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De Salvador para a São Paulo Fashion Week: Dendezeiro faz estreia com fashion film

Por Manuela Meneses

Fotos: Reprodução/Instagram

Criada em 2019 com o propósito de abraçar diferentes corpos, a Dendezeiro, marca de vestuário nascida em Salvador, é uma das selecionadas para participar da 53ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), um dos maiores eventos de moda da América Latina. A Dendezeiro fará sua estreia de forma online na quarta-feira (1º), às 18h, com a exibição de um fashion film gravado na Bahia.

 

Ao BN Hall, Hisan Silva, fundador junto a Pedro Batalha, contou que a empresa surgiu devido a um incômodo provocado pela falta de representatividade no mundo da moda. “Por muito tempo a gente sempre comprou em lojas que tinham sempre as mesmas pessoas estampadas. Então a proposta da marca nasceu muito a partir daí (...), de não se ver representado dentro dos lugares e pensar de que forma a gente conseguiria criar um espaço onde a gente se sentisse confortável”, declarou. 


Hisan Silva (à esq.) e Pedro Batalha, fundadores da Dendezeiro.

 

 

Em 2020, a Dendezeiro entrou para a Casa de Criadores, uma plataforma dedicada à moda e à arte brasileira, localizada também em São Paulo, onde participou de três edições e desenvolveu três fashion films. Hisan destacou ainda que, desde que lançaram a marca, Paulo Borges, que é o idealizador da SPFW, sempre observou e compartilhou os trabalhos da Dendezeiro no perfil do evento. 

 

 

Com o crescimento da marca, que une alfaiataria com o street style, um novo público está sendo alcançado e pensando nisso a sua estreia acontecerá apenas de forma online, com a exibição de um fashion film gravado em Salvador e em Mata de São João. Durante a entrevista, Hisan contou que optou por se lançar desta forma no SPFW para se reapresentar ao público. “A gente gravou o filme todo na Bahia, com as pessoas daqui, a equipe daqui. Então a gente consegue se reapresentar, apresentar o que a gente tem enquanto perspectiva, apresentar de onde a gente vem, apresentar nosso conceito, reapresentar tudo. Eu acho que pra gente esse é um momento muito importante por isso, porque é um momento como se a gente estivesse voltando e dando esse primeiro passo novamente”, explicou. 

 

“Há alguns anos, em 2019, quando a marca foi lançada, a gente sempre falava sobre esse momento de São Paulo Fashion Week, mas como algo bem distante, não como algo tão próximo. E estar vivenciando isso agora é algo novo, é diferente”, relatou Hisan sobre o sentimento de participar do evento. As peças também ganharam espaço na capa da Vogue por duas vezes, vestindo a Juliette e a modelo Isabelle Silverio. 

 

 

Quanto aos planos para o futuro, o estilista confessou estar empolgado com o projeto do próximo mês. “Um dos trabalhos que a gente está mais empolgado também, que já é no mês seguinte, é o espetáculo que o balé do TCA está fazendo sobre o [Gilberto] Gil e a gente está assinando o figurino. É o espetáculo de comemoração do aniversário de Gil (relembre aqui)". O empresário ainda anunciou parcerias: "A gente tem muita coisa especial para este ano, para além das coleções, para além dos nossos projetos de Dendezeiro com Dendezeiro, mas de Dendezeiro com outras instituições, com outras iniciativas. Acho que vai ser um ano especial”, prometeu Hisan.

 

A SPFW deste ano tem como tema “IN-PACTOS” e, em parceria com o Senac, envolve criatividade, tecnologia, arte. O evento começa na terça-feira (31) e encerra no dia 4 de junho reunindo mais de 40 marcas, sendo 22 desfiles presenciais e 19 online. Outras duas marcas baianas também estarão presentes: Ateliê Mão de Mãe, que sobe na passarela no sábado (4), às 20h (conheça aqui); e Meninos Rei, por Céu e Júnior Rocha, que participou do evento no ano passado (reveja aqui), e se apresenta novamente na quinta-feira (2), às 16h.