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Ricardo Castro avalia polêmicas com a Osba: “As pessoas estão desinformadas”

Por Erem Carla

Fotos: Lenon Reis/Neojiba

Os musicistas do Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) estão se preparando para viajar pelo Norte e Nordeste do Brasil com a “Turnê da Liberdade”, que reunirá pela primeira vez em uma turnê o Coro Juvenil do Núcleo e a Orquestra Neojiba.

 

Sob o comando do maestro Ricardo Castro, os integrantes da orquestra se mostraram animados com os ensaios e com o início da turnê no mês de agosto, que terá entrada gratuita em todas as cidades por onde passar.

 

Em entrevista ao Bahia Notícias, Ricardo celebrou a animação dos alunos com a turnê nacional, comentou sobre os investimentos em orquestras brasileiras e falou sobre a recente polêmica envolvendo seu nome. “As pessoas estão desinformadas, não tem nada a ver", assegura.

 

Há 16 anos à frente do Neojiba, Ricardo lamenta as dificuldades de realizar turnês nacionais com a orquestra. 

 

“É quase mais simples você fazer uma turnê internacional, porque no exterior as estruturas que convidam, os teatros convidam a gente, pagam o hotel, alimentação, não precisa alugar teatro, não precisa fazer publicidade, nós entramos nas temporadas dos teatros europeus. O Brasil não tem isso pras orquestras. Além de que as distâncias no Brasil são enormes. Ir para Manaus é quase tão caro quanto ir pro exterior. Então é por isso que as orquestras brasileiras não circulam, não é só o Neojiba”. 

 


Coro e Orquestra Neojiba | Foto: Eduardo Tosta/Neojiba

 

O maestro também exaltou a presença da Amazônia no roteiro da orquestra. 

 

“Quando a gente fala de turnê nacional, eles também estão vibrantes e a gente fica ainda mais feliz por poder levá-los à Amazônia. A gente tem aí uma experiência de vida, não somente tocar, levar alguma coisa, mas trazer de volta com a gente essa grandeza que é o Brasil”, afirma. 

 

Quanto à relação com os alunos, Castro destaca que tem os componentes da orquestra como filhos e que pensa na organização das viagens com carinho. 

 

“Eu viajo como se eu tivesse levando meus filhos. Eu trato esses meninos como filho meu. A gente escolhe alimentação, hotel, transporte como se fosse pra mim mesmo e pra minha família. E isso eu acho que eles sentem, eles sabem que a gente do Neojiba tem muita experiência e faz isso com muito carinho”, diz. 

 

Há 5 anos no Neojiba e há 2 na Orquestra, a contrabaixista Ana Júlia Couto diz que o processo de preparação para esta turnê está mais tranquilo do que em turnê passadas. 

 

“Eu consigo desfrutar mais do processo, a gente tá tendo mais tempo para planejar tudo, os maestros estão bem perto da gente nesse processo, a gente tá conseguindo desenvolver tudo com bastante zelo e carinho pra poder entregar um resultado legal também”, diz. 

 

Quanto a rotina no Neojiba, Ana Júlia conta que concilia os ensaios com as aulas que dá nos Núcleos Territoriais, política criada para levar educação musical a áreas de vulnerabilidade social. “É puxado (risos). A gente ensaia para a turnê e durante a tarde dá aulas nos Núcleos”.

 


 Ana Júlia Couto, contrabaixista da Orquestra | Foto: Erem Carla/Bahia Notícias

 

“A gente se esforça porque é uma grande massa de pessoas totalmente diferentes para chegar em um resultado em comum. Cada um dentro do seu papel se esforça para criar essa massa unida e encorpada”, avalia.

 

Para Ricardo Castro, o resultado dessa dedicação é a disseminação em todo Norte e Nordeste da música clássica feita na capital baiana. “A gente espera que o público também descubra essa faceta orquestral da Bahia”. 

 

Nos últimos dias, Castro viu seu nome envolvido em diversos depoimentos negativos quanto a sua gestão na Osba (Orquestra Sinfônica da Bahia) entre 2007 e 2010. Isso porque o IDSM (Instituto de Desenvolvimento Social pela Música), ligado a ele, foi o vencedor da licitação que define a gestão da Osba até 2025.

 

Nas redes sociais, o público da Osba pede pela permanência de Carlos Prazeres, maestro da filarmônica há 12 anos. Prazeres descartou sua continuidade na Osba caso o IDSM vencesse a licitação.

 

Para Castro, os anseios não passam de desinformação e confusão. 

 

“É uma confusão que foi criada. Mas a imprensa hoje vive um pouco disso, as pessoas vivem disso. As pessoas não estão lendo livros, ficam só no celular e precisam de diversão. Então, quando aparece uma história de maestros: ‘oh, que coisa mais divertida!’. Eu tô me divertindo também de uma certa forma, mas o meu sonho de tudo isso é que a gente cresça juntos, que as pessoas possam entender a beleza da música, o que a gente pode fazer de melhor”, declara o maestro. 

 

Ricardo ainda destaca que é necessário voltar a atenção para a carência de infraestrutura às orquestras na Bahia. “A gente está sem teatro para uma orquestra tocar em Salvador. Quem está envolvido, tem que estar lutando por essas questões”. 

 

O maestro ainda apresentou os feitos e as intenções do IDSM, dando por exemplo a requalificação do Parque do Queimado, sede do Neojiba. O local abrigou a primeira central de tratamento e distribuição de águas do Brasil e quase duas décadas depois do tombamento, em 2014, foi cedido pela Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) para IDSM.

 


Parque do Queimado | Foto: Karol Azevedo/Neojiba

 

“O IDSM é uma instituição muito bem posicionada nesse sentido, a prova disso foi a requalificação desse Parque. Um investimento que a gente ainda vai fazer aqui agora para ter mais espaços de ensaio. E temos grandes projetos arquitetônicos, salas que vamos construir”, revela. 

 

“Nossa instituição ao longo de 15 anos se desenvolveu não somente na gestão administrativa, mas também na capacidade de fazer intercâmbios com o exterior. O projeto é de um arquiteto suiço, o técnico da acústica é um japonês… isso tudo conta, a gente quer o melhor do mundo para os nossos meninos da Bahia. O IDSM é uma Instituição que quer ajudar, as pessoas precisam entender isso. A confusão está aí, mas ela vai desaparecer.”