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Ordem de serviço para obras da Fiol entre Ilhéus e Aiquara deve ser assinada em 2 semanas

Por Redação

Foto: Reprodução / Diário do Transporte

Um trecho de 127 quilômetros da Ferrovia de Integração Nacional Oeste-Leste (Fiol) na Bahia deve ficar com as obras realizadas por um consórcio entre a Bamin Ferrovia e as empresas Tiisa e Crec-10, esta última chinesa. Segundo informou o governo do estado nesta terça-feira (4), a ordem de serviço para o início da execução das obras deve ser assinada em até duas semanas.

 

Capitaneado pela Bamin, o consórcio TCR-10 será responsável pelas obras do trecho que passa pelos municípios de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. O custo da obra está orçado em R$ 1,1 bilhão que deve ser concluída em até 36 meses. Neste período, a estimativa é que sejam gerados em torno de 1,2 mil postos de trabalho, com contratações graduais à medida que as obras avancem nos municípios que compõem o Lote 1F.

 

Ligando os municípios baianos de Caetité e Ilhéus - onde está localizado o Porto Sul -, a Fiol I terá um total de 537 km de extensão, passando por 20 municípios, com previsão de estar concluída e em operação a partir de 2027. A ferrovia terá capacidade para movimentar 60 milhões de toneladas de carga por ano. A Bamin também é responsável pela construção do Porto Sul, em Ilhéus, projetado para movimentar até 42 milhões de toneladas anuais. 

 

Cerca de 40% desse potencial serão utilizados pela Bamin para o transporte do minério de ferro produzido pela Mina Pedra de Ferro, disponibilizando o restante para o escoamento da produção de outras mineradoras, do agronegócio e demais segmentos.

 

O contrato da Bamin Ferrovia para a construção dos 537 quilômetros de extensão da Fiol I foi assinado em setembro de 2021 com o Ministério da Infraestrutura, do Governo Federal. A subconcessão da Bamin Ferrovia tem a duração de 35 anos, sendo cinco para construção e 30 anos para operação.

 

A ferrovia oeste-leste foi planejada, nacionalmente, em três etapas. A Bamin Ferrovia arrematou o Trecho 1, entre Caetité e Ilhéus, durante leilão realizado em abril de 2021. Os trechos 2 e 3 estão sob administração do Governo Federal. 

 

O projeto da Fiol é ser um corredor ferroviário de 1.527 km, ligando em uma ponta o Porto de Ilhéus e na outra o município de Figueirópolis, em Tocantins, onde a via se conectará com a Ferrovia Norte-Sul.