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DPU terá atendimento presencial e gratuito em Jequié a partir de setembro

Por Redação

Foto: DPU

Diante do plano de ampliação da área de atuação e a criação de núcleos regionais de atendimento, a Defensoria Pública da União (DPU) contará com atendimento presencial a partir do dia 3 de setembro em Jequié, no sudoeste da Bahia, cidade de cerca de 160 mil habitantes. 

 

O órgão funcionará das 8h às 12h, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que funciona na rua da Itália, nº 06, Centro.

 

Por lá serão atendidas demandas que envolvam a União e seus órgãos, autarquias, empresas públicas ou fundações públicas federais. Entre os casos mais atendidos pela DPU estão os problemas na concessão de benefícios assistenciais ou previdenciários, como auxílio-doença, aposentadorias, pensão por morte, benefício de prestação continuada (BPC-Loas), entre outros, negados ou suspensos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); questões relacionadas a programas habitacionais ou educacionais gerenciados pela Caixa Econômica Federal (CEF); e a demora ou negativa de acesso a medicamentos e tratamentos de saúde de alto custo.

 

Cidadãos de outros 36 municípios do entorno de Jequié também poderão buscar atendimento no novo endereço:

 

  • Aiquara

  • Apuarema

  • Barra do Rocha

  • Brejões

  • Contendas do Sincorá

  • Cravolândia

  • Dário Meira

  • Ibicoara

  • Ibiquera

  • Ibirataia

  • Ipiaú

  • Irajuba

  • Iramaia

  • Itaeté

  • Itagi

  • Itagibá

  • Itamari

  • Itaquara

  • Itiruçu

  • Jaguaquara

  • Jequié

  • Jiquiriçá

  • Jitaúna

  • Lafaiete Coutinho

  • Laje

  • Lajedo do Tabocal

  • Manoel Vitorino

  • Maracás

  • Marcionílio Souza

  • Mutuípe

  • Nova Ibiá

  • Nova Itarana

  • Piatã

  • Planaltino

  • Santa Inês

  • São Miguel das Matas

  • Ubaíra

 

Na Bahia, outras duas regiões também passaram a contar com a cobertura da DPU em 2024: Ilhéus e Itabuna. Esses dois núcleos abrangem outras 47 cidades baianas.

 

Na região de Ilhéus, os atendimentos estão sendo realizados apenas de forma remota, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h, por meio do endereço de email regional.bahia@dpu.def.br e pelo WhatsApp (73) 98219-2067 (apenas áudio e texto). Já em Itabuna, além desses contatos, os cidadãos podem receber atendimento presencial da DPU nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximos de casa.