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Governador Jerônimo Rodrigues assina ordem de serviço para início das obras do VLT de Salvador

Por Sérgio Di Salles

Foto: Sérgio Di Sales / Bahia Notícias

O governador Jerônimo Rodrigues assinou na manhã desta sexta (14), a ordem de serviço para o início das obras do VLT de Salvador. O documento autoriza o começo dos trabalhos do consórcio Expresso Mobilidade Salvador, responsável pela construção do trecho 1 do modal, que vai da Ilha de São João, em Simões Filho, na Região Metropolitana, até a Calçada, totalizando 16,6 km. 

 

Conforme adiantado ao Bahia Notícias pelo secretário da Casa Civil do Estado, Afonso Florence, na última terça (11), o equipamento tem uma previsão máxima de entrega de até três anos e meio. A partir de agora, os próximos passos serão a instalação dos canteiros de obras pelas contratadas, a terraplanagem , além de serviços preliminares, que devem acontecer a partir de julho.

 

O consórcio "Expresso Mobilidade Salvador", é formado pelas empresas Álya Construtora (antiga Queiroz Galvão), Metro Engenharia e Consultoria e MPE Engenharia e Serviços S.A. que venceu a licitação do primeiro lote do VLT. A fiscalização das obras deste trecho, ficará por conta da Engevix Engenharia e Projetos S.A. e da RK Engenharia e Consultoria Ltda, conforme anunciado pela Companhia de Transportes da Bahia (CTB). 

 

O VLT de Salvador, ao total, terá uma extensão de 36,4 km, com 34 paradas. As obras civis e o sistema de energia estão orçados em cerca de R$ 3,2 bilhões, incluindo a duplicação de 7,5km da rodovia estadual BA-528 (Estrada do DERBA), a implantação de via Alimentadora Parque de São Bartolomeu, com 7,1 Km, a recuperação de edifício da Antiga Fábrica São Brás, fechada em 1959, localizada no bairro de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário e a iluminação pública para o sistema viário e arredores da implantação do Veículo Leve sobre Trilho.

 

O VLT Salvador chega para substituir e modernizar parte do antigo sistema de trens que operava no  Subúrbio, e era composto por uma única linha, de 13,5 km, que ligava o bairro da Calçada ao bairro de Paripe. Segundo o Governo do Estado, era um sistema defasado, composto por locomotivas antigas, de difícil manutenção, tendo em vista que as peças que necessitavam ser trocadas não existiam mais no mercado. O modal  já não conseguia atender a demanda e tinha um período longo de intervalo entre as viagens, aproximadamente 7.000 passageiros eram transportados por dia.

 

O novo edital, lançado em 27 de dezembro de 2023, abrange os três trechos do VLT, confira como serão estruturados os três trechos:

 

1. Ilha de São João / Calçada: 16,6 km (trecho 01), 

 

2. Paripe / Águas Claras: 9,2 km (trecho 02) 

 

3. Águas Claras / Piatã: 10,5 km (trecho 03)