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Após acordo para Virada Salvador, representante do Grupo Heineken fala sobre possibilidade de patrocínio do Carnaval

Por Bianca Andrade

Foto: Bianca Andrade / Bahia Notícias

O anúncio da Heineken como patrocinadora do Festival Virada Salvador junto a Coca-Cola alimentou uma esperança nos fãs da "verdinha" para que o Carnaval de 2024 tivesse um novo Rei, que não o Momo, entre os ambulantes do circuito. Isso, cogitando um possível fim da hegemonia Ambev na folia após anos de contrato exclusivo com a festa.

 

Porém, mesmo a esperança sendo a última que morre, neste caso, ela morreu cedo com o esclarecimento dado pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) ao anunciar que o contrato firmado com o Grupo Heineken era exclusivo para as festas de final de ano.

 

"A Ambev já está fechada [para o Carnaval]. O contrato vai até 2025, o ano de 2024 e 2025 e Ambev, aqui a gente agradece a parceria", informou.

 

A Ambev voltou a folia baiana em 2016, dois anos após a empresa Brasil Kirin, que investiu cerca de R$ 100 milhões em três anos de contrato, encerrar a exclusividade com a Prefeitura de Salvador. Nos mesmos moldes da fabricante da Schin, a empresa assinou um contrato de exclusividade que só permite a comercialização da venda de bebidas da marca nos circuitos.

 

Mas com a chegada do Grupo Heineken para o momento de fim de ano na capital baiana a pergunta que fica é: existe a possibilidade da empresa se tornar patrocinadora do Carnaval de Salvador?

 

Em entrevista ao Bahia Notícias, a gerente Regional de Trade Marketing do Grupo Heineken, Monah Feio, afirmou que o patrocínio do Carnaval de Salvador é uma questão complexa para as marcas, mas não descarta o estudo de estar presente na festa após o fim do contrato exclusivo da Ambev. 

 

"Hoje a gente ainda precisa entender um pouco esse movimento de ser um patrocinador do Carnaval total. É uma festa que a gente sabe da importância, respeita e apoia, mas hoje ainda não vejo como se estivesse dentro do nosso planejamento. Tudo é uma questão de desenvolvimento, temos dois anos, basicamente, para poder pensar nisso. Já fomos patrocinadores a alguns anos atrás, e acho que precisamos entender muito esse movimento de mercado, o quanto essas festas populares vão continuar com parceiros únicos ou não, para que a gente possa falar disso. Mas acho que só da gente ter voltado esse nosso relacionamento junto com a Prefeitura de Salvador e com tantas iniciativas boas, acho que tem bastante espaço para a gente explorar com todas as marcas."

 

No Festival Virada, o Grupo Heineken levará, além da cerveja que dá o nome a empresa, os rótulos Devassa e Amstel. De acordo com o prefeito Bruno Reis, o patrocínio, junto a outras grandes marcas, será responsável pelo pagamento do cachê dos artistas que se apresentam nos cinco dias de festa. 

 

"Depois de muitos anos a gente volta para essa parceria com a Prefeitura de Salvador e para a gente foi uma felicidade voltar para um evento que está cada vez ficando maior, que é o Réveillon de Salvador, ele realmente tem sido um evento que a gente leva muitos artistas, são muitos dias de festa, ele deixa de ser só uma virada como são em todas as cidades. Para a gente tem sido importante e tem sido um desafio, fazer em tão pouco tempo, mas temos marcas muito fortes e marcas que são queridas pelo público da Bahia."

 

Já no Carnaval, a marca estará presente através do patrocínio em alguns camarotes, como o antigo Camarote Harém, que se transformou em Harém do Gigante na parceria com Léo Santana. Nele, o Grupo Heineken terá como principal cerveja a Devassa. 

 

"Somos parceiros há muitos anos não só no Harém, como em outros eventos que a Diva realiza, então, para a gente é muito importante poder apoiar parceiros de negócios. Temos pensamentos muito parecidos como empresa, nossas marcas tem uma preocupação social, cada uma com as suas necessidades, mas cada uma cuidando de uma característica especial", afirmou.

 

O último acordo firmado para o patrocínio do Carnaval de Salvador aconteceu no início de 2023. A Ambev fechou um contrato cujo investimento estimado pela empresa foi de R$ 63 milhões. Na época, de acordo com o Valor Investe, do grupo Globo, a capital baiana foi a cidade a receber o maior investimento da cervejaria.

 

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