub em parceria com o CREA-BA, Sebrae-BA, e a prefeitura de Salvador para ocupação do Edifício 15 de Julho, pertencente à entidade.

 

Outro ponto abordado na ocasião foi o Núcleo Jovem, liderado por Yuri Lima, que tem como objetivo representar jovens empreendedores e oferecer oportunidades para jovens de comunidades periféricas da Bahia. O projeto visa transformar a geração "nem-nem" (nem estudam, nem trabalham) em uma geração "faz-faz" (que realiza), conforme o jovem empreendedor anunciou.

 

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