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Davidson pelo Mundo: Peru tem turismo em franco crescimento

Por Davidson Botelho - @davidsonpelomundo

Nas décadas de 80, 90 e no início dos anos 2000, o Peru era conhecido como um destino de risco por causa das constantes manifestações e conflitos políticos, inclusive abrigando grupos de extremistas que promoviam explosões em carros, hotéis e travavam verdadeiras guerras no país.

 

As questões políticas melhoraram, mas ainda estão longe de chegar ao fim, apesar disso não podemos jamais comparar os dias atuais com aquela época terrível. Mesmo sendo um país relativamente grande, o Peru tem uma boa parte do seu território não agricultável por questões climáticas e pelo solo árido e assim a agricultura representa 8% da economia. O setor de serviços é o carro-chefe da economia com quase 60% do PIB, mas ainda tem uma indústria muito tímida para desenvolver mais o país.

 

O Peru é um país que abriga uma parte da Floresta Amazônica e Machu Picchu, uma antiga cidade inca na cordilheira dos Andes. A região ao redor de Machu Picchu, que abrange o Vale Sagrado dos Incas, o caminho Inca e a cidade colonial de Cusco, é rica em sítios arqueológicos. Na costa árida do Pacífico fica Lima, a capital, com um centro colonial preservado e coleções importantes de arte pré-colombiana. Mesmo com tudo isso o turismo no Peru era uma atividade sem muita importância, relevância, sem o respeito dos governantes.

 


Como o Peru conseguiu fazer do turismo uma importante atividade para o país? A resposta está exclusivamente numa frase: VONTADE POLÍTICA. Foi a partir daí que as coisas começaram a mudar, foi com a união dos poderes público e privado que tudo começou a ser visto por um novo prisma.

 

Muitas pesquisas e escolhas das pessoas certas para os locais certos, profissionalização do setor e a saída de políticos e pessoas que não dominavam a atividade foram decisões que começaram a marcar uma vontade de transformar o turismo em uma atividade importante para o país, preservando e melhorando tudo que fosse positivo e desenvolvendo potenciais pilares do setor.

 

 

Em 2020, o Peru gerou cerca de 10 bilhões de dólares somente no setor do turismo. Isto correspondeu a 0,45% do produto interno bruto. Um dos potenciais pilares turísticos a ser desenvolvido e escolhido foi a gastronomia, com foco em investimentos de desenvolvimento de escolas, treinamento, pesquisas e ampla divulgação da riqueza gastronômica peruana.

 

A OMT (Organização Mundial do Turismo), por algumas vezes, conferiu ao Peru através de sua agência internacional de promoção turística, a PROMOPERÚ, o prêmio de Case de Marketing Internacional pelas ações e resultados conquistados.

 

A gastronomia peruana é muito rica e internacionalmente conhecida,  o que faz dela um dos grandes agentes de divulgação do destino e atrativos turísticos. Isso prova que essa atividade é muito técnica e quando bem trabalhada traz resultados fantásticos aos destinos que se propuseram a trabalhar profissionalmente em favor do turismo.

 

Dos 10 restaurantes mais bem conceituados da América Latina, cinco ficam no Peru e dos 50 melhores do mundo três estão em Lima, e esta capital já entrou no roteiro de destinos gastronômicos mundiais de excelência, o que atrai milhares de turistas dispostos a conhecer a gastronomia peruana e ali deixar alguns milhares de dólares.

 

 

A gastronomia já é o segundo pilar, perdendo apenas para o turismo de aventura que é uma atividade explorada por muitos anos. Existem hoje empresas de turismo especializadas em organizar tours e pacotes de até 7 dias em Lima com o objetivo de conhecerem a gastronomia peruana, que inclusive já conta com uma filial da famosa escola de culinária francesa, Le Cordon Bleu.

 

Se alimentar é a necessidade mais básica e antiga do ser humano. Os peruanos viram nisso mais do que uma rotina, viram uma oportunidade de virar o jogo num país e mudar a realidade de um setor gigante e estão fazendo muito bem, dando um show em todos os sentidos. Parabéns ao competente marketing peruano, parabéns aos profissionais do turismo e da gastronomia que fizeram deste destino uma referência mundial na arte de comer bem.

 

 

Segue algumas dicas de restaurantes para quem for conhecer a capital peruana:

Maido
La Mar
Astrid y Gastón
Kjolle
Rafael

 

Desfrutem!

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