Governo Bolsonaro gastou R$ 450 mil em campanha com influencers; veja lista
Por Redação
O governo Bolsonaro pagou R$ 449.000 para dez influenciadoras participarem de uma campanha publicitária com foco no enfrentamento à violência contra a mulher. As informações são do jornal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, obtidas via Lei de Acesso à Informação.
O valor foi desembolsado para que as influenciadoras publicassem Stories no Instagram, o recurso tem a duração de 24 horas. Ao todo, 55 stories foram publicados na campanha desenvolvida em novembro de 2019.
- Thais Fersoza recebeu R$ 92 mil para publicar sete stories no Instagram;
- Flávia Pavanelli recebeu R$ 42.900 para publicar quatro stories no Instagram e dois posts no Twitter;
- Mariana Felício recebeu R$ 5.952,40 para publicar sete stories no Instagram;
- Mari Maria recebeu R$ 48.600 para publicar quatro stories no Instagram e um vídeo no YouTube;
- Shantal Verdelho recebeu R$ 28.600 para publicar sete stories no Instagram;
- Andressa Suita recebeu R$ 70.000 para publicar sete stories no Instagram;
- Juliana Goes recebeu R$ 18.750 para publicar sete stories no Instagram;
- Fabiola Melo recebeu R$ 42.900 para publicar um storie no Instagram e um vídeo no YouTube;
- Taciele Alcolea recebeu R$ 64.300 para publicar quatro stories no Instagram e um vídeo no YouTube; e
- Nina Secrets recebeu R$ 35.000 para publicar sete stories no Instagram.
A Secretaria de Comunicação Social (Secom) disse ao Metrópoles que 48 stories não estão mais ativos nos perfis das influenciadoras pagas pelo governo Bolsonaro. Nina Secrets foi a única a manter as publicações no perfil, segundo a Secom.
A coluna procurou todas as influenciadoras citadas. A assessoria de Thais Fersoza informou que a atriz aceitou o convite “por ser uma campanha totalmente voltada para alertar sobre a violência contra a mulher”.
A quantia de R$ 92 mil, segundo a assessoria de Fersoza, é compatível com os valores cobrados pela atriz. “A campanha não teve nenhuma relação com partido político ou com qualquer governante. Foi uma ação do governo federal para o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher.”
Shantal Verdelho, também por meio de sua assessoria, disse que “foi contratada como uma prestadora de serviços pela Secretaria de Comunicação (Secom) para uma campanha sem filiação político-partidária com foco no tema do enfrentamento da violência contra a mulher, um assunto pertinente e que sempre defendeu”. Ela alega que recebeu R$ 20 mil para publicar sete stories no Instagram.
“Essa comunicação, feita há quatro anos, teve como objetivo influenciar mais mulheres a denunciarem abusos e maus-tratos, por meio da campanha #Vctemvoz. Não há razão para voltar nesse assunto”, afirmou Shantal.
Em nota, Juliana Goes afirmou que os valores da campanha estão “dentro dos parâmetros”, e que o combate à violência contra a mulher é uma pauta da influencer.)
A influenciadora Taciele Alcolea afirmou que a campanha do governo “em momento algum teve relação político-partidária”, e que a campanha é de “extrema importância”. Alcolea afirmou que recebeu uma quantia menor do que a informada pela Secom, mas não divulgaria o valor “por força de contrato”.