Netflix escolhe priorizar produções originais no seu catálogo
Ao invés de exibir aos usuários conteúdos clássicos e tendências, a Netflix decidiu agora priorizar a divulgação de seus conteúdos originais. A conclusão, segundo o jornal O Estado de S. Paulo, partiu de um estudo realizado pelo site Allflicks, que faz monitoramento dos produtos oferecidos pelo streaming. A pesquisa detectou um crescimento na audiência das produções do serviço de streaming enquanto os produtos licenciados registraram queda. "O Netflix continuará investindo em produções originais", defende Ricardo Ferreira, do site Filmes Netflix, que monitora o catálogo brasileiro. "Com isso, catálogos de todos os países devem ficar cada vez mais homogêneos, ao contrário do que acontece hoje", acrescenta.
Atentos à tendência, em janeiro deste ano, o chefe de conteúdo Ted Sarandos declarou que mais de 600 horas de produções originais serão realizadas. Com a mudança, o serviço pretende se tornar mais exclusivo. Outro fator que deve ter impulsionado a estratégia é o surgimento de novos canais de streaming, como a HBO, o que faz com que conteúdos licenciados sejam retirados do catálogo da Netflix. Mas o principal problema, no entanto, é a dificuldade na renovação dos produtos nos catálogos locais. "É muito difícil unificar o catálogo de filmes disponíveis. As distribuidoras possuem interesses diferentes em cada país", explicou o vice-presidente de inovação de produtos do streaming, Carlos Gomez Uribe, em entrevista ao Estadão, em fevereiro.