Reality com tempero baiano, ‘Cozinhando no Supermercado’ estreia nesta quinta
Gente para todo lado, carrinhos de compra, filas, caixas... Ambiente normal em qualquer grande supermercado se não fosse por uma cozinha, jurados e três competidores. É essa a cena habitual que poderá ser vista a partir desta quinta-feira (29), às 19h30, no canal Discovery Home and Health. Seguindo a onda de realities culinários, “Cozinhando no Supermercado”, da produtora baiana Movioca, estreia temporada com seis episódios prontos no canal.
Com direção e criação do publicitário baiano Amadeu Alban, que já dirigiu programas como "Na Carona", "Aprovado" e "Brasil Legal", o reality pouco segue o formato dos grandes programas do gênero, como MasterChef e Batalha dos Confeiteiros. Serão três competidores por episódio, a chef Carla Pernambucano – dona dos restaurantes Carlota e Las Chicas, além de pesquisadora e apresentadora –, um convidado e o apresentador, André Vasco. “Ele é a cara do programa, é produtor também. Foi sugestão do canal, levaram uma lista e chegamos a ele”, conta Alban.
Instalar uma cozinha, câmeras, cinegrafistas e toda uma equipe de produção dentro de um ponto comercial não foram tarefas fáceis para as gravações do programa, em julho. “Impossível de fazer sem a parceria com o supermercado”, ressalta o diretor. Alban explica que o projeto nasceu após a abertura de um escritório em São Paulo, no início de 2014, e reuniões com a Discovery. A emissora propôs que eles pensassem em um projeto aliado a um de seus patrocinadores, no caso, a rede de supermercados Pão de Açúcar.
Com competidores diferentes a cada episódio, Alban diz que a competição não é o foco do programa. “A gente viu que quase todos os programas culinários são assim e nesse não era tão importante a competição, mas a relação do outro com a comida, atingir pessoas que gostam de cozinhar, contar a história dos participantes”, defende. Além da chef e do convidado da semana, os competidores vão ter que correr atrás das pessoas que tiveram fazendo compras no supermercado, pois os passantes serão o terceiro jurado.
Com o relógio contando, os cozinheiros vão ter 10 minutos para fazer suas “compras” e 15 minutos para completar o “Desafio do Consultor”, prova em que devem cozinhar um petisco frio, relacionado ao tema do episódio. Para a estreia, o tema, escolhido de acordo com o estilo dos participantes, foi carne. Com as avaliações do júri, um dos competidores será eliminado e os outros dois seguem para a próxima etapa: montar, em 1h15m, uma receita autoral com o tema da semana, dentro dos critérios técnica, organização e fidelidade.
A Movioca não confirmou segunda temporada. “A gente quer muito sentir como vai ser a resposta do público. Tendo um bom resultado, o caminho natural é que tenha uma nova temporada e queremos passar numa TV aberta também, numa grande rede nacional”. A produtora espera repetir o resultado de Batalha dos Confeiteiros, que é exibido apenas no Discovery e agora ganhou versão brasileira na TV Record.
Com direção e criação do publicitário baiano Amadeu Alban, que já dirigiu programas como "Na Carona", "Aprovado" e "Brasil Legal", o reality pouco segue o formato dos grandes programas do gênero, como MasterChef e Batalha dos Confeiteiros. Serão três competidores por episódio, a chef Carla Pernambucano – dona dos restaurantes Carlota e Las Chicas, além de pesquisadora e apresentadora –, um convidado e o apresentador, André Vasco. “Ele é a cara do programa, é produtor também. Foi sugestão do canal, levaram uma lista e chegamos a ele”, conta Alban.
Instalar uma cozinha, câmeras, cinegrafistas e toda uma equipe de produção dentro de um ponto comercial não foram tarefas fáceis para as gravações do programa, em julho. “Impossível de fazer sem a parceria com o supermercado”, ressalta o diretor. Alban explica que o projeto nasceu após a abertura de um escritório em São Paulo, no início de 2014, e reuniões com a Discovery. A emissora propôs que eles pensassem em um projeto aliado a um de seus patrocinadores, no caso, a rede de supermercados Pão de Açúcar.
O apresentador André Vasco e a chef Carla Pernambucano | Foto: Divulgação
Com competidores diferentes a cada episódio, Alban diz que a competição não é o foco do programa. “A gente viu que quase todos os programas culinários são assim e nesse não era tão importante a competição, mas a relação do outro com a comida, atingir pessoas que gostam de cozinhar, contar a história dos participantes”, defende. Além da chef e do convidado da semana, os competidores vão ter que correr atrás das pessoas que tiveram fazendo compras no supermercado, pois os passantes serão o terceiro jurado.
Com o relógio contando, os cozinheiros vão ter 10 minutos para fazer suas “compras” e 15 minutos para completar o “Desafio do Consultor”, prova em que devem cozinhar um petisco frio, relacionado ao tema do episódio. Para a estreia, o tema, escolhido de acordo com o estilo dos participantes, foi carne. Com as avaliações do júri, um dos competidores será eliminado e os outros dois seguem para a próxima etapa: montar, em 1h15m, uma receita autoral com o tema da semana, dentro dos critérios técnica, organização e fidelidade.
Os passantes degustam e avaliam os pratos dos candidatos | Foto: Divulgação
A Movioca não confirmou segunda temporada. “A gente quer muito sentir como vai ser a resposta do público. Tendo um bom resultado, o caminho natural é que tenha uma nova temporada e queremos passar numa TV aberta também, numa grande rede nacional”. A produtora espera repetir o resultado de Batalha dos Confeiteiros, que é exibido apenas no Discovery e agora ganhou versão brasileira na TV Record.